ORIENTE MÉDIO – Irã propõe aliança regional para contrabalançar Otan

http://www.serbiancanadian.mb.ca/anti-nato.jpg

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, sugeriu nesta quinta-feira aos líderes do Afeganistão e do Tadjiquistão que sirvam de contrapeso à Otan na Ásia, depois que as tropas estrangeiras deixarem a região.
Ahmadinejad recebeu os líderes dos outros dois países de idioma persa num momento em que o Irã busca ampliar sua influência na região e as tropas da Otan estão em dificuldades no Afeganistão.

Renegado no Ocidente por causa das atividades nucleares do Irã, Ahmadinejad disse que os três países conseguiram nas últimas décadas afastar toda a dominação estrangeira, deveriam fortalecer seus laços econômicos e de segurança e serem independentes das grandes potências.

“Muitos não acham isso desejável: três países independentes formando uma amizade poderosa na região e alterando a atual situação”, disse Ahmadinejad num trecho do encontro transmitido pela TV.

O Irã é inimigo dos EUA, que têm tropas a oeste, no Iraque, e a leste, no Afeganistão. Washington vê com desconfiança as ambições regionais do país e lidera os esforços globais contra o seu programa nuclear, que o governo iraniano garante ser pacífico.

O presidente afegão, Hamid Karzai, que se referiu aos outros dois líderes como “queridos irmãos”, vem tentando melhorar as relações com o Irã nos últimos meses, causando consternação em Washington.

Em março, Karzai recebeu Ahmadinejad em Cabul e afirmou que seu país deverá ser a sede do próximo encontro trilateral, envolvendo também o presidente tadjique, Imomali Rakhmon.

Ahmadinejad disse que “os que vieram da Europa representando a Otan querem pressionar a China, a Rússia e a Índia. Se forem confrontados por três países independentes e poderosos, então isso será um obstáculo”, afirmou.

O regime islâmico xiita do Irã era inimigo do regime sunita do Taliban no Afeganistão, deposto em 2001, após a invasão norte-americana. Apesar disso, autoridades dos EUA dizem suspeitar de apoio do Irã aos insurgentes do Taliban no Afeganistão, embora nem de longe tão intenso quanto no Iraque, onde o Irã tem aliados xiitas.

“Os estrangeiros que vieram ao Afeganistão com o slogan de estabelecer a segurança e a democracia agora têm civis como alvos e sua presença não traz senão dano e corrupção ao povo afegão”, disse o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, em uma reunião em separado com Karzai e Rakhmon, nesta quinta-feira, segundo a agência estatal de notícias Irna.

(Reportagem adicional de Myra MacDonald em Londres)

Fonte: Reuters via Tera

9 Comentários

  1. Ocorre q as ex-repúblicas Soviéticas tem especilaistas em armas nucleares, se ñ tiverem urânio enriquecidos espalhados por elas…a influência Rússa se faria presente em menos de 24h ,se bom ou mal, ñ sei,+ a idéia pode até se concretizar,outro centro de poder.Td é possível.

  2. Mais uma anedota…

    Olhó fogueeete!!!

    PS – O Chavéz começa a ter uma concorrência séria pelas audiências…

  3. Se conseguirem isso, será sinal de que enfim, conseguiram se entender para uma aliança já desejada e necessária a tempos. Isso é um ato inteligente do Ahmadinejad, mas se ele irá conseguir, é outra história.

  4. Pura bravata de um regime radical e extremista isolado que busca legitimidade e influença para garantir sua sobrevida.

  5. É meu caro Fernando, não tenhas tanta certeza que RUSSIA e CHINA sejam um contra peso para a OTAN pois na hora que o bicho pegar ambos defenderão seus interesse com unhas dentes e muitas armas, tenhas certeza .

5 Trackbacks / Pingbacks

  1. ORIENTE MÉDIO – Irã propõe aliança regional para contrabalançar … | Jornal do Brasil
  2. ORIENTE MÉDIO – Irã propõe aliança regional para contrabalançar … | Revista Veja Brasil
  3. ORIENTE MÉDIO – Irã propõe aliança regional para contrabalançar … | Olha Brasil
  4. ORIENTE MÉDIO – Irã propõe aliança regional para contrabalançar … | Veja, Brasil
  5. ORIENTE MÉDIO – Irã propõe aliança regional para contrabalançar … | Veja, Brasil

Comentários não permitidos.