GEOPOLITICA – Santos, novo presidente da Colômbia, vem ao Brasil dia 1º de setembro

http://oglobo.globo.com/fotos/2010/07/22/22_MHG_mun_santos.jpg

O primeiro encontro bilateral do novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, será com o governo brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, durante entrevista coletiva em Bogotá, que Santos vai se encontrar com ele no próximo dia 1º de setembro.

Santos, que sucede Álvaro Uribe, tomou posse na tarde deste sábado. O encontro com Lula será no Palácio do Planalto, que volta a ser a sede da Presidência brasileira dentro de duas semanas.

O palácio passou por uma reforma geral, que deveria ter sido concluída em abril, no aniversário dos 50 anos da capital. No período da reforma, a Presidência e os assessores principais de Lula ficaram alojados em uma parte do edifício do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

Na avaliação do presidente Lula, “50% do caminho” para o restabelecimento das relações diplomáticas entre a Colômbia e Venezuela já foi andado.

Na avaliação do presidente brasileiro, isso foi possível com a decisão do chanceler da Venezuela, Nicolas Maduro, ter aceitado participar da solenidade de posse de Santos, apesar de Hugo Chávez ter suspendido as relações diplomáticos com a Colômbia.

Fonte:Estadão


12 Comentários

  1. Gostaria q o mesmo peça ao ianks q saiam do seu país, já q a suprema corte considera ilegal a presanças dos mesmo em solo colombiano e q acabasse com essa picuínha com a Venezuela, lêia-se chaolim…e q faça um ótimo mandato p beneficiar o seu povo e termo melhores relações diplomaticas.

  2. Vamos ver até onde vai a boa vontade do mandatário colombiano. Confio bastante que o nosso presidente conseguirá melhorar sua performance nessa nova empreitada – a paz duradoura entre as duas nações sul-americanas. Boa sorte presidente Lula.

  3. Boa hora para conseguirmos a retirada das 07 bases ianques. Se os colombianos sao incompetentes para lidar com seus problemas internos, entao recorra-se a UNASUL. Se entrarmos num acordo para que seja criada uma comissao da UNASUL, com o objetivo de que seja conquistada uma paz negociada com as guerrilhas, seria um bom negocio, do contrario, seria oportuna a criacao de uma Forca anti-guerrilha da UNASUL, para atuar e lidar com as FARC e qualquer organizacao guerrilheira na America do Sul. Quero lembrar que nao adianta querermos que a Colombia remova os ianques de lah, sem oferecermos uma alternativa viavel a Colombia. Com certeza essa Forca seria muito mais eficaz do que os atuais 1500 – 1800 ianques no protetorado Colombiano !!!!

  4. O que seria uma total integração da America do Sul ? Todas as nações locais rejeitarem os EUA e aceitarem Chavez como lider regional revolucionario ? Voces tem ideia do que realmente significa a palavra revolução ? Revolução é voltar a evoluir e não pegar em armas e depor governos.O sonho da America Latina Integrada ainda pertence a um futuro distante pois na verdade são povos limitados com enorme dificuldade de emancipação.O fundamento principal tem origem cultural.Em toda a historia da origem animal,um mais forte ou um grupo mais forte domina os demais.A cultura é o unico instrumento a capacitação que traz emancipação que gera independencia.Nunca sera da vontade de alguem ou grupo dominante que venhas a ter o conhecimento,o mesmo te capacitara,te emancipara,te dando independencia.

  5. Chavez… revolução…O que seria uma total integração da America do Sul ? ….

    E quem falou em revolução, Chaves, integração total , rejeição de EUA ou outros países?…

    Quando falo em integração, não estou perdido em devaneios ideológicos, nem pautado por simpatias e antipatias.

    com integração sul americana quero dizer algo concreto como comercio, estradas, linhas de energia, gasodutos,ferrovias, estradas, portos, vias fluviais etc… interligando o continente de várias formas, algo perfeitamente possível e quanto a sonhar, só os fracos e derrotados por antecipação, não o fazem…

  6. Gostaria de receber esclarecimentos sobre o pedido que o Uribe fez aos EUA para invadir/ocupar o Amazonas colombiano.

  7. A integração sul-americana tem como respaldo a união dos países membros na busca de melhorias e soluções dos seus problemas comuns. Hoje, com as ameaças externas cada vez mais presentes é necessário um compromisso de defesa militar entre todos os membros para se fazer frente a essas ameaças. Quanto a ideologias ou ambições pessoais devem ser desestimuladas nas reuniões do Orgão competente. O governo brasileiro e o governo venezuelano apenas defendem que os nossos problemas devem ser solucionados sem ingerência externa.

  8. Wi teu lindo sonho é Blue e concordo com ele mas não te enganes pois Chavez maneirou sua insitação contra o Brasil porque Lula que é de boa indole e bom coração sinalizou amistosamente a Evo e agora ele ta pianinho porque devem ter cochichado no ouvidinho dele pra ele se mostrar gentil para que não viesse atrapalhar o resultado de nossas eleições.O que não entendo e não aceito é que estão querendo transformar o Brasil na salvação dos descamizados Latinos,ate se esqueceram dos nossos descamizados.O Continente sempre teve Nações cheias de contrastes sociais onde sempre seus governos civis ou militares pouco se importavam com os que sofriam.Agora com nosso inicio de prosperidade se sensibilizam com os que nos invejavam.Eles sempre foram acostumados a lucrar em nossas custas pois sempre compramos a maior parte das porcarias que eles produziam e quando começamos a vender mais a eles,não aceitaram.Sei que voce tem boa intenção nas coisas que escreve e não abandones teus principios mas não te influencie pelos que so usam pois eles não tem sentimento por nada e so almejam poder.

Comentários não permitidos.