DISSUASÃO, GARANTIA DE SOBREVIDA

http://sol.sapo.pt/photos/central/images/121657/500x315.aspx

Publicado no “O SUL” em 15 de maio de 2010

Paulo Ricardo da Rocha Paiva

Coronel de Infantaria e Estado-Maior Para o Plano Brasil

DISSUASÃO, GARANTIA DE SOBREVIDA

Acreditar nas boas intenções de desarmamento pelas potências nucleares é até admissível. Acontece, elas sabem, se isto ocorrer o mundo viraria uma arena global sem precedentes. É paradoxal, mas, se os americanos não tivessem apelado para esta tecnologia de ponta, as perdas em marines nas ilhas japonesas teriam sido incalculáveis.

É fácil imaginar o destino da Europa no século passado sem uma OTAN nuclearizada: a descomunal máquina de guerra montada pela antiga URSS teria lançado seus tentáculos até o Atlântico Norte. Em verdade, a UE hoje, pela forma como se estruturou e graças aos arsenais francês e inglês, dispõe de um poder de dissuasão, impositivo pela sua projeção econômica, capaz de inibir qualquer veleidade proveniente da rediviva Rússia.

Já russos e chineses se toleram, por quê? E como os EUA lograriam conter uma invasão pela China? Só o exército chinês, em tempo de paz, soma mais de um milhão de homens! E se a Rússia decide, nesta hora, investir sobre a UE, França e Inglaterra poderiam esperar pelos yankees? Índia e Paquistão então podem até jurar que vão reduzir suas ogivas, porém hindus e muçulmanos sempre as terão escondidas com medo do grande dragão amarelo. Sobretudo os chineses são pupilos de Sun Tzu, para que pressionar sua testa de ferro, a superarmada Coréia do Norte, por uma fragilização frente ao Japão, justo a ponta de lança de Tio Sam na Ásia?

E Israel, sobreviveria o minúsculo país sem o desenvolvimento do seu projeto desestabilizador? Com certeza aquela nesga de terra, estrangulada que está entre o Mar Mediterrâneo e o mundo árabe, já teria sido varrida do mapa por uma sequiosa horda de tuaregues ululantes a brandir o sabre de Maomé. Poderão dizer que os judeus sempre venceram sem apelar para seus artefatos, mas, e se os sarracenos conseguissem um dia virar o jogo? Existe um ditado que diz ser a artilharia a última ratio regis, não existindo quem duvide do que será capaz o pequeno Davi para garantir a sobrevida de sua terra prometida.

Todavia, não se pode olvidar, a opinião pública mundial, refém de uma orquestração tendenciosa manipulada pelos “todo-poderosos”, como que sataniza a simples discussão do tema, máxime quando, a partir da era Bush, passou a sofrer insidiosa lavagem cerebral quanto à existência de um “eixo do mal”, acusado à revelia pelas mazelas e inseguranças do mundo civilizado. Acontece que o Iraque, aquele mesmo malvado inocentado pela ONU por não dispor de armas de destruição de massa, ainda assim não foi poupado pelos todo poderosos. Resultado: Coréia do Norte e Irã, que não são crédulos de carteirinha, colocaram suas barbas de molho e estão correndo atrás.

Mas, e o Brasil, como está encarando o País estes paradigmas e tabus insofismáveis?  Nos idos da tropicália já se cantava: “é preciso estar atento e forte”. O porvir da nacionalidade depende da posse dos recursos da Amazônia e do pré-sal brasileiros e, de repente, esta vai ser questionada pelos senhores da guerra. Nesta hora, só um poder de indiscutível magnitude poderá nos garantir uma paz digna de sobrevida.

Paulo Ricardo da Rocha Paiva

Coronel de Infantaria e Estado-Maior

44 Comentários

  1. FORMIDÁVEL O COMENTÁRIO, O ÚNICO PODER DE DISSUASÃO CONTRA PAISES QUE POSSUI ARSENAL NUCLEAR É OUTRO ARSENAL NUCLEAR, O RESTO É BALELA!

  2. Diseram-me que esse gato é de Brasília. A foto, famosa na internet, teria sido feita pelo comando da PM-DF, como forma de demonstrar a qualidade do adestremento dos cães pela corporação. Se é verdade, não posso dizer, mas… O gato merecia um bom advogado…

  3. Acredito que ainda não é o momento de declararmos isso ao mundo.

    O mundo primeiramente precisa conhecer o Brasil da Copa, das Olimpíadas, para depois conhecer o Brasil que tem o que proteger com artefatos nucleares…

    Primeiro, mostramos que somos bons moços. Depois, mostramos que também temos um grande “porrete” que inibirá qualquer aventura no nosso quintal.

    Eles estão de olho, e tramando, eu sei. Mas a tentativa não ocorerá amanhã, nem depois de amanhã.

    Quando chegarmos a 5ª ou 4ª maior economia mundial, quem dirá ao Brasil que ele não deve possuir tais meios???

    Avante Brasil! Mostre do que é feita a sua gente…

  4. Excepcional argumento, mostrando o menor caminho para a garantia da soberania imediata do país.

    O problema nesse caso vem a ser o custo político desta empreitada, pois o Brasil ainda não é desenvolvido o suficiente para sobreviver á embargos econômicos de grande magnitude, não nesse momento de retomada do crescimento econômico e expansão do poder político, mesmo que este esteja sendo mal conduzido.

    O Brasil, com um orçamento ínfimo quando comparado as suas verdadeiras necessidades, aparecendo de repente com armas nucleares, seria aceito pela comunidade internacional sendo esta, em sua maioria, dominada pelos EUA e seus seguidores?

    Talves devessemos esperar o momento certo para tanto, quando o país for menos vulnerável á pressões e embargos externos, para evitar de “dar um passo maior que a perna”, com resultados que poderiam dissolver o esforço de anos de labuta e desenvolvimento econômico, mesmo que tardio.

    Infelizmente o custo político pode sair caro demais…O Brasil é integrante da comunidade econômica mundial, a qual é dominada pelos EUA, que dispõe de vários métodos para cercear o desenvolvimento econômico de países-alvos(vide bloqueio econômico á Cuba).

    Com certeza, depois do Brasil ocupar solidamente seu lugar no meio das nações “realmente” independentes e soberanas, poderemos alçar voôs mais altos que os deste momento atual, momento este de desenvolvimento econômico e social, do qual todo o mais provém…

    Ambas são alternativas, (poder nuclear x poder convencional), que devem ser pensadas em todos os aspectos antes da tomada de decisão, por todos os setores do governo.

    Brasil acima de tudo

    e “Jedi” E.M Pinto, rs

  5. Excelente vaticínio.

    É bem melhor prever para prover do que esperar para ver como é que fica.

    Lamentavelmente, o ser humano, como todo o seu desenvolvimento, ainda é movido pela cobiça e pela avareza, desconhecendo que o bem viver só existirá quando todos forem, pelo menos, aproximadamente iguais.

    Desta forma, ser crédulo é ser irresponsável com as gerações futuras, que dependem dos adultos para garantir-lhes o porvir.

    Coesão é o que se espera, daqueles que respondem pela segurança de nossa Pátria, de forma que o lema de ORDEM E PREGRESSO de nosso Pavilhão Nacional seja dignamente representado e, mais do que isto, soberanamente garantido.

    Maravilhosa esta matéria do Coronel Paulo Ricardo da Rocha Paiva.

  6. Mt bem colocado o tema frente a fatos, vide os SSioniSStras, q tem um poderoso arsenal nuclear ,construido silênciosamente, na calada, eramos p estarmos fazendo a mesma coisa a mt tempo.Armas como o VLS era p estarem prontas ou a caminho.O satélite geoestacionário ,2/3 já a caminhodo espaço p vigiar e monitorar nossos mares. Parabéns, existe miltares atentos as feras a nossa volta; nessa selva.A imagem mostra como o BRASIL se encontra. Sds.

  7. NA INTEGRA BRAVO SOLDADO…Eles formaram um clubinho fechado de nações com interesses comuns e acham que dominam os demais com intransigencias e ingerencias.O Brasil é a sexta economia e estrategico em materias e energias.Lutamos a segunda guerra tambem.Somos a voz do terceiro mundo.É nosso direito de fato uma cadeira permanente com o mesmo poder que as demais e se assim não for,não nos interessa.O potencial e importancia que hoje temos e somos não precisamos mais aguardar nada.Nosso momento é agora e nossa historia faremos.Bomba Atomica sim e agora.Tenho a certesa que ja a temos a tempos,falta-nos apenas tornar isto publico.Que o mundo não nos temam,somos pacificos e amantes da justiça e igualdade para todos…Brasil acima de tudo liberdade.

  8. Recordem-se quando o Lula se despedia de Sarkozy e apertava sua mão.Sarkozy o olhava preocupado mas com aprovação.E o olhar de Medvedev fingindo alegria mas olhando com desconfiança e ate falsidade.O que os faz temerem?Nos espionam e monitoram 24hs por dia os 365 dias de cada ano,damos tchauzinhos a todos.Somos Independentes,temos tudo o que precisamos ter e ainda nos sobram para comercializar-mos com todos,porque não somos excludentes.O Brasil de hoje é uma lição ao mundo de como uma enorme Nação cheia de contrastes,descasos e defeitos,pode buscar fazer e tornar pratico superar Internacionais crises,procurar e efetivar soluções.Precisamos unir cada vez mais todos os segmentos da nossa sociedade,incluirmos todos os nossos cidadões…QUE NÃO SE PERMITA MAIS QUE NO MAIOR PRODUTOR DE GRÃOS E CARNES DO MUNDO TENHAM CIDADÕES VIVENDO MISERAVELMENTE E MORRENDO DE FOME…O BRASIL SOMOS NÓS OS BRASILEIROS…VIVA A NOSSA INDEPENDENCIA E O NOSSO FUTURO.

  9. Desculpe pessoal mas tenho que discordar dessa matéria, pois os exemplos que garante a soberania do Brasil não é armas nucleares mas um exercito convencional bem armado e bem treinado, uma população bem alimentada e bem instruída e um estado atuante em garantir a segurança da sua população. A maioria desse exemplos são muitos questionáveis, como Israel que só começou a ter armas nucleares a partir dos anos 80 mas antes disso já garantiu a sua soberania em uma meia dúzia de guerras que ganhou por ter um exercito pequeno mas bem treinado e porque o seus vizinhos árabes nunca conseguiram forma um coalizão contra Israel, como também este sempre deve o apoio dos EUA, sem em acordos de paz com o Egito e a Jordânia. E esse apena um exemplo para citar. O Vympel127 também explicou muito bem porque é desnecessário termos armas nucleares. Mas bem essa é a minha opinião.

  10. Discordo completamente do eminente Coronel a não ser na afirmação da orquestração do mito do Eixo do mal…País nenhum se tornou menos ou mais pacífico por conta da Bomba Atômica. Muitos deles, ao contrário do que o Coronel apregoa, na verdade, estão ainda mais afundados em conflitos de baixa intensidade do que antes e com um preço alto em vidas e bem estar social…

    A URSS obteve sua bomba em 1949, ou seja, 04 anos depois dos EUA terem seu artefato, e neste período, não tiveram sua integridade ameaçada.

    A China detonou seu primeiro artefato em 1964 e não me consta que tenha sido ameaçada sua existência, mesmo diante do dificil conflito da Guerra da Coréia, no qual os norte americanos sofreram reveses vergonhosos, principalmente no ano de 1950/51, quando o General Mac Arthur foi, inclusive, demitido de seu posto por sugerir esta opção..

    A França detonou sua bomba em 1960 e, mesmo assim não conseguiu manter a secular colonia da Argelia sob seu poder.

    Bombas atômicas são artefatos inúteis hoje em dia…

  11. Perfeito Coronel!

    Infelizmente, ainda durante todo o sec. XXI a dissuasão será ainda o principal elemento para a manutenção da paz. Talvez no sec. XXII, se a atual administração tenha sucesso em fazer a difícil e PERIGOSA transição civilizacional deste século, com a ajuda e trabalho de TODOS (incluso principalmente, a Honorável Casa do Oriente – Hoje representados pela China) consiguamos resolver este impasse. Mas isto é para o futuro distante, não cabe a nós. Discursos contrários ao do artigo, ou é inocência pura ou pseudo pacifismo.

    Sds.

  12. André,

    Relendo o seu post, tens razão, ao verificar a situação por partes, mas em com contexto geral, se não houvesse a bomba, outro e pior conflito convencional iria dar início, o Ideológico (iria se transformar em guerra mesmo), e pior, a bomba atômica iria ser inventada neste cenário caótico.

    Como diz um ditado cristão brasileiro:

    “Deus escreve certo por linhas tortas”

    ou como diz a rapaziada mais a esquerda (ô cherinho de enxofre..rs)….

    “Deus escreve certo por linhas retas. Nós é que somos míopes (incluso este que escrivinha) e estúpidos (não vou falar…tenho vergonha…rs.) o bastante, para enxergamos como tortas”

    Um grande abraço.

  13. Para acabar com as nukes (o medo, devido a um mundo inseguro – ninguém (salvo RARAS excessões) esta respeitando e HONRANDO os acordos e tratados internacionais – dos povos é que incentiva sua proliferação) é necessário a transformação de toda uma CULTURA e TRADIÇÃO inadequada a estes tempos. E mudar culturas e tradições, levam décadas, quiça, séculos. Vai ser necessário a UNIÃO dos “antigos” com os “modernos” para se conseguir tal empreitada. A TRANSMUTAÇÃO (entendida como mudança radical SEM RUPTURA – no sec.XXI ruptura = leva a um conflito em escala planetária) só é possível com a união entre o novo e o velho.

  14. Como diria uma velha e querida professora brasileira…

    “Levam-se séculos para se Educar (em maiúsculo mesmo!) uma população e apenas alguns anos para adormecer as mentes novamente.”

    É uma verdadeira e injusta guerra, porém, vale a pena, a luta é honrada.

  15. Se o Brasil já não tem alguma ogiva, pelo menos sabe fazer, ou vocês acham que anos de pesquisas no regime militar a até hoje, não serviram de nada……

  16. Paulo Henrique :
    Desculpe pessoal mas tenho que discordar dessa matéria, pois os exemplos que garante a soberania do Brasil não é armas nucleares mas um exercito convencional bem armado e bem treinado, uma população bem alimentada e bem instruída e um estado atuante em garantir a segurança da sua população. A maioria desse exemplos são muitos questionáveis, como Israel que só começou a ter armas nucleares a partir dos anos 80 mas antes disso já garantiu a sua soberania em uma meia dúzia de guerras que ganhou por ter um exercito pequeno mas bem treinado e porque o seus vizinhos árabes nunca conseguiram forma um coalizão contra Israel, como também este sempre deve o apoio dos EUA, sem em acordos de paz com o Egito e a Jordânia. E esse apena um exemplo para citar. O Vympel127 também explicou muito bem porque é desnecessário termos armas nucleares. Mas bem essa é a minha opinião.

    Então está faltando dois itens: Uma população berm instruida,ñ temos,só um clubinho ,dosmesmo q tem acesso a faculdade públicas. Segundo: Bem alimentados,+ de 52,3% da população estpa subnutrida, a soma desses poucos da uma média de+ da metade, de tãobem alimentados,em detrimento da maioria, então,acabamos de perder nosssa soberania.Sds.

  17. xtreme :gostei do gatinho …rsrsrs
    Já temos a BOMBA.. só esta ..digamos.. ‘guardada’ !

    Sinceramente Xtreme as vezes torco pra que vc esteja certo e que aquelas historias sobre as 3 bombas que iam ser testadas na Serra da Caximbo e ficaram guardadas sejam verdades.

    Como muitos cometam aqui no blog eu tbm tenho receios (no momento atual) de o Brasil vir a investir no desenvolvimento da Bomba.. pode acabar sendo um tiro no pé!!! Acho que o que nos deveriamos fazer é investir no custo/beneficio de elementos de dissuasao; em outras palavras, investir em armamentos que custam menos (em varios aspectos) e dificultam muito a vida dos “possiveis invasores”.

    O Brasil é um pais pacifico e como tal vive assinando tratados e assumindo responsabilidades com os outros. Quebra-los apenas serviria de argumentos pros vampiros de plantao. Por isso acho que deveriamos investir onde ainda nao assumimos nada como em torpedos de alta velocidade (cavitante), em VANTs de longo alcance e tbm alta velocidade que tenham capacidade de transportar misseis de curto alcance (ou ser o proprio missel!!), em guerra cibernetica e em vetores capazes de carregar misseis para interceptar e destruir satelites inimigos. Nao estariamos (ainda) infringindo nenhum tratado e estariamos nos defendendo, talvez gastando bem menos do que construir Aerodromos ou mesmo pagando o preco de ter uma Bomba H. E talvez poderiamos ate continuar “pagando” uma de pacificos!!! Sds.

  18. Ai ai…Serra do Cachimbo né…Desde a decada de 70 aquela area tem locais restritos a ate mesmo graduados…3 buraquinhos né,que o Collor caguetou aos EUA…Eles não são mais necessarios…Temos varios supercpmputadores para fazer testes e mais testes de testes rsrsrsrs e nenhum cismógrafo do planeta registrara nada…Acordem do mundo da suposição e habitem o mundo real,não o mundo real da propina,mas o mundo real mesmo…Somos uma realidade,so muitos Brasileiros que ainda não se tocaram disso,o mundo ja.

  19. Estou curioso para saber como anda esse gatinho da foto. Isso ai parece um corredor polonês (de cães), olhem o jeito como alguns dos cães secam o gato, coitado, será que ele sobreviveu depois que o comandante deu “fora de forma”?

  20. 1maluquinho :Ai ai…Serra do Cachimbo né…Desde a decada de 70 aquela area tem locais restritos a ate mesmo graduados…3 buraquinhos né,que o Collor caguetou aos EUA…Eles não são mais necessarios…Temos varios supercpmputadores para fazer testes e mais testes de testes rsrsrsrs e nenhum cismógrafo do planeta registrara nada…Acordem do mundo da suposição e habitem o mundo real,não o mundo real da propina,mas o mundo real mesmo…Somos uma realidade,so muitos Brasileiros que ainda não se tocaram disso,o mundo ja.

    Foram os EUA que caguetaram este buraco para o Collor…Ele já sabiam desde o início..

  21. Claro que foi o inverso se eles ja soubessem ja teriam alarmado o mundo a muito tempo.Fernando Collor de tanto esmiuçar sua particular biblioteca de personalidades populistas e sobre efeito de supusitorios de cocaina escorregou no quiabo e deslizou na maionese.Brasileiros assim deveriam serem erradicados de vez de nossa sociedade por importarem-se a qualquer preço se perpetuarem no poder.Taxado de louco foi o irmão dele que botou a boca no mundo e silenciado foi seu articulador para que a verdade e os envolvimentos jamais viesem a publico.Os Americanos jamais aceitaram e jamais aceitarão que venhamos a ter artefatos atomicos…Sorriam ou alarme-sem,ja os temos e podem ter alguns guardados proximos de vós.

  22. Paulo Henrique :
    uma população bem alimentada e bem instruída e um estado atuante em garantir a segurança da sua população.

    Porque sempre colocão o descaso publico como o causador ate da nossa segurança nacional?Amigo Exercito convencional e bem treinado ja temos a tempos e inclusive o melhor do mundo em guerra na selva e o melhor treinamento tambem.O CS é parcial e se Israel tem e os Arabes não é porque eles assinam embaixo.Eu não aceito que no maior produtor de comida Brasileiros passem fome mas isso é descaso publico e a culpa é dos incompetentes que nós escolhemos para nos representarem.Panelas cheias não impedirão que nos invadão.

  23. Sempre a mesma ladainha.Um blog de assuntos militares esta virando auditorio de reivindicações paroquiais da perfeita divissão igualitaria da partilha de pão e arena de desabafos e agressões a militares.

  24. Então a solução de todas nossas diferenças é levarmos ao banco dos reus militares torturadores,guerrilheiros,pois tambem torturaram e mataram inocentes e expulsarmos todas as raposas de nossa vida publica.E moralizar-mos tudo,a começar pela quebra de imunidades,estabilidades e sigilos bancarios gerais.Ai realmente faremos justiça porque justiça não tem uma balança com um unico prato e um olho caolha.Ela é igual pra todos.

  25. xtreme :
    gostei do gatinho …rsrsrs
    Já temos a BOMBA.. só esta ..digamos.. ‘guardada’ !

    Calma rs rs rs com o rabinho empinadinho e a expressão de pasos apressados rsrsrs veja a expressão da perfeita bocada do quarto da fila contando da direita rs rs rs

  26. PREZADOS
    *EDU NICÁCIO- NINGUÉM PODE VATICINAR SE UMA AMEAÇA PODE SE CONCRETIZAR AMANHÃ OU DEPOIS DE AMANHÃ. OS BOMBARDEIOS CRIMINOSOS EM BAGDAD NÃO FORAM ANUNCIADOS. AS BOMBAS SIMPLESMENTE NOS SURPREENDERAM COM AS EMISSORAS DE TELEVISÃO TRANSMITINDO PARA TODO O MUNDO DO QUE SÃO CAPAZES OS MAIS PODEROSOS PARA ALCANÇAREM SEUS OBJETIVOS NACIONAIS. MEU AMIGO JÁ SOMOS A 5ª OU A 8ª ECONOMIA, OS JORNAIS AINDA OUTRO DIA ANUCIAVAM O FATO DE TERMOS ULTRAPASSADO A ESPANHA. NÃO TEMOS, TAMBÉM , QUE ESCAMOTEAR NADA. DEVEMOS DENUNCIAR O “TNP” PORQUE NÃO SOMOS MENOS COMPETENTES NEM MENOS RESPONSÁVEIS, DO QUE OS AMERICANOS E SEUS ASSECLAS NUCLEARES, PARA ADMINISTRAR COM COERÊNCIA E JUÍZO TAL PODER. HOJE, AGORA, NÃO TEMOS COMO GARANTIR A POSSE DE NOSSOS INVEJADOS E COBIÇADOS RECURSOS NATURAIS. PRECISAMOS, SIM, PARA ONTEM, DE CAPACITAÇÃO DISSUASÓRIA DEFINITIVA E ISTO PODEMOS ALCANÇAR EM CURTO PRAZO COM NOSSO REVOLUCIONÁRIORIO PROCESSO DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO, QUE ENTREGUISTAS COMO CELSO LAFER E GUILHON(PROFESSORES DA “USP”, CRÉDULOS DE CARTEIRINHA) ACHAM QUE DEVEMOS NEGOCIAR COMO OBJETO DE BARGANHA PARA QUE OS TODO PODEROSOS REDUZAM SEUS ARSENAIS ATÕMICOS.
    *VYNPEL1274- REALMENTE SERÁ COMPLICADO O PROBLEMA DAS PRESSÕES E DOS EMBARGOS, MAS O IRÂ VEM RESISTINDO MUITO BEM A TUDO E A TODOS E NÃO POSSUI, SALVO MELHOR JUÍZO, O “STATUS” ECONÕMICO DO BRASIL, QUE TAMBÉM PODE PRESSIONAR COMO EXPORTADOR DE ALIMENTOS/MATERIAS PRIMAS/MINÉRIO DE FERRO, ETC. ESTA LUTA FICARIA MAIS FÁCIL SE A ARGENTINA,IGUALMENTE AMEAÇADA, TRABALHASSE JUNTO CONOSCO EM ARSENAIS COMUNS, DESENVOLVENDO UM PROJETO NUCLEAR DEFENSIVO BINACIONAL, VIABILIZANDO A POTENCIALIZAÇÃO DO “CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO/UNASUL”. A PROPÓSITO, MEU COMPANHEIRO,PRECISAMOS DESMISTIFICAR ESTA BALELA DE “ACEITAÇÃO PELA COMUNIDADE INTERNACIONAL” (ISTO É CARTILHA DA REDE GLOBO, PAGA PELOS AMERICANOS); ESTA EXPRESSÃO “CAÍU COMO UMA LUVA” PARA OS INTEGRANTES DO CDS/ONU DISSIMULAREM SEUS DESÍGNIOS DE IMPOSIÇÃO DE VONTADE EM NOME DE UMA PROPALADO CONTEXTO DE NAÇÕES, QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O IRÃ OU PARA A CORÉIA DO NORTE. PERGUNTO: VOCÊ ACREDITA QUE A DINAMARCA, O PARAGUAI OU A ÁFRICA DO SUL ESTEJAM PREOCUPADOS OU SE JULGUEM AMEAÇADOS PELO “EIXO DO MAL” PRÉ INDUZIDO POR BUSH/BARAK?
    *ANDRÉ DE OLIVEIRA- PAÍSES NÃO DESENVOLVEM “BH’ PARA SE TORNAREM MENOS OU MAIS PACÍFICOS, MAS, SIM, PARA DIRIMIR AMEAÇAS DE PREDADORES MAIS FORTES. O QUE TEM A VER DESENVOLVIMENTO DE ARMAS NUCLAERES COM OS CONFLITOS DE BAIXA INTENSIDADE ENFRENTADOS PELOS PAÍSES QUE AS DESENVOLVERAM ? POR UM ACASO ESSES CONFLITOS TERIAM ACONTECIDO PELO FATO DESTE DESENVOLVIMENTO PECULIAR? NÃO ENTENDI,FALTA COERÊNCIA NO QUE PRETENDEU TRANSMITIR. QUANTO À CHINA E A RÚSSIA, ESTAS DESENVOLVEREM SEUS ARTEFATOS, ESTÁ CLARO, PORQUE SEMPRE SE SENTIRAM AMEAÇADAS (O GENERAL PATON, DE “4” ESRELAS, NUNCA ESCONDEU A SUA VONTADE DE CONTINUAR A GUERRA DE MOLDE A REDUZIR OS RISCOS DE UMA URSS PODEROSA E AMEAÇADORA FACE Á EUROPA; O GENERAL MAC ARTHUR, TAMBÉM DE “4” ESTRELAS E POSTULNTE À PRESIDÊNCIA DOS EUA, ESTAVA QUERENDO FAZER USO DELAS PARA RESSOLVER O IMPASSE COREANO. FINALIZANDO ESTE estressante CONTRAPONTO, FRANCAMENTE, O SENHOR, POR UM ACASO, ASSIM DE BRINCADEIRA, VÊ/PERCEBE ALGUMA CORRESPONDÊNCIA/RELAÇÃO ENTRE OS FATOS DA EXPERIÊNCIA DE DETONAÇÃO FRANCESA, NOS IDOS DOS ANOS “60”, COM O FRACASSO DA MANUTENÇAO DAQUELE PAÍS COMO PROTETORADO FRANCÊS? TENHO QUE ACREDITAR: POR CERTO NÃO PASSOU PELA SUA CABEÇA QUE O GENERAL DE GAULE FOSSE CAPAZ DE COMETER O DESATINO QUE ESTOU IMAGINANDO. QUANTO A ARTEFATOS ATÕMICOS SEREM INÚTEIS HOJE EM DIA, PERGUNTE AOS AMERICANOS COMO VÃO CONSEGUIR DETER OS DEZ MILHÕES DE CHINESES QUE PODEM SER MOBILIZADOS EM CURTO PRAZO, NUMA GUERRA EM QUE O ARMAMENTO CONVENCIONAL DE ÚLTIMA GERAÇÃO É PORTADO, EM IGUAL CONDIÇÕES DE EMPREGO, POR AMBOS OS OPONENTES.
    *CARLOS ARGUS- ACHO QUE VOCÊ JÁ ENTENDEU OS MEANDROS DA “COISA”. SÓ FALTA CONVENCER AO PAULO HENRIQUE QUE UM PAÍS COMO O NOSSO (13.000 KM DE FRONTEIRAS TERRESTRES E 7000KM DE LITORAL)SERÁ SEMPRE ALVO DA COBIÇA DAS POTÊNCIAS MILITARES NUCLEARES E NÃO PODEMOS FAZER POR MENOS. SERIA NIVELAR POR BAIXO, UMA VERDADEIRA TEMERIDADE!
    *SERGIO- QUANDO A “FARRA DO BOI” COMEÇAR, E ELA PODE COMEÇAR DE UMA HORA PARA OUTRA, DE REPENTE(OS AMERICANOS VÃO EVACUAR O IRAQUE E O AFEGANISTÃO;IRÃO PARA ONDE? OS MAGNATAS AMERICANOS DAS INDÚSTRIAS DE ARMAMENTO NÃO PODEM ABDICAR DO SEU FATURAMENTO SELVAGEM). SER PACÍFICO NÃO PODE IMPLICAR EM CONTINUAR FRACO. VIVEMOS ASSINANDO TRATADOS E ASSUMINDO TRATADOS–DE FORMA IRRESPONSÁVEL–COMPROMETENDO A SOBERANIA E O PORVIR DA NACIONALIDADE BRASILEIRA. O DESENVOLVIMENTO DE ARTEFATOS DOMÉSTICOS/TÁTICOS SERIA BEM MENOS DISPENDIOSO (NOSSO PROCESSO DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO É REVOLUCIONÁRIO; HOJE ALCANÇAMOS-20%- PODEMOS AUMENTAR PARA MAIS 80% EM CURTO PRAZO)). ALÉM DO MAIS, ESSES PROJETOS DE NÍVEL CONVENCIONAL LEVAM ANOS PARA SAIR DO PAPEL E DÉCADAS PARA SEREM COLOCADOS NA ESCALA DE PRODUÇÃO. SÃO VÁLIDOS , NÃO NEGO, MAS DEVEM SER DESENVOLVIDOS SOB O ESCUDO DE UM PODER DE DISSUASÃO QUE POSSA SER ACIONADO DE IMEDIATO EM CASO DE AMEAÇA ; MEU AMIGO, DO QUE ADIANTA CONTINUARMOS “DANDO UMA DE PACÍFICOS” E CONTINUARMOS A “ENGOLIR SAPOS” COMO SÓ O FAZEMOS ATÉ AGORA (VIDE EPISÓDIO DO ACORDO COM O IRÃ SABOTADO PELO “CS/ONU”)
    DE QUALQUER FORMA, AGRADEÇO A TODOS, SEM EXCESSÃO, PELA PARTICIPAÇÃO NOS
    COMENTÁRIOS. CADA UM VÊ O MELHOR PARA O NOSSO PAÍS DE ACORDO COM A SUA ÓTICA E DEVEMOS ACEITAR QUE ASSIM PROCEDAMOS PORQUE NÃO PODEMOS DUVIDAR DA HONESTIDADE DE PROPÓSITOS DE CADA UM DE NÓS. SE PUDEREM LER “O PRÍNCIPE” DE MACHIAVEL OU QUALQUER LIVRO SOBRE BISMARK VÃO ENTENDER MELHOR MEUS PONTOS DE VISTA. SELVA! BRASIL ACIMA DE TUDO!

  27. Sem estresse, tranquilo….

    Quando disse “aceito pela comunidade internacional” me referi a ser econômicamente boicotado por estes países que agem sub a tutela dos EUA (vide Cuba). Além disso, o Irã não tem uma economia desenvolvida e ligada a “comunidade internacional” como o brasil, por isso a diferenças de valores de PIB entre nós e eles!

    Exatamente por isso que o brasil talvez seja mais vulnerável á embargos econômicos, devido á nossa integração com a comunidade das nações. O irã mal produz sua gasolina, sendo o efeito de um embargo semelhante a um embargo feito contra a União Soviética nos tempos passados (devido ao seu isolacionismo econômico e político, resultaria em quase zero), isso se o irã tivesse auto-suficiência em alguma coisa!

    Com toda certeza “o principe” deveria ser leitura obrigatória para chefes-de-estado e todos que se interessam pelas relações entre estado. Recomendo “discurso sobre a primeira década de tito lívio”, sobre como surgem, desenvolvem-se e desaparecem os estados nacionais quando mal dirigidos.

    Tanto Clausewitz (Da Guerra) quanto Bismarck em suas épocas davam grande valor ao enfrentamento direto, agressividade, nacionalismo e militarismo, para a total destruição do inimigo na consecução de seus objetivos (principalmente o primeiro, levando guerra até a população inimiga), o que pode levar hoje em dia (em que existem armas nucleares e outros meios talvez mais danosos)a consequencias imprevisíveis. O tipo de mentalidade de ambos era afeito ao ambiente daqueles dias, mas hoje são meio que anacrônicos (com grandes reservas quanto á dizer isso), pois no mundo de hoje existem mais “entrelinhas do que linhas”, basta ver o que aconteceu aos EUA no vietnã e no Iraque e aos soviéticos da mesma maneira que os EUA no conflito do afeganistão. É meio perigoso fazer referência a estes autores nos dias de hoje, pelo menos eu acredito que sim.

    Na verdade o Sr está correto, sem dúvida que o conceito nuclear serviria de “cobertura” para o conceito convencional (embora que pese o fato de podermos comprar tecnologia e armamentos praticamente sem restrições e em poucos anos poderíamos ter uma força dissuasória convencional enorme, quase em nenhum período da história moderna isso aconteceu).

    Me pergunto se seria a melhor saída, ao invés de desenvolver ou não capacidade nuclear, a de deixar claro, através de avanços em áreas de pesquisa e desenvolvimento associadas, que poderíamos construir um artefato nuclear em questão de dias ou semanas, dependendo inteiramente das ações dos nossos algozes?

    Com certeza ficariam com a “pulga atras da orelha” como hoje ficam alguns países com relação á Israel (pois este nunca afirmou ter tais artefatos), ou seja, a dúvida sempre é mais ameaçadora que a certeza!

    Brasil acima de tudo

  28. A duvida do que realmente possamos ter e do que realmente podemos fazer eles ja a tem.E a estrategia que adotaram é nos iludirem legalmente.Esse é nosso calcanhar de Aquiles em um novo governo popular com pouca experiencia geopolitica…Brasil acima de tudo e pra mim ate mesmo de Deus.

  29. TRANQUILO, SEM ESTRESSE …
    DISCORDAMOS MUITO POUCO. AS INDICAÇÕES SOBRE MACHIAVEL E BISMARK NÃO QUEREM DIZER QUE REZO INTEGRALMENTE PELA CARTILHA DELES, EMBORA MUITOS DOS SEUS PENSAMENTOS SEJAM BÁSICOS PARA FORMATAÇÃO DE UMA SÓLIDA POLÍTICA DE ESTADO,DAÍ A SUGESTÃO DA LEITURA.
    SR VYMPEL 1274, ENTRETANTO, QUANTO A COMPRAR TECNOLOGIA E ARMAMENTOS SEM RESTRIÇÕES, AINDA NÃO VI ISTO ACONTECER. TECNOLOGIA DE PONTA EM TERMOS DE INDÚSTRIA DE MATERIAL BÉLICO, AINDA NÃO TIVE NOTÍCIA DA EFETIVAÇÃO DESTA TRANSFERÊNCIA POR PARTE DAS POTÊNCIAS MILITARES, MÁXIME PARA POTÊNCIAS EMERGENTES.
    QUANTO À DEIXAR NOSSOS ALGOZES COM A PULGA ATRAS DA ORELHA,CONSIDERO QUE SIMULAÇÃO FAZ PARTE DO JOGO E ESTÁ INTEIRAMENTE DE ACORDO COM O QUE PRECONIZA “SUN TZU”, ADVOGANDO SUA SUGESTÃO DE FORMA INTEGRAL. PARA FINALIZAR UMA PERGUNTA: O SENHOR É FUZILEIRO NAVAL ?

  30. Concordo com os nobres colegas e suas opiniões a respeito da necessidade de dissuasão de nosso Estado por meio da espansão de nosso aparato bélico, e confesso, apesar de pacifista que sou, em razão das ingerências desmedidas dos EUA na política interna e externa dos seus demais pares, que fiquei mais tentado a idéia apresentada pelo autor, contudo, há algumas coisinhas que devem ser refletidas:

    1. Nossa Carta Magna expressamente proibe este tipo de atividade militar (Art. 21, XXIII,a);

    2. O atual consenso da jurisprudência do STF, é no sentido de que os Tratados Internacionais que versam acerca de Direitos Humanos, e não sejam recepicionados por meio do rito de Emenda Constitucional, têm carater SUPRALEGAL;

    3. O atual entendimento unânime na jurisprudência e na doutrina de que os Direitos Fundamentais, que são clausulas pétreas (não podem ser retirados do atual texto constitucional), estão espalhados por todo o texto constitucional, e não apenas nos art. 5º, 6º e 7º. Nesse tom, se o entendimento a respeito do dispolisitivo constitucional supra citado, for no sentido de em razão de o mesmo tratar de tema da órbita de direitos humanos, o mesmo somente poderá ser retirado do texto, por meio da construção de uma nova constituição.

  31. Correção:

    3. O atual entendimento unânime na jurisprudência e na doutrina de que os Direitos Fundamentais, que são clausulas pétreas (não podem ser retirados do atual texto constitucional), estão espalhados por todo o texto constitucional, e não apenas nos art. 5º, 6º e 7º. Nesse tom, se o entendimento a respeito do dispolisitivo constitucional supra citado, e é, for no sentido de que o mesmo trata de tema da órbita dos Direitos Humanos, o mesmo somente poderá ser retirado, por meio da construção de uma nova Constituição.

  32. Xtreme,vc falou do segundo da direita pra esqueda,olha melhor e veja o setimo pensando: Se esse camarada de um passinho mais rápido eu o pego pelo pescoço,é de ri e muito so depende da imaginação.Quanto ao texto, será que ja temos mesmo essa nunc. tenho minhas duvidas pois entre ter a tecnólogia e o artefato vai muito mais alem do que se acha.

  33. Prezado AdrianoBR.
    Quando se trata de defesa nacional, soberania e garantia de sobrevida, o porvir de nossos filhos e netos é como que ” UM VALOR MAIS ALTO QUE SE ALEVANTA”, cabendo às nossas elites e à nacionalidade brasileira (o povo em geral) “saber o que é bom para a tosse”. Tratados mal assinados foram feitos para serem denunciados, constituições temerárias são para serem retificadas ou substituídas por outra que não coloque em cheque o nosso futuro como nação constituída. Ou entendemos isto ou vamos, brevemente, ver o País pulverizado em vários “kosovos”, cada um sob a esfera de influência de um membro pemanente do “CDS/ONU”. Infelizmente, nenhum dos candidatos à presidência ainda se flagrou de que, se eleito, vai continuar engolindo sapos em termos de política externa, correndo sério risco de ter que administrar, caladinho, uma iniciativa de ingerência dos “5” grandes, seja na Amazônia, seja no pré-sal, de uma hora para outra.

  34. Prezado Sr. Cel. Paulo Ricardo.
    Eu trouxe a tona o aspecto jurídico desta discussão, em razão da necessidade desse tema ser tratado em sua inteireza e não apenas sob os pontos de vista militar e político, com vistas, a contribuir para que nós nacionalistas sejamos mais organizados e melhor municiados de argumentos em nossas petições.
    A atual Constituição apesar de ter alguns “poucos” pontos controversos, foi uma dádiva de Deus ao nosso sofrido povo mestiço, mas brasileiro, ligados a este solo apenas pelo vínculo do nascimento e pela gratidão, desta forma, devemos lutar para preservá-la, para aperfeiçoá-la.
    Convenhamos, precisamos de estabilidade jurídica e política, caso contrário, seremos apenas uma nação desordenada espalhada neste grandioso, rico e cobiçado espaço territorial.
    Para contornar a problemática acima, basta somente mudar o entendimento do Supremo mostrando a eles que não estão na Europa, e que devem produzir jurisprudência pensando em nossa realidade, na sequência costurar mais uma EC nesta obra inacabada que chamamos de Lei Maior, mas que atende as nossas necessidades.
    Para isso, os militares devem demonstrar respeito e o desejo de preservar o nosso ordenamento jurídico e se aproximarem mais dos demais atores políticos com o fim de influenciá-los, e juntos construírem um Estado mais forte e digno de orgulho ao nosso Povo!
    Felicidades e sucesso!

  35. Concluidndo…
    Minha sugestão é: da mesma forma que existe uma exceção na CF à pena de morte, em razão da manutenção da segurança nacional, ou seja, um bem jurídico tutelado sendo mitigado em virtude de um outro de maior relavãncia em uma virtual circunstância (guerra), basta acrescentar ao atual entendimento jurisprudencial e à proibição constitucional, uma simples ressalva pelo mesmo motivo – segurança nacional.

  36. meu caro Adriano: pelo visto és um especialista em constituição altomaticamente formado em direito constitucional, perdoe-me se falarei asneira, contudo como leigo que sou dou-me o direito em determinada parte concordar contigo porem em outras não, explico;” Para isso, os militares devem demonstrar respeito e o desejo de preservar o nosso ordenamento jurídico e se aproximar mais dos demais atores politicos com o fim de influenciá-los, e juntos construirem um Estado mais forte e digno de orgulho ao nosso Povo” Pergunto: Em que pais estás vivendo, te garanto que no Brasil não é pois quando falas que os militares devem demonstrar respeito e o desejo de preservar o ordenamento juridico aproximando-se dos demais atores, eu digo quantas e quantas vezes escutamos e ate lemos em alguns noticiarios escrito, o quanto os mesmos (Militares ) procuram mostrar em que situação estamos nos envolvendo e os tais outros atores como refere-se os desdem e ate com um revanchismos descabido os ingnoram, quando não agem de forma como agiram com o Gal. Heleno quando o mesmo tentou abri os olhos dos tais que citaste e o que aconteceu com o Gal. meu caro este pais comandado com estes politicos revanchista e ipocreta que ai está, so vai abrir os olhos quando estivermos com as portas e janelas estouradas e subjugados a uma meia duzia de nações que para manter seu status cuo, não medirão esforços para nos saquearem e tornanos submisso.Espero que não vejamos esse dia chegar, contudo não duvides disto. Abraços

  37. Caro Sr. Calheiros, obrigado pelos elogios, contudo, não sou merecedor dos mesmos, pois na verdade, sou tão leigo (em Direito Constitucional) quanto a maioria dos visitantes/colaboradores deste site – o olhar apresentado acima acerca do ordenamento jurídico brasileiro, é apenas o olhar de um curioso, apenas isso.

    Quanto ao sentimento revanchista e idiota de uma grande parte dos políticos brasileiros, é verdade, são mesmo uns tolos mesmo! Concordo com o seu argumento do que isso pode nos causar num futuro não muito distante, mas os brasileiros, que amam esta terra e este povo, devem buscar um contínuo entendimento por mais difícil que seja, pois o que está em jogo é o futuro!

    Ainda tenho uma dúvida… Entre os símbolos nacionais reverenciados continuamente(sempre) pelos militares está a Constituição da República Federativa do Brasil? Espero que sim, pois caso seja negativa a resposta, os politicos estão corretos em desconfiar dos nobres guerreiros desta pátria. Um grande abraço.

Comentários não permitidos.