Defesa & Geopolítica

Guerra com a Venezuela é "impensável", diz militar colombiano

Posted by

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/08/oscargonzc3a1lez.jpg?w=300

BOGOTÁ (Reuters) – Uma guerra da Colômbia contra a Venezuela é “impensável,” porque os dois países são parte da mesma pátria, disse o comandante do Exército Nacional colombiano, general Oscar González, nesta sexta-feira, dia em que deixa o cargo.
A Venezuela recentemente rompeu relações com a Colômbia e mobilizou tropas na fronteira por causa das acusações de Bogotá de que o presidente Hugo Chávez estaria sendo conivente com a presença de guerrilheiros colombianos em seu território.

Chávez frequentemente acusa a Colômbia e os EUA de estarem tramando ataques ao seu país, algo que Bogotá e Washington negam. Desde o ano passado, o governo venezuelano já havia limitado as relações diplomáticas e comerciais com o país vizinho por causa de um acordo que ampliou a presença militar norte-americana na Colômbia.

Apesar da tensão, González declarou que uma guerra seria “totalmente impensável porque é a mesma pátria.” Os dois países compartilham idioma e história, além de uma fronteira de mais de 2.200 quilômetros.

O general está deixando o comando do Exército por causa da mudança de governo na Colômbia. No sábado, Álvaro Uribe deixará a presidência, que exerceu por oito anos, e será substituído por seu aliado Juan Manuel Santos.

O novo presidente, embora tenha se declarado “como água e óleo” em relação a Chávez, diz que está disposto a buscar uma reaproximação com o país vizinho, sob a premissa de respeito mútuo e não-intromissão em assuntos internos.

Chávez, principal voz antiamericana na atualidade na América do Sul, também se mostra disposto a uma reaproximação com Bogotá após a saída de Uribe, embora tenha feito duras críticas a Santos durante sua campanha eleitoral.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

Fonte:Reuters

4 Comments

shared on wplocker.com