Lula e Chávez defendem união entre África e Unasul

http://200.169.228.51/arquivosCartaMaior/FOTO/56/foto_mat_25367.jpg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu colega venezuelano, Hugo Chávez, e o secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), Néstor Kirchner, defenderam nesta sexta-feira (6/8) o aprofundamento das relações com o continente africano.

Em seu discurso, Lula indicou que a necessidade de “acreditar” nas potencialidades das duas regiões para que construam “um futuro comum”.

Chávez, por sua vez, destacou que “coisas profundas, particulares, significativas e intensas unem” esses povos e “só a união nos deixará livres, porque não há outro caminho”.

O presidente venezuelano também disse que a hegemonia norte-americana está em queda e que “ainda assim, há inocentes que acreditam que o Norte é o caminho para o desenvolvimento”.

Já o secretário-geral da Unasul argumentou que a aproximação com os países africanos deve ocorrer rapidamente, para que os resultados já sejam perceptíveis na Cúpula América do Sul – África, em novembro do próximo ano.

Do encontro desta tarde será redigido um documento sobre as deliberações que será levado à próxima reunião da UA (União Africana).

Fonte: OperaMundi

4 Comentários

  1. Otimo, muito bem, eh isso mesmo! Todavia, precisamos fazer uma faxina em nosso proprio continente e consolidarmos a UNASUL, ela ainda nao mostrou a que veio. Hah um cancer na Colombia e precisa ser estirpado, antes de partirmos para uma politica continental unica e independente. Enquanto a Colombia for um protetorado e marionete do tio Sam nao iremos a lugar nenhum. O Brasil tambem teria que parar de dar mole para que os ianques tenham uma base de operacoes no Rio de Janeiro !!!! Essa de dizerem que estarah sob o comando do Brasil, eh balela, coisa para ingles ver, eh um QG da Cia institucionalizado, um punhal nas costas do povo brasileiro. Sabe quando deixariam a ABIN se instalar nos EUA, para supostamente fazer a mesma coisa????? Nunca e eles sao os maiores consumidores de drogas do mundo e o trafico de drogas deita e rola naquele pais!!!!!Depois dessa o Brasil nao tem nem moral para reclamar da colombia, esses entreguistas sao uns fdp mesmo!!!!!

  2. Fala Al Carvalho,

    Calma lá amigão, primeiramente expulsar a Colômbia do bloco continental, só vai provocar novos atritos diplomáticos e comerciais com um país q necessita ficar sob nossa visão, caso queiramos evitar interesses político-militares de terceiros sobre suas instituições.

    Seria fazer o país sair de nossa esfera de influência imediata, para ser absorvido por outra dentro desse vácuo em cooperação regional e bilateral que ficariam.

    O processo de integração tem de levar em consideração os aspectos geoestrégicos do território que cada nação sul-americana, apresenta em benefício para a circulação de bens e serviços entre os membros do bloco, dando prioridade a importãncia cultural e política de cada um no equilíbrio de forças favorável a nós brasileiros e latinos, na balança internacional de competitividade tecnológica e militar.

    No final das contas, é uma questão de longo-prazo, de Estado, que atravessa vários governos que serão passageiros, mas seus países estarão sempre ali, no mesmo acesso a algum ponto do continente.

  3. Temos + q atrair a Coloômbia p junto de nós,e sem a presença nefasta dos ianks; essa futura aliança com países da Afriuca nos é mt útil , em especial o BRASIL , p se contrapor as “ilhas” do UK..mt bom , q dé resultados.

  4. Caro Fernando Donatelo,

    Nao estou falando expulsar a Colombia, mas sim fazer com que a UNASUL lha seja util, ou seja precisamos que os ianques saiam da Colombia, mas temos que oferecer uma alternativa viavel a Colombia, para que ela possa resolver o seu problema – as FARC.

    A UNASUL deveria assumir o dialogo com as FARC, para uma resolucao passifica do problema. Todavia, se nao se chegar a um acordo, UNASUL poderia criar uma Forca Tarefa especializada de Combate a Guerrilha e Narco-trafico, para atuar e acabar com isso de vez, tanto na Colombia, quanto no Peru e onde quer que a mesma venha a ocorrer. Mas o Brasil tambem tem que mandar os ianques da Base da Cia e do Servico de Inteligencia das FFAA ianques no Rio de Janeiro sairem de lah. Ja provaram ser incompetentes para lidarem com o cerne da questao do narcotrafico no seu proprio pais, portanto nao tem moral e nada a contribuir ao Brasil !!! Isso eh um meio de facilitar a tradicional ingerencia em assuntos internos do Brasil, um atentado ah nossa soberania nacional em branco!!!!

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. Lula e Chávez defendem união entre África e Unasul « PLANO BRASIL | Veja, Brasil
  2. Lula e Chávez defendem união entre África e Unasul « PLANO BRASIL | Veja, Brasil
  3. Lula e Chávez defendem união entre África e Unasul « PLANO BRASIL | Veja, Brasil
  4. Lula e Chávez defendem união entre África e Unasul « PLANO BRASIL | Veja, Brasil

Comentários não permitidos.