Possibilidade do Treinamento conjunto entre pilotos e exércitos do Brasil na China em 2011

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/superj-10.jpg?w=300

O Brasil e a China vão reforçar ações de cooperação militar nas áreas de formação de pessoal e treinamento. Em nota divulgada nesta quarta-feira (8/9), após reunião entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o ministro da Defesa da República Popular da China, general de exército Liang Guanglie, os dois países confirmaram a realização da 2ª Reunião do Comitê Conjunto China-Brasil, no Brasil, em 2011.

Os dois ministros decidiram também intensificar as visitas de delegações militares de alto nível e aprofundar o mecanismo do Comitê Conjunto China-Brasil de Intercâmbio e Cooperação entre os ministérios de Defesa dos dois países. Eles pretendem aumentar a cooperação nas áreas de tecnologias específicas, o controle aeronáutico e a segurança da aviação.

Os Chineses tem demonstrado em seus projetos que pretendem usar aviões de asa fixa de alerta aereo antecipado em seu porta aviões (imagem acima). A operação destas aeronaves importa em utilização de sistema de catapultas e não de rampas. Ante esse fato assim como especulamos aqui certamente é ponto de interesse por parte dos chineses o “retofit” da catapulta do A-12 São Paulo ja anunciado. Tal iniciativa importa na desmontagem completa do sistema e sua análise interessa aos chineses conforme ja especula o China Defense Blog que inclusive aventa apossibilidade de parte dos custos da recuperação do porta aviões brasileiro estar sendo “bancada” pelos chineses.

Segundo o comunicado, a China manifestou interesse em promover treinamentos conjuntos entre os exércitos dos dois países na China, em 2011, e entre pilotos das duas forças aéreas. “A parte brasileira transmitiu reação favorável à proposta chinesa para participar de treinamento em salto livre operacional de alta altitude e também receber curso de língua portuguesa no Brasil”, informa o texto do comunicado.

O ministro da Defesa da China, que chegou ontem ao Brasil, está em visita oficial ao país até a próxima sexta-feira.

Fonte: Agência Brasil – Via: Correio Brasiliense

Fonte: Hangar do Vinna

7 Comentários

  1. AS NOVAS POTENCIAS EMERGENTES DEVEM SE UNIR PARA CRIAR UM NOVO BLOCO MUNDIAL CAPAZ DE RIVALIZAR COM A OTAN ASSIM ACABANDO COM AS INJUSTISAS QUE ASSOMBRAM O MUNDO.OS ESTADOS UNIDOS DIZERAM QUE VÃO TRABALHAR MAIS COM AS NOVA POTENCIAS MUNDIAIS,AO MEU MODO DE PENSAR NENHUM DOS BRICs TEM ENTEREÇE EM SER CAPAXO DOS ESTADOS UNIDOS ENTÃO ELES QUE SE CUIDEM PORQUE O BRICs NÃO TÃO PRA BRINCADEIRA

  2. acho que o amigo B.O.B (que grita no blog..rsrs) não leu o último discurso da ‘Hilarezinha’… EUA trabalham junto (com qualquer nação) no que for de interesse deles.. (óbvio ululante claro..rs).

    face ao interesse… e o capacho … os EUA são uma potência hegemónica…para eles pouco importa (a nível militar) essa aproximação (a nível político) da China x Brasil.

    ps. interessante mesmo é o debate sobre A Teoria da estabilidade hegemônica… 😉
    http://books.google.com.br/books?id=dG8iXsWiuTMC&pg=PA63&lpg=PA63&dq=Teoria+da+estabilidade+hegem%C3%B4nica&source=bl&ots=vcGHsS1hcI&sig=3KTy3rznzwms2BY91utUdHVADiM&hl=pt-BR&ei=JOuLTNfHEoH58AafkP31CQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CDoQ6AEwCA#v=onepage&q&f=false

  3. China financiando a reforma do A-12 São Paulo com o fim de copiar o projeto da catapulta?caso o Brasil aceite, estará novamente fazendo papel de ridículo, auxilando o projeto imperialista chinês.

  4. É pessoal os olhinhos fechados num são bobos não,treinamento do seu exécito com padrão OTAN sem muitas oposição, ah ainda tem treinamento de paraquedista e quem sabe anti-guerrilha em ambiente de floresta com o melhor exécito na area especifica.

  5. Se tirarem a China do BRIC e acrescentarem Turquia e Africa do Sul ai sim valeria a pena um acordo reciproco multiplo.Ser cobaia pros caras la,nada mal,ja que simularemos em um terreno hostil desconhecido.Mas mostrar a eles a toca da onça não é muito sabio.Eles ja dominam o comercio e em breve dominarão a economia.Sabem que para terem mais poder devem agigantar sua Força Aerea e Marinha.A hora que eles tiverem uma Marinha oceanica grande e sofisticada,conheceremos a verdadeira cara do dragão.Ai vem o proximo dominador global comendo miojo de palitinho e na sobremesa escorpiões.

Comentários não permitidos.