Lula deve analisar compra de caças após eleições, diz Jobim

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/11/finalistas-f-x2-montagem.jpg

REUTERS  –  O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve avaliar após as eleições a aquisição de caças para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB).

“O presidente deseja fazer a decisão ainda este ano”, disse Jobim durante o desfile de 7 de setembro em Brasília.

“Depois das eleições, o presidente vai analisar o assunto”, acrescentou. As eleições ocorrem em outubro.

No ano passado, o Brasil abriu licitação para a compra de 36 aviões de combate num acordo que pode superar os 4 bilhões de dólares.

Fazem parte da concorrência o caça Rafale, da Dassault, o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18, fabricado pela Boeing.

(Reportagem de Bruno Peres)

FONTE:  Terra

9 comentários em “Lula deve analisar compra de caças após eleições, diz Jobim

  1. Sinceramente?

    Não faz sentido esperar as eleições. Existe mais interesses ae, que apenas aguardar as eleições, mesmo porque a candidata do presidente já levou. Eu diria que a proposta francesa já esteve mais palátavel para o GF, mas irá engoliar a seco agora.

    []’s

  2. Meu Deus, tenho ouvido essa lenga-lenga do Jobim faz 1 ano (-.-). Em 2009 ele falava que ia ser no começo de 2010, em 2010 ele falou que ia ser antes da copa, passou a copa e agora ele fala que é depois das eleições. Está na hora do Brasil(digo, políticos) levarem mais a sério nossas Forças Armadas. Aposto que só vão se interessar nelas quando o Brasil estiver sob ataque.

    OFF TOPIC
    Muito interessante essa matéria:
    http://brasilnicolaci.blogspot.com/2010/09/base-de-foguetes-no-maranhao-ja-pode.html

  3. Pois é, já vai para meio ano que a FAB entregou o relatório para o MD, foi o 17 de março de 2010.

  4. Não importa quem vença o FX2 todos eles são aviões obsoletos feito para as nececidades do século passado, o Rafale e o Gripen são mais jovens em relação ao F-18.Mas mesmo assim não servem para defender o nosso gigantesco país,ambos foram feitos para países de pequenas dimensões territoriais.Seria melhor cancelar o projeto mas isso iria desmoralizar mais ainda o já desmoralizado programa.
    Uma opção seria a FAB operar como a força aérea russa.Operar um caça pequeno de resposta rápida nos moldes do mig 29(no nosso caso poderia ser o gripem) e um caça se superioridade aérea nos moldes do Su 35 (no nosso caso poderia ser o pak fa) resta saber se seria possível manter tais aviões.Os gripens substituiriam o F-5 paulatinamente e o Pak fa substituiriam o M2000.Mas infelizmente a Fab não gosta de aviões russos,já que excluiu misteriosamente o su 35.

  5. Eu sinceramente não aguento mais ver esse tipo de notícia referente ao FX2, muitas vezes passo batido, só leio o que esta escrito na página principal, mudanças então de favorito nesse momento é pura especulação se falar de enrolação.

  6. …é por essa e outras, que eles perdem a credibilidade. Primeiro foi no final do ano passado,festas de fim de ano, depois veio o carnaval, depois… depois…
    depois, refazer relatórios… depois analisar relatórios…sempre adiando para tal data.
    Isso não é política estratégica não. Para mim é outra coisa…

  7. É meu sapinho barbudinho da logo seus pulinhos porque a Titia vem ai e elazinha tem personalidade propria ou vc escolhe logo o F18 ao invez do Rafale ou a Danadinha vai fechar de SU35 ou 37.

Comentários não permitidos.