Conheça células terroristas da Al-Qaeda pelo mundo

http://tonigumauskas.files.wordpress.com/2010/05/com-clinton-presidenteos-eua-nunca-haviam-visto-tal-cena-porem-os-americanos-queriam-mais2.jpg

A mais famosa organização terrorista da atualidade, a Al-Qaeda, é na verdade uma grande colcha de retalhos que abriga várias células autônomas – muitas vezes sem contato entre si – com atuação em praticamente todo o mundo. Acredita-se que a liderança global da Al-Qaeda, personificada na figura de Osabam Bin-Laden, tenha o papel de indicar diretrizes e seguir como guia ideológico dos grupos menores. Conheça algumas dessas células:

Al-Qaeda no Iraque
Fundada em 2003 pelo jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, a Al-Qaeda no Iraque é uma parte da insurgência contra as tropas americanas e o governo pós-Saddam Hussein. O objetivo da organização é expulsar as tropas aliadas, derrubar o governo interino e eliminar as minorias étnicas para criar um Estado muçulmano “puro”. Estima-se que o grupo tenha mais de mil membros.

Al-Qaeda no Magreb Islâmico
Atuante na Argélia, o grupo anteriormente conhecido como Grupo Salafista para Pregação e Combate, a organização se filiou a Al-Qaeda em 2002. O grupo tem como objetivo destituir o governo da Argélia e fundar um Estado islâmico. Estima-se que o grupo tenha entre 300 e 800 membros.

Jihad Islâmica, no Iêmen
O grupo ganhou notoriedade pela primeira vez no ataque à embaixada americana no Iêmen que deixou 16 pessoas mortas, incluindo seis agressores, 17 de setembro de 2008.

Harakat al-Shabaab Mujahideen, na Somália
Fundado em janeiro de 2007, o grupo só admitiu ter laços com a Al-Qaeda no início deste ano. A organização insurgente islâmica está em guerra civil na Somália, onde alega ter o controle sobre áreas no sul e no centro do país, além de dominar parte da capital Mogadíscio. Estima-se que o grupo tenha entre 3 mil e 7 mil membros.

Jihad Islâmica, no Egito
A organização é uma pequena facção do Al-Gamaa Al-Islamiyya (O Grupo Islâmico) – maior movimento “jihadista” que atuou no Egito entre 1970 e 1997. O grupo tem por objetivo derrubar o governo egípcio e realizar ataques contra EUA e Israel. Os laços com a Al-Qaeda vêm desde o final dos anos 90.

Movimento Islâmico no Turquistão, na China
Movimento islâmico separatista na província chinesa de Xinjiang, o objetivo do grupo é conquistar a independência da região – de maioria muçulmana – do governo central da China. Segundo documento de 2005 do Departamento de Estado dos EUA, o grupo recebeu treinamento e apoio financeiro da Al-Qaeda.

Grupo Líbio de Luta Islâmica
O grupo foi fundado em 1995 por militantes islâmicos que lutaram na Líbia. É a maior organização que prega a Jihad contra o líder líbio Muanmar Kadhafi. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o grupo foi banido mundialmente por suas ligações com a Al-Qaeda.

Fonte:  TERRA

19 Comentários

  1. Muita gente se comove vendo essas fotos onde muitas pessoas morreram, mais isso não chega perto do que os EUA fizeram e fazem com países pobres, destruindo suas casas, matando seus familiares, jogando produtos tóxicos sobre a floresta e consequentemente no povo(Vietnam), isso é apenas o reflexo, a reação de ações feitas no passado, esse ataque as torres gêmeas foi pouco, me desculpem mais espero mais!

  2. Tenho para mim que a Al-Qaeda só se mantém operacional, pois se vincula a diversas fontes de financiamento, com grandes laranjas e lavadores de dinheiro circulando valores pelas instituições e mercados bancário-financeiros.

    Sem dúvida, existem interesses cruzados de grupos contrabandistas, máfias internacionais, agentes de estado (família real sauidita e inteligências de estados sunitas) e até empresários envovolvidos em algum ponto da rede Al-Qaeda.

    Aliás, tenho dúvidas se as forças de segurança norte-americanas tenham noção da real dimensão dos sistemas internacionais que as movem, isso se elas já não estão corrompidas ou parceiras.

  3. Rodrigo :Muita gente se comove vendo essas fotos onde muitas pessoas morreram, mais isso não chega perto do que os EUA fizeram e fazem com países pobres, destruindo suas casas, matando seus familiares, jogando produtos tóxicos sobre a floresta e consequentemente no povo(Vietnam), isso é apenas o reflexo, a reação de ações feitas no passado, esse ataque as torres gêmeas foi pouco, me desculpem mais espero mais!</blockquote

    Sem falar hiroshima e nagasaki que foi uma covardia mas tambem foi reflexo , reacao ao ataque de

  4. Me desculpem ainda nao sei colocar comentario e minha primeira vez , tentei usar o post do Rodrigo e deu tudo errado .
    Abracos a todos e parabens pelo excente trabalho do PLANO BRASIL .

  5. Carlos :
    Esqueceram de fala da maior de todas as celulas terrorista do mundo os ESTADOS UNIDOS DA AMERICA.

    É estado SSioniSStra,+ esse sempre foi o modo de organizar uma célula de combate a um inimigo bem + forte e mt presente; células dentro de células…estão agindo conforme diz o manual.

  6. Quando vi as cenas na TV me impressionei pela ousadia embora me sensibilizei com inocentes se atirando pelas janelas no desespero de salvarem-se.E no primeiro momento não acreditei que fosse o Ozama.Ate desconfiei de radicais Americanos e Israelenses.Encontra-los e desarticula-los é dificil mas não impossivel.O que não se pode é atribui-los ao mundo Arabe e ao Islã.Americanos se lembram de Vietnamitas e jamais esquecerão o fantasma Ozama.

  7. 1maluquinho :
    Quando vi as cenas na TV me impressionei pela ousadia embora me sensibilizei com inocentes se atirando pelas janelas no desespero de salvarem-se.E no primeiro momento não acreditei que fosse o Ozama.Ate desconfiei de radicais Americanos e Israelenses.Encontra-los e desarticula-los é dificil mas não impossivel.O que não se pode é atribui-los ao mundo Arabe e ao Islã.Americanos se lembram de Vietnamitas e jamais esquecerão o fantasma Ozama.

    Quem planta vento, colhe tempestade, mt inocentes , através do mundo, foram e estão sendo mortos pelos ianks e seu “aliados” pelo mundo afora.O tio sam está fadado a um ataque nuclear nos próximos dias ou anos, quem viver verá.

  8. Mauricio :
    Me desculpem ainda nao sei colocar comentario e minha primeira vez , tentei usar o post do Rodrigo e deu tudo errado .
    Abracos a todos e parabens pelo excente trabalho do PLANO BRASIL .

    Basta citar como fizeste, e depois escrever em baixo da citação… bem vindo!

  9. Eles são responsaveis por muita injustiça e covardia mundo a fora mas não justifica que seu povo inocente pague pelas covardias de seu governo.Quando terminou a primeira guerra do Iraque eles impuseram um bloqueio economico ao Iraque que matou mais ou menos 300 mil crianças por falta de remedios e adquada alimentação e ninguem fala nisso pois tudo o que vemos na midia passa pelo filtro deles que são seus donos.

  10. Genivaldo :
    Eles também estão aqui na America latina!

    1maluquinho :
    Eles são responsaveis por muita injustiça e covardia mundo a fora mas não justifica que seu povo inocente pague pelas covardias de seu governo.Quando terminou a primeira guerra do Iraque eles impuseram um bloqueio economico ao Iraque que matou mais ou menos 300 mil crianças por falta de remedios e adquada alimentação e ninguem fala nisso pois tudo o que vemos na midia passa pelo filtro deles que são seus donos.

    O povo tem culpa sim, pois os mesmos são eleitos por eles, representam eles, q acionem seus meios legais de pressão,passeatas, e-mails aos congressitas p q os mesmo ñ pratique , em nome deles esses aSSaSSinatos e covardia, sim, eles tbm tem sangue nas mãos; são eles q elegem deputados, senadore e presidentes. Sds.

  11. Te entendo Carlos mas se isso resolvesse de tantos que esbugalhamos cordas vocais não teriamos tanta desigualdade social e o resultado que obtivemos foi que ficamos todos roucos.

  12. Nenhum cidadão deve pagar pelos maus politicos que tem…Espere so mais um pouquinho e se a crise financeira se aprofundar eles começarão a terem serios problemas internos.De tanto que ja gastaram com guerras quero ver se eles ainda tem cacife para entrarem em alguma de maior envergadura.

  13. Com tantos amigos assim Israel precisa mesmo se cuidar com suas unidades de contraterrorismo. Sempre agiu e agirá em legitima defesa.

  14. Jose Vanildes Luiz :
    Com tantos amigos assim Israel precisa mesmo se cuidar com suas unidades de contraterrorismo. Sempre agiu e agirá em legitima defesa.

    josevanildeluiz,ACORDA ,cara, os SSioniSStras, pode até ser bom p os seus, q o diga os felasha, e oa árabes naturalizados, são tratados como cidadõs de quarta categoria. Sem falar dos crimes contra mulheres e crianças Palestinas, crimes mesmos, expansão dos assentamentos , enclaves, em terras invadidas pela força das armas contra o povp Palestinos q nem exercito tem p se defender dos SSionSStras..Lêia as declarações dos ex-membros da IDF na ONG ” Quebrando o Silêncio”, sejamos menos cara de paú , ñ mate a verdade; ou vc e membro pago pelo mossad p defende-los? a despeito de td esses fatos? Sds.

Comentários não permitidos.