O Canadá vai comprar 65 Lockheed Martin F-35 Lightning II

http://homepage.mac.com/grant_little/.Pictures/Color%20Guides/F-35A_Canada.jpg

Após algumas hesitações, o Canadá acabou por optar adquirir 65 aviões Lockheed Martin F-35 Lightning II para substituir a sua frota de aparelhos CF-18. No total, este país da América do Norte deverá gastar mais de 6.6 biliões de euros neste investimento no projeto “Joint Strike Fighter” (JSF) onde o país tinha já aplicado 168 milhões de dólares.

A opção canadiana pelo F-35 é assim natural e expectável: não só o Canadá é membro do consórcio internacional JSF desde o primeiro momento, como existem já 87 empresas canadianas com contratos assinados para construírem partes do avião.

Como está a suceder um pouco por todo o Ocidente a substituição do CF-18 vai implicar uma redução da capacidade operacional com a substituição dos 80 aviões deste tipo por apenas 65 F-35s.

Os primeiros aviões deverão ser começar a ser entregues a partir de 2016 e apesar do seu número ser claramente inferior aos dos aparelhos que virão substituir (como de resto está a suceder por todo o mundo) o facto dos F-35 virem a serem parcialmente construídos no Canadá dará a este país Emprego qualificado durante pelo menos 5 anos e devolverá à Força Aérea deste país da América do Norte o nível de operacionalidade que possuía na década de oitenta.

Fonte: Quintus

6 Comentários

  1. Olá amigo E.M.Pinto, apenas por estética, venho informar um pequeno erro de grafia; “6.6 biliões de euros”=> 6.6 bilhões de euros. Peço para deletar este meu comentário, pois basta estar como reservado, apenas identifiquei um detalhe mínimo.

    • Salve Helio, e obrigado pela observação.
      Porém tenho que lhe dizer que o texto está corretamente escrito.
      explico, a fonte é o site Quintos Português, que escreve em português original, ou seja o Europeu e portanto em Portugal escreve-se Biliões nós no Brasil escrevemos Bilhões.
      Ainda sim obrigado pela ajuda.
      E.M.Pinto

  2. Não acharia nada ruim termos pelo menos uns 60 desses na FAB… Nada ruim mesmo…

    E, quem sabe, se até 2025 nosso novo NAe estiver pronto, não podemos operar os F-35C embarcados…

  3. Edu Nicácio :
    Não acharia nada ruim termos pelo menos uns 60 desses na FAB… Nada ruim mesmo…
    E, quem sabe, se até 2025 nosso novo NAe estiver pronto, não podemos operar os F-35C embarcados…

    Cheios de problemas, vide ne blog mesmo, poderiam pedir a ajuda dos criadores do Yak 141 , donde surgiu a idéia do f35.Sds.

  4. carlos argus :

    Edu Nicácio :
    Não acharia nada ruim termos pelo menos uns 60 desses na FAB… Nada ruim mesmo…
    E, quem sabe, se até 2025 nosso novo NAe estiver pronto, não podemos operar os F-35C embarcados…

    Cheios de problemas, vide ne blog mesmo, poderiam pedir a ajuda dos criadores do Yak 141 , donde surgiu a idéia do f35.Sds.

    Os Yak 141 são supersônicos, prefiros eles , em especial em balsas na amazônia, com radares móveis, e misseis postados em balsas…etc,etc.

  5. E.M.Pinto :Salve Helio, e obrigado pela observação.Porém tenho que lhe dizer que o texto está corretamente escrito.explico, a fonte é o site Quintos Português, que escreve em português original, ou seja o Europeu e portanto em Portugal escreve-se Biliões nós no Brasil escrevemos Bilhões.Ainda sim obrigado pela ajuda.E.M.Pinto

    Caro E.M. Pinto

    Este é um erro recorrente nas traduções do Inglês para o Português, e sem querer sem um linguísta, que não sou, há mais que um erro de português.

    Em primeiro lugar, se me é permitido detesto a palavra bilhões (são bilhas grandes…), é uma tradução literal do inglês, mas é assim que se escreve no Brasil, tudo bem.

    Contudo, há aqui uma questão mais importante.

    Em Português (por tradição francesa, que é a que está correcta, pois se houve uma coisa que Napoleão fez bem foi meter ordem nas medidas, ao contrário dos britânicos…)
    UM Bilião equivale a UM MILHÂO DE MILHÕES e não a UM MILHAR de MILHÕES como nos Anglo-saxónicos.

    Ex: A terra tem 1.6 mil milhões de habitantes e não 1.6 Biliões de habitantes, o que seria um número astronómico.

    E aqui a tradição francesa é mesmo a mais correcta, como os metros quilómetros, etc…

    Ou seja, 6.6 Mil Milhões de Euros…

    Mas, como já disse, é um erro recorrente… já wikipédico…

    PS – Outro erro recorrente é usar as (,) e os (.) quando se escrevem os números…

Comentários não permitidos.