A Índia testou com sucesso o seu míssil de cruzeiro supersônico Brahmos, os ensaios efetuados nesta semana na costa leste da Índia visavam validar o míssil à operação em mergulho íngreme, “steep dive“, a velocidade supersônica, segundo as fontes do Live Fist o sucesso dos teste valida o míssil à este perfil de operações.
O “steep dive“é um perfil de operação no qual o míssil em questão é lançado contra o alvo em sua trajetória a grande altitude, ao se aproximar do perímetro do alvo o míssil muda bruscamente a sua trajetória mergulhando em um ângulo muito próximo ao vertical acelerando a velocidades supersônicas e desta forma dificultando a capacidade defensiva do alvo.
A manobra é muito indicada em casos onde ataques por saturação tornam virtualmente impossível ao alvo se defender de dezenas de mísseis provenientes de todos os quadrantes e altitudes.
Ataques simultâneos com mísseis em perfis “Sea skimmer” e “steep dive” aumentam significativamente o exito do atacante perante o seu oponente.
Pingback: Índia testou com sucesso o míssil Brahmos « PLANO BRASIL | Info Brasil