BRASIL – Jobim poderá permanecer a frente do Ministério da Defesa

http://www.politicaexterna.com/wp-content/uploads/2009/02/vismin771.jpg

Plano Brasil com Agências

Por Comandante Melk

Segundo informações divulgadas no Valor Econômico, o atual Ministro da Defesa Nelson Jobim, poderá permanecer a frente da pasta numa eventual vitória da candidata do governo.

Há muito se especula como ficaria a continuidade dos projetos na área da Defesa, com a saida do mais forte ministo que já ocupou essa pasta, desde a sua criação. É de certa forma consenso que Nelson Jobim,  foi o melhor de todos os titulares que já comandaram o Ministério da Defesa.

Segundo apurou o Valor, dois ministros serão convidados a permanecer onde estão em uma eventual vitória da candidata da situação: Fernando Haddad, da Educação, cuja gestão é bem avaliada pelo partido do atual governo,  e Nelson Jobim, da Defesa.

Jobim pode ficar, pelo menos, por mais dois anos no cargo, até concluir a reestruturação da Pasta, tornando-a efetivamente um ministério civil, segundo palavras de uma fonte graduada ao jornal. Nelson Jobim seria um dos poucos nomes da atual administração que seria mantido no cargo.

Referência: Valor Econômico via ASCOM

29 Comentários

  1. Está é uma situação inusitada para nós, pois Nelson Jobim é da oposição e apoia o Serra, logo deveríamos ler isto do Serra. Porém também mostra como deveria ser o trabalho da oposição, que ao invés de prejudicar para que isto afete a situação, fez e faz um grande trabalho, de forma que da um bom destaque e mostra que a oposição pode fazer mais que a situação, é assim que deveria funcionar.

  2. O que quero dizer é que toda oposição deveria trabalhar mais que o governo, para mostra que são capazes e não fazer força para prejudicar o governo e por tabela ferrar o povo brasileiro.

  3. Olha Saci, você deve ser do 3o4% que acha que o governo lula é ruim(Ibope) mas não tem que apelar a fazer propaganda falaciosa.
    Já aquilo de mente, mente, que algo fica, não rola mais, acorda amigo! agora podemos nos informar, e o senhor tem o dever de mostrar suas fontes, agora está tudo numa coisa chamada de “internet” kkkkkk
    Eu não votei a “o cara”, não gosto de nenhum tipo de comunismo, mas eles, o torneiro e a guerrilheira me conquistaram, e eu vou dar meu voto pra eles.
    Ainda sendo de origem comunista o sei lá, eu devo me render às evidências, eles fizeram o governo mais nacionalista das últimas décadas.

    Ainda assim não é pra mim o governo ideal, ficam muitas coisas no débito: extrangerização da terra, privatização das sementes(Monsanto), barrar dentro da lei internacional a entrada de produtos chineses, produzir um caça nacional, dar 4 vezes mais verba para Embrapa, ou seja mais investimento em pesquisa. E ainda o lula criando 28 pelotões do EB na fronteira, acho que não é suficiente, mais fazer o quê, é o começo.

    O Valor está informando que o NJ vai continuar com a Dilma, e o senhor não tem outra coisa a dizer que o NJ vai votar Serra, kkkkkkkkk, me poupa, com essa política ridícula é que o Serra já está segundo.
    Me desculpa Pinto, mais não dá pra ficar calado quando a gente tem de ler bobagens.

  4. O NJ é e sempre foi PMDB(fundador), e o PMDB há 8 anos que é governo junto com ‘os caras’. Assim e tudo eu não gosto que o ministro use farda, acho ele usa farda com orgulho e respeito, mas ele é civil, não corresponde.

  5. Muitíssimo melho,r se ficar o Jobim! Sem dúvida que é o melhor Ministro da Defesa que tivemos em muitos anos! Isto com todos os seus atropelos e língua frouxa que sempre o caracterizaram!

    Simplesmente, os nomes que tem sido cogitados para substituí-lo tanto na Situação quanto na Oposição não podem se comparar ao atual Ministro Jobim. Que ele fique e continue o ótimo trabalho, que tem feito até aqui!

  6. Saci :
    O que quero dizer é que toda oposição deveria trabalhar mais que o governo, para mostra que são capazes e não fazer força para prejudicar o governo e por tabela ferrar o povo brasileiro.

    Bravo Saci”!
    Até que um dia, leio uma opinião sensata por aqui! Parabéns!
    Política não é que nem torcer para Time de Futebol Gente! Não interessa quem está em cima e quem em baixo: Interessa é o que ambos Situação e Oposição estão fazendo pelo País!

  7. Milton, acho que você não entendeu, não estou dizendo se o governo é bom ou ruim, nem se gosto ou não, disse que quem trabalha bem(pelo Brasil) tem que ficar, indiferente de qual partido ou posição política ele tenha. Por isto achei inusitado, a Dilma(esquerda) faz referência para que ele(direita) continue, enquanto o amigo(direita) dele e partido não comentou nada sobre ele continuar a desenvolver este ótimo trabalho. Entende?

  8. ótimo comentário Saci e concordo inteiramente com o Sr. como disse o Intruder isso não é time de futebol (pelo qual não deveríamos discutir tbm) se quer se mostrar superior tem que se mostrar mais ativo e disposto a ajudar nossa nação essa história de oposição atrasar as coisas por interesses políticos só nos prejudica, e faltou atenção ao Milton em ler o seu comentário, provavelmente ele não ira repetir isso.

    quanto ao Jobim continuar no cargo é uma ótima noticia ai não precisamos mais ficar preocupados com a continuidades dos projetos atuais.

  9. Saci :
    O que quero dizer é que toda oposição deveria trabalhar mais que o governo, para mostra que são capazes e não fazer força para prejudicar o governo e por tabela ferrar o povo brasileiro.

    Foram eles q assinaram o TNP, e vão assinar o adicional ao TNP, espero q ñ , e de ester mt errado…q eles ñ assinem nunhum tratado de nada…mt menos o JOBIM, espero q continue a frente do MD p prosseguir no reequipamentos da n FAs.

  10. Saci, o partido que apoiou e esta apoiando o PT é o PMDB, e se o NJ esta ou vai ficar com a Dilma tá dentro do previsto. O PMDB é o partido que nunca saiu do poder, ganhe quem ganhar.

  11. Pra mim não é novidade nenhuma.Ja esta acertado entre os dois mais cotados candidatos a Presidencia a permanencia do Min.Jobim para ser dado a continuidade ao plano de modernização das Forças.Vamos la Sr.Min.Jobim é pra ontem,ja esta na hora de se efetivarem as prioridades.A ver deveriamos aproveitar a entrada da tecnologia de não tripulados e fazermos maquinas de monitoração e interceptação tanto aereas quanto maritimas e subaquaticas.Inteligentes capazes nos sobram.Vamos trabalhar minha Cobrada,mines Sub Nuclear com munição Nuclear bota a 4 Frota e os Ingleses de volta pra casa.

  12. Saci Nelson Jobim e alguns outros tambem jogam o jogo politico.Ja ate tivemos ministros da area economica que ja tinham sido comprometidos com os EUA,FMI e BM.O que importa é que trabalhem pro Brasil e se não corresponder tem mais é que ser substituido.

  13. Este sim é um verdadeiro crime de lesa-pátria!!!
    Esse cara é de uma incompetência impar, defende que as ffaa usem um veículo militar somente pq é fabricado por uma empresa gaúcha, e dane-se a integridade física dos membros das forças singulares.
    Em permanecendo a frente do MD, cada vez mais teremos aquisições de sistemas de armas decididas pela politicagem fisiológica petralha e novamente que se dane o país e as ffaa.

  14. Mauricio R…Pra te ser sincero Jobim tambem não me agada muito…Como tudo na esfera politica em nosso pais parece ter espiritos ou algo sobrenatural que dá as cartas…Nossa politica é podre,corrompida,comprometida…Na otica obvia um Ministerio tão imprescindivel que agrega defesa e extrategia deveria ser de atribuição de expecialistas e a meu ver expecialistas em defesa e extrategia são os Militares que para essa tarefa são Constituidos…Não confio em politicos e ainda mais com politicos comprometidos ou que tenham sido comprometidos com governos e organismos externos.Defesa e extrategia é segurança Nacional e não assunto de defensores de lideranças,ideologias e interesses proprios.

  15. A permanência de Jobim é importante por dar continuidade a um processo de transformação das FA, que está apenas no começo.

    No caso do exército por exemplo, o período de estudos, de planejamento do que vai ser e como vai ser, transformado e implementado na força, se estende até meados de 2011.

    A partir daí (meados de 2011), se dará um período de experimentação e implantação, do que foi planejado e estudado no período anterior, que se estenderá até 2015.

    Só a partir de 2015, após os estudos e experimentos, a transformação do exercito será efetuada de fato.

    Se neste período crítico, até 2014, Jobim permanecer a frente do MD, seria bom. Afinal, junto com Mangabeira Unger, participou dos estudos para a formação da END, que pautará as transformações que estão e serão, implementadas nas 3 FA.

  16. Saci :
    O que quero dizer é que toda oposição deveria trabalhar mais que o governo, para mostra que são capazes e não fazer força para prejudicar o governo e por tabela ferrar o povo brasileiro.

    Exatamente como o PT fazia quando era oposição não é?

  17. Sempre trabalhamos com probabilidades e efetiva-las é o que é problema.Se continuarmos dessa forma seremos sempre meros coadjuvantes,intermediarios e serviçais.Vivemos um momento unico,ou efetivamos ou perderemos.Tudo aqui é relacionado a momentos e situações.Não se espera a galinha botar e sim se investe em outras para que sempre tenha.Um sistema movido a favores e interesses proprio pode ser tudo menos a forma de se conduzir uma Nação com as dimensões,carencias e potencial do Brasil.è como uma maquina,se não ajustada e mantenida tem desempenho desfavoravel.

  18. Olha amigo, não é a primeira vez de um leitor aqui nesse blog dizer que o NJ apoia Serra, provavelmente é o mesmo leitor que troca de nick.
    Isso é um truque infantil, o Valor está informando o contrário, parece que não se entende, o contrário, que o NJ vai continuar com a Dilma, o contrário, mas você força a barra e fala que o ministro vai continuar com o Serra.
    Não tem fontes, e resulta óbvio que não vai continuar com a oposição, porque o valor não o está informando. Se sua insistência o a do leitor da vez passada, é para confundir e fazer pensar que votando Serra vamos ter o NJ, olha, isso é infantil, eu não vou votar Serra justamente pela política de defesa deles, um desastre, nacionalismo=zero. Não dá.

  19. Milton Brás Cabral :Olha amigo, não é a primeira vez de um leitor aqui nesse blog dizer que o NJ apoia Serra, provavelmente é o mesmo leitor que troca de nick.Isso é um truque infantil, o Valor está informando o contrário, parece que não se entende, o contrário, que o NJ vai continuar com a Dilma, o contrário, mas você força a barra e fala que o ministro vai continuar com o Serra.Não tem fontes, e resulta óbvio que não vai continuar com a oposição, porque o valor não o está informando. Se sua insistência o a do leitor da vez passada, é para confundir e fazer pensar que votando Serra vamos ter o NJ, olha, isso é infantil, eu não vou votar Serra justamente pela política de defesa deles, um desastre, nacionalismo=zero. Não dá.

    Concordo plenamente!

  20. Sera que aqui as pessoas so habitam na esfera lado A ou lado B ? Fica impossivel uma visão diferente.Nelson Jobim sempre teve bom relacionamento com o PSDB e com o PT e a permanencia dele seria normal e compreensivel pois tanto uma corrente quanto a outra ja demonstraram consciente intendimento quanto as prioridades de reaparelhamento das Forças.A causa é praticamente comum a dois resta apenas torcer-mos para que a consequencia seja tudo aquilo que esperamos e que necessitamos.Tenho certesa que se o Serra ganhar ele fara amplo acordo com os EUA podendo ate passarmos a ser seu maior aliado.E isso fora da esfera logistica e extrategica não tem a aceitação da maior parte de toda a nossa sociedade.Pra mim politico bom é politico embalsamado para ser mostrado futuramente a estudantes como eram nossos corruptos.

  21. “a permanencia dele seria normal e compreensivel pois tanto uma corrente quanto a outra ja demonstraram consciente intendimento quanto as prioridades de reaparelhamento das Forças”

    Parece que não se entende, a notícia fala que o NJ poderia continuar com a Dilma 2 anos, NÃO FALA QUE ELE CONTINUARIA COM O SERRA, mas tem leitores que insistem com que ele continuaria com o Serra(!), minha nossa, eu me perguntava há uns dias aqui no blog do Pinto se a oposição também não ia precisar do Lula, tipo assesor ou algo assim e do Celso e do Lobão talvez, minha nossa, a notícia fala que o NJ continuaria só dois anos com a Dilma, qq outra coisa é forçar a barra.
    A oposição admira a política do governo para as Forças Armadas, tudo bem, mas essa política de reaparelhamento é óbvio que não vai ter continuidade, o pelo menos não muita com um governo tipo FHC, agora tudo mundo fala do Brasil no espaço, mas eu já coloquei aqui há quase um ano, que tinhamos de lembrar que o FHC não teve tempo de alugar Alcântara para os americanos. Olha não tenho nada contra parcerias com eles, mas o Brasil também precisa de bases etc.
    Caros jobinistas bicudos, na verdade não tenho nenhum interesse político, só que não gosto de não usar a lógica numa conversa. O mesmo aconteceu com os subs quando a Marinha decidiu aquele negócio com os franceses, até questionável em algum ponto, mas o negócio era que a oferta saxã era mas barata(!) o mesmo com o aquele aviãozinho sueco que fico fora na Índia. Falam qq coisa, e assim vão se ferrando aos poucos.

  22. Olha amigo, eu não sou lado A ou B, antes de nada eu só nacionalista, tanto como para pedir mais do governo petista e tanto como para saber que o governo FHC não tinha nada a ver com o nacionalismo.

  23. Milton…Voce e a maioria de nós nos baseamos nas informações quase sempre não oficiais que se apresentam na midia.Uma coisa é o que a midia diz,outra é o que rola.Nem todo o conhecimento deve ser dado a todos e isso é facil comprender,somos seres humanos e cada um de nós é um universo diferente uns dos outros…A permanencia dele é quase certa e acordada.Quem viver verá…E existe sim um lado A e um lado B onde todos concordam ou discordam daquilo que lhes agradam.Ser Nacionalista é estar fora da orbita politica.A mesma influencia e dirigencia…Se não te afetas por ela PARABENS.

  24. “Ser Nacionalista é estar fora da orbita politica.”

    Não concordo, pelo contrário, a política é parte integrante e indispensável da existência de qualquer nação ,em qualquer época da história.

    O que existem são políticos
    apátridas e entreguistas, más também existem os patriotas e nacionalistas e isto acontece em qualquer setor da sociedade de de uma nação, até entre os militares…

  25. Escreveu bonito Fred…Aonde existem seres humanos existem falhas e a ciencia delas não quer dizer que o homem não deva buscar aperfeiçoamento…Quando me expressei fora da orbita politica errei na concordancia.Estar no meio sem contaminação é praticamente impossivel.É como o corpo humano quando surgem virus,se não se desenvolvem anticorpos o mal toma conta.O que vemos na esfera politica sempre é a mesma coisa.Discursos imflamados,promessas,acusações,brigas e depois todos se lambendo como se fossem intimos ate que um novo interesse surja para iniciar a contenda que acabara em mais uma festa.Observe ate quando reivindicamos algo.Se colocam trios eletricos,bateria de escola de samba e o povo sai sambando com cerveja na mão…Eu,minha pessoa,com a graça de Deus estou e estarei sempre fora dessa orbita imunda,de conveniencias e interesses proprios,quando deveriam todos eles nos representarem com amor ao povo e ao Brasil.

  26. Christen Andersen…A flautinha Magica…Se não tocar a flautinha bonitinho não sera seguido pela Ratazanada…Dilma vai ter que tocar a flautinha,ate Lula tocou,mas perigoso é que a flautinha seja tocada por Serra.Queria ver se fosse outro de expressão no caso poderia ser o Aecio,como seria.Espero que ela governe com maestria e que surpreenda a todos senão conhecera apenas 1 mandato a menos que ate la mude as regras…Pra mim pouco importa Jobim (que não me agrada muito pela lerdesa e manipulação de interesses) ou outro,o que eu quero é resultado porque de estorinha ja estou cansado.

Comentários não permitidos.