Defesa & Geopolítica

Tribunal Internacional retoma julgamento do ex-líder servo-bósnio Karadzic

Posted by

http://gdb.rferl.org/438F3B25-4661-455A-AE4B-8C1C42A19CF1_mw800_s.jpg

DA EFE, EM HAIA
DE SÃO PAULO

O julgamento do ex-líder servo-bósnio Radovan Karadzic foi retomado nesta segunda-feira no Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), em meio à preocupação com a lentidão do processo que pode levar até quatro anos.

A retomada acontece depois da pausa de duas semanas concedidas a Karadzic para que pudesse estudar os diários do ex-líder militar servo-bósnio Ratko Mladic que foram encontrados na residência de sua mulher. A Promotoria apresentou os diários como prova, que Karadzic diz que pode ser exculpatória.

O juiz que preside o caso se queixou tanto da quantidade sem precedentes de documentação apresentada pela Promotoria, assim como da infinidade de moções apresentadas pelo acusado.

O julgamento começou em outubro de 2009 e o TPII deveria terminar os juízos em andamento em primeira instância antes de 2012, de acordo com o mandato da ONU (Organização das Nações Unidas).

Karadzic culpa os fiscais pela demora de seu processo, mas ele mesmo se negou a assumir um advogado de defesa, o que agilizaria o julgamento, e solicitou todo tipo de adiamentos por falta de tempo para preparar sua defesa.

Karadzic e Mladic são acusados de genocídio pelo cerco a Sarajevo e pelo massacre de pouco mais de 8.000 homens e meninos muçulmanos em Srebrenica, em 1995, na pior atrocidade da Europa desde a Segunda Guerra (1939-1945).

Mladic permanece foragido 15 anos depois da acusação, enquanto Karadzic, que está em julgamento no tribunal internacional de crimes de guerra em Haia, nega todas as 11 acusações, incluindo a que se refere ao cerco à capital da Bósnia.

Fonte: Uol

3 Comments

shared on wplocker.com