Defesa & Geopolítica

Índia adquire mísseis Harpoon Block II

Posted by

http://www.arab-eng.org/vb/uploaded1/44829/1215288529.jpg

A Índia firmou  acordo com o governo dos Estados Unidos para a compra de 24 mísseis AGM-84 Harpoon Block II com a finalidade de  integrá-los aos aviões de combate Jaguar do esquadrão marítimo da Força Aérea do país. O objetivo é aumentar a sua capacidade de guerra aeronaval.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/71/Jaguar_DF-SD-05-05511.JPEG

O negócio foi realizado por meio do FMS (Foreign Military Sales) no final de agosto, com a Boeing no papel de principal contratada. O valor anunciado do contrato é de US$ 170 milhões e estava sendo negociado desde 2008 com o governo dos Estados Unidos, ocasião que foi emitida uma notificação ao Congresso estadunidense sobre o interesse indiano no Harpoon.

O Harpoon Block II é a última versão do conhecido míssil subsônico e tem capacidade de ataque contra navios e alvos baseados em terra. É um míssil para ser usado em qualquer condição meteorológica, contra objetivos posicionados além da linha do horizonte. Ele foi desenvolvido para ser lançado de plataformas marítimas de superfície, submarinos e aeronaves.

Indagado durante uma entrevista, o chefe da Divisão de Defesa, Espaço e Segurança da Boeing da Índia, Vivek Lall, disse que nenhum acordo foi firmado até o momento para a integração dos mísseis Harpoon nos aviões de patrulha e luta anti-submarina Boeing P-8I encomendados para a Marinha da Índia. Esses P-8I estão programados para serem incorporados em 2013 e o pacote final de armas para as aeronaves ainda não está definido.

Fonte: Tecnologia&Defesa

shared on wplocker.com