REUTERS – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve avaliar após as eleições a aquisição de caças para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB).
“O presidente deseja fazer a decisão ainda este ano”, disse Jobim durante o desfile de 7 de setembro em Brasília.
“Depois das eleições, o presidente vai analisar o assunto”, acrescentou. As eleições ocorrem em outubro.
No ano passado, o Brasil abriu licitação para a compra de 36 aviões de combate num acordo que pode superar os 4 bilhões de dólares.
Fazem parte da concorrência o caça Rafale, da Dassault, o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18, fabricado pela Boeing.
(Reportagem de Bruno Peres)
Sinceramente?
Não faz sentido esperar as eleições. Existe mais interesses ae, que apenas aguardar as eleições, mesmo porque a candidata do presidente já levou. Eu diria que a proposta francesa já esteve mais palátavel para o GF, mas irá engoliar a seco agora.
[]’s
Meu Deus, tenho ouvido essa lenga-lenga do Jobim faz 1 ano (-.-). Em 2009 ele falava que ia ser no começo de 2010, em 2010 ele falou que ia ser antes da copa, passou a copa e agora ele fala que é depois das eleições. Está na hora do Brasil(digo, políticos) levarem mais a sério nossas Forças Armadas. Aposto que só vão se interessar nelas quando o Brasil estiver sob ataque.
OFF TOPIC
Muito interessante essa matéria:
http://brasilnicolaci.blogspot.com/2010/09/base-de-foguetes-no-maranhao-ja-pode.html
Pois é, já vai para meio ano que a FAB entregou o relatório para o MD, foi o 17 de março de 2010.
Não importa quem vença o FX2 todos eles são aviões obsoletos feito para as nececidades do século passado, o Rafale e o Gripen são mais jovens em relação ao F-18.Mas mesmo assim não servem para defender o nosso gigantesco país,ambos foram feitos para países de pequenas dimensões territoriais.Seria melhor cancelar o projeto mas isso iria desmoralizar mais ainda o já desmoralizado programa.
Uma opção seria a FAB operar como a força aérea russa.Operar um caça pequeno de resposta rápida nos moldes do mig 29(no nosso caso poderia ser o gripem) e um caça se superioridade aérea nos moldes do Su 35 (no nosso caso poderia ser o pak fa) resta saber se seria possível manter tais aviões.Os gripens substituiriam o F-5 paulatinamente e o Pak fa substituiriam o M2000.Mas infelizmente a Fab não gosta de aviões russos,já que excluiu misteriosamente o su 35.
Eu sinceramente não aguento mais ver esse tipo de notícia referente ao FX2, muitas vezes passo batido, só leio o que esta escrito na página principal, mudanças então de favorito nesse momento é pura especulação se falar de enrolação.
…é por essa e outras, que eles perdem a credibilidade. Primeiro foi no final do ano passado,festas de fim de ano, depois veio o carnaval, depois… depois…
depois, refazer relatórios… depois analisar relatórios…sempre adiando para tal data.
Isso não é política estratégica não. Para mim é outra coisa…
ZZZZZZZZZZZZ!!!
Então tá, zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.
É meu sapinho barbudinho da logo seus pulinhos porque a Titia vem ai e elazinha tem personalidade propria ou vc escolhe logo o F18 ao invez do Rafale ou a Danadinha vai fechar de SU35 ou 37.