Mubarak preocupado com "novos perigos" no Golfo

http://majimbokenya.com/home/wp-content/uploads/2009/06/president-hosni-mubarak.bmpAFP  —  O presidente egípcio, Hosni Mubarak, se mostrou preocupado neste domingo à noite com os “novos perigos” na região do Golfo Pérsico, em uma aparente alusão ao Irã e as suas ambições nucleares.

Mubarak se manifestou durante um discurso em ocasião da “Noite do Destino”, uma das noites do final do mês de jejum sagrado do Ramadã.

“Nossa celebração ocorre no momento em que nosso mundo árabe e muçulmano atravessa tempos difíceis (…), entre o que ocorre no Afeganistão, no Paquistão, no Iraque, no Líbano, no Sudão, na Somália e os novos perigos que surgem na região do Golfo e ameaçam a estabilidade”, afirmou Mubarak, referindo-se aparentemente ao Irã.

Israel e os países ocidentais suspeitam que Teerã use como pretexto um programa civil na tentativa de fabricar a arma atômica. Países árabes, como a Arábia Saudita, também já manifestaram sua preocupação com o apoio do Irã ao Hezbollah libanês e ao movimento islamita palestino Hamas.

O Egito, bastante envolvido nas negociações de paz entre palestinos e israelenses, adiou esta semana uma visita do chefe da diplomacia iraniana, Manucher Mottaki, em reação aos comentários iranianos sobre as negociações.

As relações entre Irã e Egito estão comprometidas desde que Teerã rompeu relações diplomáticas com o Cairo em 1980, após a Revolução Islâmica, para protestar contra o reconhecimento de Israel por parte do Egito um ano antes.

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. Mubarak , um militar que está no poder à 30 anos e controla o Egito com mão de ferro é mais um dos ditadores de estimação do EUA. E por isto mesmo, por ser alinhado aos interesses estadunidenses, a “grande mídia” não diz um “há” sobre a ditadura egípcia…

  2. Wi :
    Mubarak , um militar que está no poder à 30 anos e controla o Egito com mão de ferro é mais um dos ditadores de estimação do EUA. E por isto mesmo, por ser alinhado aos interesses estadunidenses, a “grande mídia” não diz um “há” sobre a ditadura egípcia…

    Falou e disse, é o boneco no colo do ventríloco, > marionete. Pq ñ fala tbm, sobre o arsenal nuclear dos SSioniSStras ?

  3. isso e o que os EUA chaman democracia Egito e tambem os reinos da Jordania, Arabia Saudita sao os bonzinhos e Iran, Syria maus..
    Na realidade sao todos farinha do mesmo saco incluindo USA

  4. Mubarak se reúne com todos os líderes da região.. fechem questão.. e ‘vamos’ ao bombardeiro “quase estratégico’ no Irã (rsrs)… pra ontem !

  5. É… O Lula vender armas (Barrosos inclusive) a ditadores africanos, ou viajar às “ditaduras” Cuba, Venezuela ou Irã, não pode.

    Os EUA apoiarem Arábia Saudita, Egito, Emirados, etc, etc, etc, pode?

  6. Tirando o estado de Israel e Líbano,os demais estados naquela região,são aristocracia ou “clerocracia”,ditaduras de fachadas,Umas dão apoio aos governos ocidentais( Europa e EUA) e os demais que não apóiam estes,são chamados de terroristas,eixo do mal,filhotes do capeta,….

  7. lucena :
    Tirando o estado de Israel e Líbano,os demais estados naquela região,são aristocracia ou “clerocracia”,ditaduras de fachadas,Umas dão apoio aos governos ocidentais( Europa e EUA) e os demais que não apóiam estes,são chamados de terroristas,eixo do mal,filhotes do capeta,….

    Os SSioniSStras são tbm uma teocracia, vide os maiores partidos políticos , td eles tem um grd viés político, são ultraortodoxos..eles q verdadeiramente mandam . sds.

Comentários não permitidos.