O Pentágono exigiu do site Wikileaks que “devolva imediatamente” os quase 15 mil documentos militares sobre a guerra do Afeganistão que ainda não publicou e que apague de sua página os mais de 70 mil que já divulgou.
Em entrevista coletiva, o porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell, disse que a publicação na web, no último dia 25, de milhares de documentos sobre o conflito “já ameaçou a segurança de nossas tropas, nossos aliados e dos cidadãos afegãos que estão nos ajudando a levar paz e estabilidade a essa região do mundo”.
“O único passo aceitável agora é que o Wikileaks dê os passos necessários para devolver todas as versões de todos os documentos ao Governo dos Estados Unidos e apagá-los permanentemente de seu site, seus computadores e seus arquivos”, acrescentou o porta-voz.
O porta-voz do Pentágono reconheceu que a agência tem “alguma ideia” de quais são os documentos ainda não publicados – o criador do Wikileaks, Julian Assange, não o fez para não prejudicar sua fonte -, mas não sabe “com segurança”.
Desde a publicação dos documentos, em sua maior parte relatórios de campo dos soldados americanos, o Governo americano reiterou que as consequências do vazamento podem ser muito perigosas por causa da exposição de nomes de fontes, soldados e métodos operacionais.
O Pentágono e o FBI (Polícia federal americana) investigam quem vazou os documentos, que denunciam desde mortes de civis não divulgadas até a possível colaboração dos serviços secretos do Paquistão com os talibãs afegãos.
O principal suspeito até agora é o analista de inteligência do Exército Bradley Manning, de 22 anos, que já estava detido em uma base militar no Kuwait após outro vazamento em maio e foi transferido para outra prisão no estado americano da Virgínia.
O ex-hacker que denunciou Manning, Adrian Lamo, disse nesta semana que dois estudantes do renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT) colaboraram no vazamento de documentos.
É necessário um site dar a transparencia que um governo deveria ter e não tem.(repugnante)
Eles (EUA) são arbitrários com todo mundo, mas quando são pegos impõem a sua força. Acho que esse Bradley Manning, que está e ainda vai sofrer horrores devia ser tratado pelo resto do mundo como um heroi. Alguém precisa começar a parar essa força do mal.
Pelos documentos é possível chegar aos informantes através de digitais, amostras de DNA, classificação do documento etc…
Por isso o pedido dos EUA e a preocupação do Sr. Assange.
Abraços.
Raptor, são arquivos digitais. Entretanto, é bom lembrar que de acordo com a legistação americana, os documentos do governo, seja impresso, video, foto, são de domínio público.
Anon,
Se forem digitais…
hehe…
É melhor contratar psicólogos e psiquiatras em urgência para o pessoal da Casa Branca.
risos.
Abraços.
Ahã… “É só pedir que eu apago… Mas antes eu faço um backup”…
Hahaha… E agora Tio Sam? Daqui a pouco estarão nas redes de compartilhamento e, aí, já era…
Os americanos gostam é de mostrar a sujeira no terreiro de outros países mas no deles eles querem é tudo debaixo do tapete sem julgamento de ninguém, essa tática deles é antiga.
Devolva os mesmo publicando todo eles nos mínimos detalhes..e até explicando os mesmos…parabéns por essa luta por justiça e pela verdade; continuem,essa ação vai forçar a ONU e o seu CS,controlado pelos saxônicos, a investigar td esses crimes.
Fidel enviou um recado para Obama.
Osama bin Laden trabalhou como agente secreto dos Estados Unitos.
A CALL TO THE PRESIDENT OF THE UNITED STATES
http://further-left-forum.blogspot.com/
Fidel: “I am adressing UnitedStates president Barack Obama”
http://engforum.pravda.ru/showthread.php?291709
http://www.granma.cu/portugues/reflexoes/4-agosto-emprazamento.html
http://www.granma.cu/
Eis o exemplo do mundo!!!!