Defesa & Geopolítica

Ucrânia receberá primeiro An-70 em 2011

Posted by

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/4/9/7/1174794.jpg

A Força Aérea da Ucrânia deverá receber seu primeiro avião de transporte tático Antonov An-70 no próximo ano. A aeronave incorporará atualizações tecnológicas com relação aos dois protótipos do modelo anteriormente produzidos. Segundo fontes da fabricante, o governo de Kiev receberá uma partida inicial de dois aviões de série, um em 2011 e outro em 2012.

Atualmente, a Antonov prossegue com o programa de testes e utiliza um único protótipo para este fim. Apesar das dificuldades técnicas e financeiras enfrentadas pelo projeto, o exemplar de testes cumpriu um variado conjunto de ensaios, como lançamento de paraquedistas e cargas nas mais variadas velocidades de voo e avaliação de procedimentos de segurança e emergência. A companhia informou que os ensaios estáticos com a variante aperfeiçoada do motor Ivchenko-Progress D-27, que equipará a aeronave, já foram concluídos.

Os trabalhos de atualização da aviônica do An-70 estão em andamento, incluindo a instalação de um novo glass cockpit e sistema de controle de voo totalmente digital. A modernização está sendo considerada peça fundamental para que o An-70 alcance o estágio de produção seriada, uma vez que a tecnologia original da aeronave data da segunda metade da década de 1990.

Segundo a Antonov, testes de uma versão desenvolvida em conjunto com a Rússia deverão estar concluídos em 2012. Em junho, a Força Aérea Russa anunciou a aquisição de 40 unidades do An-70. A empresa de transporte de cargas Volga-Dnepr também assinou recentemente um memorando de entendimento visando a futura aquisição de seis exemplares da versão TS do avião.

Em linhas gerais, o An-70 é um avião de transporte comparável ao A-400M, da Airbus Military. Com uma envergadura de 44,06 metros e comprimento de 40,7 metros, a aeronave é capaz de transportar uma carga máxima de 47 toneladas. Carregando 20 toneladas, o avião alcança, sem escalas de reabastecimento, distâncias da ordem de 6.600 km e sua velocidade de cruzeiro é de 729 km/h.

Fonte: Tecnologia&Defesa

6 Comments

shared on wplocker.com