Japão precisa de proteção antinuclear dos EUA, diz premiê

Japão - 1h56  - O embaixador dos EUA no Japão, John Roos, cumprimenta o prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, em sua chegada ao Parque do Memorial ... Foto: AP

O embaixador dos EUA no Japão, John Roos, cumprimenta o prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, em sua chegada ao Parque do Memorial da Paz. É a primeira vez que os EUA mandam representantes para o evento que, neste ano, 65º aniversário do ataque nuclear a Hiroshima
Foto: AP
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, disse nesta sexta-feira, em Hiroshima, durante a cerimônia do 65º aniversário do bombardeio atômico da cidade, que o poder dissuasório nuclear fornecido pelos Estados Unidos é necessário para o Japão.Segundo a agência local Kyodo, Kan disse em entrevista coletiva posterior à cerimônia que “a dissuasão nuclear continua sendo necessária para nossa nação”.

As declarações são resposta à reivindicação do prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, que pediu durante o ato de aniversário do primeiro bombardeio atômico sobre população civil que o Japão abandone o chamado “guarda-chuva nuclear” americano.

Kan reiterou a posição do governo japonês sobre a necessidade da capacidade de dissuasão nuclear oferecida pelos EUA para manter a segurança na região.

No entanto, o primeiro-ministro assegurou que o Japão tem a responsabilidade moral de liderar ações para conseguir um mundo sem armas nucleares.

Além disso, assegurou que o Japão manterá seus três princípios não-nucleares, de não produzir, não possuir e não deixar transitar por seu território armas nucleares.

No discurso durante a cerimônia, Kan disse que as vítimas dos dois bombardeios atômicos sobre o Japão devem representar o país e transmitir ao mundo o horror e os danos causados pelo uso de armas atômicas.

Ao final de 1945, cerca de 140 mil pessoas tinham morrido em Hiroshima e outras 74 mil em Nagasaki. Entretanto, o número de mortes nos anos seguintes pelas sequelas das radiações foi muito maior.

Hiroshima fez nesta sexta-feira uma chamada ao desarmamento nuclear no 65º aniversário do lançamento da bomba atômica contra a cidade, em cerimônia que pela primeira vez teve participação de um representante oficial dos EUA e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Milhares de pessoas se reuniram no Parque Memorial da Paz às 8h15 locais (20h15 de quinta-feira em Brasília), exatamente a mesma hora do lançamento da bomba “Little Boy” há 65 anos pelo avião americano “Enola Gay”.

Fonte: TERRA

12 Comentários

  1. Ter a China no quintal com mágoas passadas, não deve ser nem um pouco agradável…

    A questão é séria, não acredito que os discretos nipônicos diriam tal afirmação se não houver receios reais.

    Abs.

  2. Raptor, com certeza é preocupante mas hoje o Japão e China parece ter posturas diferentes “toleráveis” pelo menos ao meu modo de ver, diferente dos EUA que costuma ser mais agressivo.

  3. Desde que o Japão se rendeu na segunda Guerra Mundial, precisa dos EUA para todo tipo de defesa, “não possui” soberania, é frágil de mais, com certeza o Japão deve estar com muito medo dos seus vizinhos, tanto a China como A Coréia do Norte, agora com as atividades militares dos EUA e Coréia do Sul e a ameaça do Norte ainda mais.

  4. Aqui quem fala é Tomeyno Kyu, direitinho, os americanos são tao bonzinhos…ihihihih.
    Quando japinha não ta em casa eles cuida da muié do japinha…ihihih, assim japinha pode trabalhar tranquilo, tranquilo.
    Eles vão armar um circus de bombinhas no pais do japinha para proteger nosso paisinho, nossas ilhazinhas…ihihihih.
    Quandus algunus McNamara ou um MacArthur tentar despejar algunus bombinhas em nois, os americaninhos bonzinhos vão nos protegeris….não..não vão…contra estes dois não….ííííí Tomeyno Kyu.

  5. carlos argus :

    Wagner Ulisses :
    Dormindo com o inimigo!

    Depender do seu algoz,mt ironia; total dependência.

    Respeito as opiniões aqui expressas!
    Mas eu vejo que existe pecado dos dois lados, porém fazer uma colocação como que Japão precisa de uma bomba nuclear dos EUA onde os mesmos foram vitimas é trazer total instabilidade na região.

  6. Falando em chinẽs, japonês…e pegando o gancho do ‘Tomeyno Kyu’…
    ………

    Em algum lugar de Nova York havia um restaunte requintado, muito badalado. O local estava cheio de gente e havia um judeu que estava meio incomodado com um chinês, que estava algumas mesas à frente dele. Meio aborrecido, ele resolve se levantar e vai em direção da mesa dele.

    “Soc”! Ele dá um soco no meio do nariz do chinês e diz ofegante:

    – Isso é por Peal Harbor!

    O chinês, meio estarrecido com o acontecimento, fala com ele:

    – Mas foram os japoneses que fizeram isso!

    O judeu diz:

    – Não importa, chinês, japonês é tudo a mesma coisa!

    O judeu resolve voltar para a sua mesa como se nada tivesse acontecido. Minutos depois o chinês pensativo, aborrecido, resolve ir em direção a mesa do judeu.

    “Soc! ” Ele dá o troco no judeu e diz:

    – Isso é pelo Titanic!

    O judeu, meio confuso com a situação, pergunta melindrosamente ao chinês:

    – Mas eu nem estava lá!

    O chinês responde com uma feição meio sarcástica:

    – Não importa, Goldemberg, iceberg é tudo a mesma coisa!

  7. Ficaram traumatizados e agora se borram de medo da Corea do Norte.CONCLUSÃO::: Vão abrir bem as pernocas aos Yankees.

  8. Tadinha da ninfetinha COMENTÁRIO EDITADO…O medo leva aquele honroso pais que conheceu sua unica derrota em toda sua historia milenar de glorias quando viu o cogumelinho RED.E na esfera lado A contra lado B se transformarão na maior e mais moderna base Ocidental na Asia.Helo Japan boys ya want to gum ?

    MALUQUINHO SOLICITO AO AMIGO, PARA QUE PROCURE MANTER O BOM NIVEL NOS COMENTÁRIOS, DESTA FORMA TODOS NÓS GANHAMOS, OK.

    COMANDANTE MELK

  9. 1maluquinho :
    MALUQUINHO SOLICITO AO AMIGO, PARA QUE PROCURE MANTER O BOM NIVEL NOS COMENTÁRIOS, DESTA FORMA TODOS NÓS GANHAMOS, OK.
    COMANDANTE MELK

    VALEU MEU PREZADO ME DESCULPE

Comentários não permitidos.