Mais problemas com o desenvolvimento do F-35

http://www.areamilitar.net/directorio/Im_aer/F35B_005.jpg

A Lockheed Martin fez recentemente um balanço sobre o polémico programa F-35. Segundo o CEO da empresa norte-americana? a fase de desenvolvimento de sistemas e de demonstração está a cerca de 80% e dos 19 protótipos previstos, 15 já foram entregues, sendo que 9 destes já realizaram 136 voos: 56 a versão F-35A, 74 a versão F-35B de “short-takeoff and landing version” e a versão F-35C de porta-aviões 6.

Contudo, estes 74 voos estão abaixo daquilo que neste momento já devia ter sido realizado… Com efeito, até agora o aparelho devia ter voado já 95 vezes e este hiato deve-se a “falhas de componentes mais comuns que o previsto”. A Lockheed está a tentar apurar a causa destas falhas nas suas próprias instalações e nos seus fornecedores.

Existem nas linhas de produção 31 aparelhos em fases diferentes de montagem, afirmando a empresa que se observam melhorias constantes dos custos de produção, um dos maiores problemas com um avião que supostamente devia ser uma versão acessível das tecnologias muito dispendiosas do F-22A Raptor.

Fonte: Defensetech via Quintus

5 Comentários

  1. Esse projeto do F35 JSF, está para se tornar o maior mico Americano em termos de fracasso e gasto de recursos, desde o famigerado “F111” cognominado pelos pilotos de “esquife voador”…

    Parte da culpa, no entanto, não provém da Lockhead e sim do fato de que o F35 foi pensado desde o início para ser uma avião de ataque e, agora, também estão querendo fazer dele uma aeronave de superioridade aérea (coisa que ele nunca será), por conta do término de produção do F22.

    Certo mesmo estava o ministro Jobim quando em visita aos EUA junto com o Comandante Saito, logo o descartou de saída e em público!

    Quase tenho pena de quem os comprar: Mesmo que eventualmente, venha a executar razoavelmente seu papel inicial (aeronave de ataque), fico a imaginar os seus custos operacionais…

  2. Com o fracasso do F-22 Raptor ficou feia a coisa pros EUA se o F-35 tbm ter dificuldades !

    Bilhões de dolláres no Afeganistão e Iraque, nos 2 programas de caças e poucos resultados concretos.

    Rússia, Índia e China por outro lado, sem alarde, estão indo adiante nos seus arsenais militares.

Comentários não permitidos.