Polícia Federal mostra robô antibomba para a Copa de 2014

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/020175100803-robo-policia-federal.jpg

Sugestão: Eduardo Nicácio

Um robô que detona bombas à distância com jato d’água, um traje antifragmentos para proteger os peritos que desmontam artefatos explosivos e uma tenda para evitar detonações por meio de uma espuma especial.

Este é o “kit da Copa” do Grupo Antibombas da Polícia Federal, equipamentos dos três novos veículos recebidos pela corporação e que deverão ser usados na Copa do Mundo de 2014.

Os equipamentos foram comprados no Canadá a um custo de US$ 860 mil por veículo. O diretor do Departamento de Polícia Federal (DPF), Luiz Fernando Correia, disse que em 2007 o órgão fez um planejamento estratégico até 2022 em que as novas aquisições estavam incluídas para a Copa e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Atualização tecnológica

Correia ressaltou que, além de adquirir os equipamentos, agora é preciso fazer um trabalho conjunto na área de segurança pública no país.

“[Precisamos] difundir a doutrina não só dentro da PF como articular com as demais forças. Não podemos ter instituições preparadas [apenas] para eventos, mas sim para dar segurança ao cidadão e, quando houver eventos, essa capacidade seja aplicada.”

O diretor disse que serão feitos mais investimentos na atualização tecnológica, principalmente na questão pericial, pois um dos eixos do planejamento estratégico da Polícia Federal é a qualidade da prova científica. Segundo ele, os equipamentos são um avanço em relação aos usados nos Jogos Pan-Americanos, promovidos no Rio em 2007.

Cidades-sede

De acordo com o perito criminal Adauto Pralon, um dos responsáveis pela demonstração desses equipamentos, dos três novos veículos do Grupo Antibombas um vai para o Rio Grande do Sul e dois ficam em Brasília – no Instituto de Criminalística e na Superintendência de Polícia Federal.

Mais dois que o departamento já tinha estão em Salvador e no Rio de Janeiro, respectivamente, e a ideia é que cada uma das 12 cidades-sede da Copa de 2014 tenha um deles para o Mundial.

Fonte: Inovação Tecnológica

2 Comentários

  1. Vamos ficar espertos minha Poliçada.De agora em diante forças ocultas querem nos desestabilizar e patrulhar ainda mais é preciso.Mostraremos ao mundo que não somos grandes somente territorialmente,mas gigantes em potencial na determinação de crescermos sempre mais…Larga o aço neles.

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention Polícia Federal mostra robô antibomba para a Copa de 2014 « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.