Defesa & Geopolítica

O Canadá vai comprar 65 Lockheed Martin F-35 Lightning II

Posted by

http://homepage.mac.com/grant_little/.Pictures/Color%20Guides/F-35A_Canada.jpg

Após algumas hesitações, o Canadá acabou por optar adquirir 65 aviões Lockheed Martin F-35 Lightning II para substituir a sua frota de aparelhos CF-18. No total, este país da América do Norte deverá gastar mais de 6.6 biliões de euros neste investimento no projeto “Joint Strike Fighter” (JSF) onde o país tinha já aplicado 168 milhões de dólares.

A opção canadiana pelo F-35 é assim natural e expectável: não só o Canadá é membro do consórcio internacional JSF desde o primeiro momento, como existem já 87 empresas canadianas com contratos assinados para construírem partes do avião.

Como está a suceder um pouco por todo o Ocidente a substituição do CF-18 vai implicar uma redução da capacidade operacional com a substituição dos 80 aviões deste tipo por apenas 65 F-35s.

Os primeiros aviões deverão ser começar a ser entregues a partir de 2016 e apesar do seu número ser claramente inferior aos dos aparelhos que virão substituir (como de resto está a suceder por todo o mundo) o facto dos F-35 virem a serem parcialmente construídos no Canadá dará a este país Emprego qualificado durante pelo menos 5 anos e devolverá à Força Aérea deste país da América do Norte o nível de operacionalidade que possuía na década de oitenta.

Fonte: Quintus

6 Comments

shared on wplocker.com