Contratos militares tchecos, incluindo os do Gripen e do C-295, recebem críticas

http://pds15.egloos.com/pds/201001/15/63/e0055563_4b505c4a5067a.jpg

O foco da crítica do novo Primeiro Ministro é a suspeita de corrupção no sistema atual de aquisição de material militar, em que companhias fazem a mediação dos contratos

Segundo a Rádio Praga, o novo Primeiro Ministro da República Tcheca, Petr Nečas, prometeu  na última terça-feira (3 de agosto) que vai mudar a política de contratos de defesa. Pela atual e controversa política, cuja origem está numa lei de 1994, o ministro da defesa não pode comprar armas diretamente de fornecedores internacionais: as compras devem passar por companhias mediadoras.

http://lotniczapolska.pl/images/stories/radom/gripen2.jpg

Muitos vêem essa prática como um convite à corrupção, e o novo governo deseja mudar a lei e permitir que o ministério compre armas e outros equipamentos diretamente. Os contratos que, conforme a reportagem, levantaram suspeitas de corrupção (todos concluídos com a participação de empresas mediadoras) foram:

  • O leasing por dez anos, no valor de aproximadamente 20 bilhões de coroas tchecas (pouco mais de um bilhão de dólares) de 14 caças suecos Gripen, acordado em 2003.
  • A compra de 19 veículos blindados Dingo por 735 milhões de coroas tchecas (aproximadamente 39 milhões de dólares), em 2007.
  • A compra de 107 viaturas blindadas de transporte Pandur, por 14,4 bilhões de coroas tchecas (pouco menos de 770 milhões de dólares), em 2009.
  • A compra de quatro aviões de transporte CASA C-295, por 3,5 bilhões de coroas tchecas (190 milhões de dólares), também em 2009.

“Eu considero muito importante e até crucial que, no próximo período, o Ministério da Defesa deixe de ter a reputação de uma vaca leiteira, da qual um grupo de empresas parasitas retira dinheiro dos contribuintes por meio de todo tipo de contratos, licenças e coisas do gênero”, disse o novo Primeiro Ministro.

Enquanto forças anticorrupção reagiram positivamente às promessas de mudança, o plano também levantou objeções. Um opositor à mudança da lei é justamente o novo Ministro das Finanças, Miroslav Kalousek, de um dos partidos da coalizão. Ele argumenta que a saída dos mediadores não ajudaria em nada.

Mas políticos que encabeçam as forças anticorrupção, como Iveda Jordanová, dizem que Kalousek deveria ficar de fora do debate, pois teria ligações próximas com grandes negociadores de armas beneficiados com a lei atual. Ele lembrou que Kalousek esteve por cinco anos no Ministério da Defesa, e que teria muitas explicações para dar.

Por fim, a reportagem da Rádio Praga afirma que, em breve, o novo gabinete do Primeiro Ministro Petr Nečas terá uma chance de transformar suas palavras em ações. O contrato de leasing dos caças Gripen vai expirar em 2015 e, no próximo ano, o governo deverá decidir sobre sua substituição em um contrato multibilionário.

FONTE: Rádio Praga via Poder Aéreo

11 Comentários

  1. Nestes negócios de defesa não existem Santos, esta história da SAAB na República Tcheca vem somar a outras investigações de corrupção da própria SAAB na África do Sul e Tailândia e Coréia do Sul com o KFX. Suéca de Santo só tem o branco do olhos. Quem sabe um pouco de história verá que Holandeses e Suecos criaram os fundamentos das negociatas séculos atrás, trazendo junto com os ingleses as especiarias da Ásia para negociá-las no continente Nórdico.
    Não existe Santo, nem em Estocolmo, nem em Tóquio, nem em Paris e quanto menos em Moscou e Washington.
    [ ]s Feliz dia dos Pais.

  2. Compraram por leasing e após 10 anos poderão devolver todos os 14 assim como a Hungria…kkkkkk
    Mas que grande venda essa do Gripim hein?

  3. A maior parte das vendas do Gripen C/D foram feitas no formato de leasing, logo, dizem que a Força Aérea Sueca tera em breve um superávite de 100 unidades que ficarão ao relento ou serão desmontadas, ou vendidas a um país de terceiro mundo. Esta história não é nova, todos sabem deste o FX1, somente alguns blogs e floristas teimam em apoiar este mico chamado Gripen NG.

  4. Quer dizer que se paga por dez anos e depois de tudo pago se devolve os caças,HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!Vão aprender o que é venda por arrendamento(leasing).

  5. O leasing, também denominado arrendamento mercantil, é uma operação em que o proprietário (arrendador)cede a um cliente (arrendatário)o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação.

    Ao final do contrato de arrendamento, o arrendatário tem as seguintes opções:
    – comprar o bem por valor previamente contratado,
    – renovar o contrato por um novo prazo,
    – devolver o bem ao arrendador.

    Aprenda vc ao invés de espalhar baboseiras suecas…

  6. Corrupção e contratos de defesa sempre andaram juntos.

    Os problemas que estão sendo apresentados na reportagem são relativos a necessidade que a legislação Tcheca exige de uma empresa privada intermediando as negociações, não havendo acusações de corrupção feitas pelo governo do país a empresa sueca.

    O grupo europeu que tem mais problemas com a justiça, e de vários países é a Dassualt que vão da Bélgica passam pela Africa do Sul (no projeto do Cheetah)e chegam ao Paquistão. A Thales também tem problemas interessantes neste diapasão.

    Se os Tchecos devolverem os Gripen depois pelo que pagaram pelo arrendamento estarão fazendo um péssimo negócio.

  7. 1. O que é uma operação de leasing?

    O leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.
    Logo, a SAAB é dona dos Gripen Hungaros e Tchecos, e sofre investigação de corrupção nos processos da Tailândia e Africa do Sul. Quando terminar o período de arrendamento, eles voltam pra Suécia.

  8. Meu caro,
    No final do contrato ou se compra o bem, ou se renova o contrato por um novo prazo, ou se devolve o bem ao arrendador sim.

    Se informe melhor Jakson.

  9. Para encerrar, apenas a Hungria e a Republica Tcheca operam o Gripen C/D por aluguel da Saab e não leasing o que totaliza 28 caças dos quais 4 são bi-postos,quanto aos demais operadores são por aquisição da aeronave.

  10. Também concordo que para Hungria e Republica Tcheca a opção Gripen C/D é ideal, assim como para Polônia os F16Blk52/60 seriam mais do que o necessário. Coloco em dúvida uma versão melhorada do Gripen C/D, o dito Gripen NG para um país continental como o Brasil. Se for para ter Força Aérea somente para constar nas estatísticas, poderíamos ficar com os Mike e Jaguares que já estava de bom tamanho. Agora precisamos mudar os conceitos e dar um passo maior para realmente dispormos de um poder de enfrentamento dos desafios que são colocados ao Brasil neste século. E isso passa por Forças Armandas competentes e com poder de resposta a qualquer demanda do estado. Temos muito a perder com FFAA no estado que se encontram. Desejo o melhor equipamento que o dinheiro possa pagara para as três forças, o melhor soldo, o melhor treinamento.
    [ ]s

7 Trackbacks / Pingbacks

  1. Contratos militares tchecos, incluindo os do Gripen e do C-295 … | Veja, Brasil
  2. Contratos militares tchecos, incluindo os do Gripen e do C-295 … | Veja, Brasil
  3. Contratos militares tchecos, incluindo os do Gripen e do C-295 … | Olha Brasil
  4. Contratos militares tchecos, incluindo os do Gripen e do C-295 … | Veja, Brasil
  5. Contratos militares tchecos, incluindo os do Gripen e do C-295 … | Veja, Brasil
  6. Contratos militares tchecos, incluindo os do Gripen e do C-295 … | Veja, Brasil
  7. Contratos militares tchecos, incluindo os do Gripen e do C-295 … | Revista Veja Brasil

Comentários não permitidos.