A artilharia da Coreia do Norte entrou em ação hoje no Mar Amarelo, em águas internacionais que fazem limite com as da vizinha Coreia do Sul, em meio a grandes tensões entre os dois países.
As informações foram divulgadas pela imprensa sul-coreana e confirmadas por fontes militares de Seul.
O caso acontece nas vésperas da quarta cúpula entre o comando da Organização das Nações Unidas (ONU), guiado pelos Estados Unidos, e a delegação de militares norte-coreanos, que se segue aos encontros realizados nas últimas semanas sobre o afundamento de uma corveta da Coreia do Sul no fim de março.
A reunião fora anunciada hoje pelo comando da ONU e marcada para as 10h locais, na fronteira entre ambas nações.
O encontro, informou a entidade, teria o objetivo de alcançar um acordo para uma nova série de colóquios “nos níveis dos generais”, nos quais se discutiriam temas ligados ao armistício de 1951 (que pôs fim à Guerra da Coreia) e à questão da corveta.
Uma comissão de especialistas internacionais guiada por Seul atribuiu a um ataque militar de Pyongyang o afundamento da embarcação, que levou à morte 46 pessoas, mas a ação foi negada pelo governo norte-coreano.
As tensões bilaterais aumentaram nos últimos dias depois dos exercícios navais efetuados pela marinha sul-coreana e o sequestro, ontem, no mar do Japão, de um navio pesqueiro deste país por autoridades do governo comunista. (ANSA)
8 Comments