Defesa & Geopolítica

Brasileiros poderão entrar na Venezuela sem passaporte, diz embaixador

Posted by

http://blogviagens.com/wp-content/uploads/2010/04/passaporte.jpg

Brasileiros que forem visitar a Venezuela não precisarão mais apresentar o passaporte na hora de entrar no país vizinho. Com data ainda indefinida para entrar em vigor, a novidade foi anunciada essa semana pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz.

Segundo o embaixador, o governo venezuelano acerta os procedimentos finais do acordo. A medida, válida também para os venezuelanos em visita ao Brasil, deve entrar em vigor até o fim do ano.

Com o fim da obrigatoriedade da apresentação do passaporte para brasileiros — o visto já não era cobrado para o trânsito entre os dois países —, a Venezuela se iguala aos países do Mercosul, com os quais o Brasil mantém fronteira livre para a circulação de pessoas, bastando apenas a apresentação de um documento de identificação.

Em fevereiro, o diretor do serviço de Identificação de Estrangeiros da Venezuela, Dante Rivas, havia anunciado que viajantes de países do Mercosul, além das nações associadas ao grupo, Bolívia e Chile, poderiam em breve entrar no país sem passaporte.

“Estamos estudando os documentos de identidade de cada país para pôr a ideia em prática”, explicou na ocasião. Além disso, o funcionário disse que a Venezuela esperava “a curto prazo” a reciprocidade desta medida por parte dos países do Mercosul.

Fonte: Operamundi

14 Comments

shared on wplocker.com