Gangues paralisam transporte público e comércio em El Salvador

http://www.indymedia.org/images/2008/02/901230.jpg

Sugestão: Rodrigo Couto

O transporte público e o comércio em El Salvador estão praticamente paralisados pelo terceiro dia consecutivo, após uma greve ordenada por duas gangues.

A capital San Salvador foi tomada por policiais militares, que escoltavam os poucos motoristas de ônibus que estavam trabalhando e passageiros que tentavam embarcar. O Exército também está usando veículos blindados para ajudar as pessoas a chegarem ao trabalho.

Na segunda-feira, os criminosos dos grupos 18 e Mara Salvatrucha impuseram uma paralisação de 72 horas em protesto contra uma nova lei que torna crime colaborar ou financiar quadrilhas.

Temendo represálias, cerca de 80% das empresas de transporte público acataram a ordem das gangues e camionetes particulares passaram prestar um serviço improvisado de transportes. Cerca de 70% das lojas também fecharam, já que a gangue 18 enviou uma mensagem dizendo que os estabelecimentos que abrissem as portas teriam de “arcar com as consequências”.

Segundo o correspondente da BBC em El Salvador, Eric Lemus, o ambiente de tensão e desolação era interrompido apenas pelas filas de passageiros que caminhavam em grupo rumo ao trabalho.

Com a paralisação, os guerrilheiros querem pressionar o presidente Mauricio Funes a vetar a lei que proíbe as gangues, aprovada pelo Congresso em 1º de setembro. A norma foi aprovada pouco depois que integrantes da quadrilha 18 queimaram um ônibus, matando 17 pessoas.

No entanto, Funes afirmou que seu governo não será intimidado pelas ameaças das gangues.

“Vamos assinar a lei”, disse o presidente na quarta-feira. “Nós prevíamos isto. Enquanto fechamos o cerco, eles reagem”, acrescentou.

Os protestos também atingiram as prisões de El Salvador, onde centenas de integrantes das gangues estão presos e se declararam em “estado de rebelião”.

Membros das gangues, que apareceram usando máscaras, afirmaram em entrevistas aos canais de televisão salvadorenhos que convocaram a greve pois acreditam que foram excluídos pelo governo do debate nacional a respeito da redução da violência.

Fonte: BBC Brasil

10 Comentários

  1. Mexicanização dos países da As está crtescendo, a razão,a miserabilidade das populações da região. estão esquecendo a tabela GINI e melhorias do IDH, a coisa poderá ficar ainda bem pior.Cuidado BRASIL, e suas elites ávaras, egocentricas e mesquinhas. Sds.

  2. Os Gringos estão adorando essa proliferação do mal,porque o mal n]ão procria e sim como vermes e microbios proliferam.A moda ja pegou.Simples,espera começar,aproveita quando a sociedade se escandalizar e passa o cerol geral sem dó e nem piedade.

  3. O MS-13 ( Mara Salvatrucha ) é conhecido por ser a gangue mais letal e violenta que existe, começou na América Central em consequencia da guerra civil, mas alastrou-se rapidamente para o resto do mundo com elementos nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Canadá.
    Hoje a gangue tem mais de 100 mil membros nesses vários países que atuam. Fazem o que for preciso e não possuem quaisquer limites, tão rápido matam um rival como um dos seus próprios elementos. Ficaram famosos especialmente pelos seus crimes contra pessoas inocentes, na qual se destaca um massacre em que atearam fogo a um autocarro com mulheres e crianças do qual resultaram 28 mortes de pessoas inocentes.
    http://www.youtube.com/watch?v=D0Bjx-JXH0A

  4. Hahahahahahhahahaha…

    Eu não ri tanto de uma notícia tão tragica.

    “Membros das gangues, que apareceram usando máscaras, afirmaram em entrevistas aos canais de televisão salvadorenhos que convocaram a greve pois acreditam que foram excluídos pelo governo do debate nacional a respeito da redução da violência.”

    “os criminosos dos grupos 18 e Mara Salvatrucha impuseram uma paralisação de 72 horas em protesto contra uma nova lei que torna crime colaborar ou financiar quadrilhas.”

    Isso é uma palhaçada. Esses bandidos querem legalizar o crime.

  5. joao :
    Mais um haiti? será? mais desculpas para bases ianques…

    E.M.Pinto :
    E depois um sujeito deste tem direito a defesa e a um advogado…

    Nunca, + às nossas améveis elites , egocentricas, ávidas pelo ganho fácil,manipuladoras da massas ignora, essa elite e bem capaz de chama-los p os ajudar a combater essa maioria famélica, esmulanbadas q os msm criarão. E.M.Pinto, ainda assim tem q ter um advogado, certo?Afinal somos civilizados, e bandido é ele.Sds.

  6. Sera que um dia, nos iremos ver esse movimento violento das gangues de El Salvador nas favelas do Rio, SP, Minas,BH e outras?? Tenho medo que nossa incompetencia chegue a tanto e nos leve a conviver com gangues como essas da reportagem.

  7. Paulo :
    Sera que um dia, nos iremos ver esse movimento violento das gangues de El Salvador nas favelas do Rio, SP, Minas,BH e outras?? Tenho medo que nossa incompetencia chegue a tanto e nos leve a conviver com gangues como essas da reportagem.

    Meu amigo o Narco-trafico Sulamericano principalmente o Brasileiro não permitiu nem a Mafia se estabelecer aqui.Os unicos que aqui atuam sem serem nacionais é a Mafia Chinesa YACUZA e assim mesmo restrita a areas Chinesas em S.Paulo.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. student loan : : Daily Updates - Insurance Today
  2. Gangues paralisam transporte público e comércio em El Salvador … | Veja, Brasil
  3. Gangues paralisam transporte público e comércio em El Salvador … | Veja, Brasil

Comentários não permitidos.