EUA tentam reintegrar Honduras à OEA

http://www.rnw.nl/data/files/imagecache/must_carry/images/lead/oea-honduras.png

Agência Brasil

TEGUCIGALPA – À espera do fim da suspensão da Organização dos Estados Americanos (OEA), Honduras intensifica as negociações para ser reintegrada à entidade. O presidente hondurenho, Porfirio Pepe Lobo, reuniu-se ontem com a secretária de Estado para Assuntos Globais e de Democracia dos Estados Unidos, Maria Otero. As informações são do Departamento de Estado norte-americano. Os Estados Unidos mediaram um acordo para encerrar a crise política em Honduras deflagrada em junho de 2009.

Em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, Phillip J Crowley, disse que o objetivo da visita é buscar a normalização das relações políticas entre Honduras e o restante da comunidade internacional. “[A secretária] vai se reunir com altos funcionários governamentais, líderes empresariais e da sociedade civil, em Honduras. Ela acompanha o progresso que Honduras vive, e [atua] para normalizar seus laços com a comunidade internacional.”

Honduras foi suspensa da OEA depois do golpe de Estado de 28 de junho de 2009, que depôs o então presidente Manuel Zelaya. Uma manobra política conduzida por setores das Forças Armadas, do Congresso Nacional e da Suprema Corte retirou Zelaya do poder. Desde então há uma crise política no país.

Recentemente, uma comissão de alto nível da OEA divulgou um relatório informando sobre as condições políticas, jurídicas e sociais do país. No documento, os especialistas sugerem o fim das ações movidas contra Zelaya. O governo Luiz Inácio Lula da Silva também defende a anistia ao presidente deposto como condição prioritária para o reconhecimento do novo governo e a reintegração de Honduras ao órgão internacional.

Integrantes da reunião entre Pepe Lobo e Otero informaram que durante a conversa eles trataram desta questão e de temas sobre direitos humanos. Há denúncias de casos de violação de direitos humanos em Honduras. A secretária norte-americano fica até hoje em Tegucigalpa.

Fonte: Agencia Brasil via JB


28 Comentários

  1. O país que não deixar a OEA trabalhar quando está dando um golpe, não deveria ficar neste xororô agora para fazer parte da mesma….

  2. Tem que continua de fora essa marionete americano, será mais um estado para fazer as safadeza amricana na america latina e do sul.

  3. Lógica:
    Seja a proposta:
    declare:
    OEA=EUA;
    ONU=EUA;
    CS=EUA;

    beguin;
    if
    EUA->Honduras;
    then

    Honduras=(OEA or ONU);
    else
    Honduras=null

    end;

    #Esquenta não, se os EUA estiverem mandando em Honduras, ela não tem o que se #preocupar, estarão bem em OEA, ONU, planeta terra, wonderland ou qualquer lugar. #Afinal, EUA tem capachos em todo lugar!

  4. Quando pararem de matar jornalista(8 até agora) deixarem o povo se manifestar livremente nas ruas sem o risco de prisões sumárias e torturas, quando deixarem de ocupar e fechar as rádios TV e jornais, ou ainda quando libertarem os presos políticos de somente aclamavam o líder que elegeram(Zelaya) ai quem sabe a A.L. aceitará o retorno do país à organização OEA.

    Mais uma ditadura aceita e protegida pelos Yankees democratas….

  5. Para que OEA,ONU e CS, etc…existem para fazerem valer e darem legitimidade as vontades e as ingerencias do tio Sam???? Melhor nao telas, os nanicos devem se unir, se integrarem entre eles mesmos, formando fortes organizacoes regionais, para se fortalecerem e barganharesm em melhores condicoes com os poderosos!!! – Deveria ser criada uma UNASUL envolvendo soh as nacoes centro-americanos UNCA, sem USA, que nao tem nada a ver com elas, exceto instalar ditaduras,corromper elites, em detrimento do povo centro-americano e encher o saco!!! Deveriam deixar Honduras de fora da OEA, e aplicar um forte embargo economico contra qualquer pais golpista da America Latina, nos moldes de Honduras. Soh volta quando restituirem o poder ao presidente, anterior, deposto pelo golpe, e que foi democraticamente eleito. Se a OEA nao prestar para isso, nao presta para nada e eh melhor nao existir.

  6. Enquanto isso os exemplos de democracia como Cuba,Equador,Bolivia,Venezuela e outros que fecham emissoras de tv,perseguem reporteres,politicos e qualquer pessoa de opiniao diferente da “opinião geral” é perseguida e presa quando não fuzilada.GRANDES EXEMPLOS DE DEMOCRACIA!!!!!!!!

  7. Os presidentes da Venezuela, Bolivia, Equador, foram eleitos no voto, nao na baioneta!!!Mudancas constitucionais foram feitas de acordo com as leis vigentes em cada pais e continuam a desfrutar da Democracia. Para o povo desses paises estah sendo otimos e nos nao temos nada com isso, ta bom para eles ta bom para nos, e daih????Nao nos metemos na politica interna de outros paises, como marionetes do tio Sam a seu bel prazer e isso estah muito certo. Queremos a America Latina em paz, bem, politica e economicamente, unida e feliz!!!Nao precisamos de bases de fdp nenhum por aqui, podemos resolver nossos problemas sozinhos, nao precisamos deles para nada!!!!

  8. Francoorp :
    Quando pararem de matar jornalista(8 até agora) deixarem o povo se manifestar livremente nas ruas sem o risco de prisões sumárias e torturas, quando deixarem de ocupar e fechar as rádios TV e jornais, ou ainda quando libertarem os presos políticos de somente aclamavam o líder que elegeram(Zelaya) ai quem sabe a A.L. aceitará o retorno do país à organização OEA.
    Mais uma ditadura aceita e protegida pelos Yankees democratas….

    Os ianks sempre apoiaram ditaduras ou ditabrandas,se lhes forem conveniêntes..e estão acusando o BRASIL de ser lenientes com ditaduras.

  9. Jakson Almeida:

    Alguém aqui disse que estes países citados pelo senhor são exemplos de democracia??? Não, foi o senhor que disse isso de forma irônica…

    A parte o Equador no qual o presidente foi eleito, a Bolívia país no qual o presidente foi eleito, A venezuela que tem eleições a cada dois anos para confirmar o mandato do Chavez… por isso são lideres populistas, pois estão sempre em campanha eleitoral, entendeu agora o ponto!!!

    Em nenhum destes países acima(Equador, Bolivia, Venezuela) tem fuzilamento como o senhor diz, ao contrário de muitos amiguinhos dos Yankees!

    Não são exemplos, mas são democracias a perseguição é mais dos meios de informação nos confrontos dos lideres… assim com não é Honduras, nem Arábia Saudita, Dubai, Yemem, Omã, Paquistão… todos estes amiguinhos e protegidos dos democráticos Yankees!!

    Veja este film do programa Vanguard(Current TV) bloco “Sem censura”, tem cinco partes, te dou a 1° depois o resto o senhor procura…se quiser, sugiro a parte 3 e 4, são muito interessantes para a Venezuela REAL de hoje, talvez te abra os olhos um pouquinho:

    http://www.youtube.com/watch?v=39qGlu0B8h8

  10. Amigos

    Não devia ser levado em consideração esse negócio Cuba,Venezuela e Bolívia ser de 1 lado e Honduras ser de outro,daí se você fala de Honduras,você estária “supostamente” encobrindo o caso dos outros 3 países,não devia ser assim,pois o fato é que esses 4 países são opressores e devemos acusa-los por igual.Simples assim.

  11. Claro em Cuba 17.000 pessoas foram fuziladas em nome da democracia,na Venezuela falta comida porque o pais ja não produz e tem de importar e sem falar no racionamento de energia e na “INVASÃO DOS TERRORISTA DAS FARC”,na Bolivia o Cocaleiro deixa produzir cocaina desde que ele receba seus “presentinhos”.Eu recomendo que leiam o Pricipe de Maquiavel, e quem sabe não entenderam um pouco do despotismo de lideres tiranicos.

  12. Viva o populismo!!!!Se nao fosse isso o pais estaria no caos, com esses politicos e partidos casuistas, mediocres, que nao tem nada de bom a oferecer ao povo brasileiro, exceto escandalosos atos de corrupcao, que viram as costas ao povo assim que eleitos e correm servir aos lobbies estrangeiros e encherem os bolsos. Gracas ao presidente Lula, um grande estadista e lider populista, que governa para o povo que o elegeu, o Brasil conseguiu sair da lama em que se encontrava, isso foi nada mais nada menos uma revolucao populista. A grande virtude do populismo eh a legitimidade da lideranca e a simbiose entre o lider e o povo, a confianca mutua, que possibilita passar por cima desses partidos mediocres, casuistas – que nao apresentam um proposta decente ao povo brasileiro, nem tampouco se promove uma reforma politica, para fazer com que a democracia funcionte sem esses escandalos de corrupcao – para o beneficio de ambos. Se tivessemos uma lideranca que nao fosse populista, como em governos anteriores ao de Lula, ainda estariamos na merda!!!!Esses que condenam o populismp nao passam de despeitados, as viuvas de FHC e os demais entreguistas de plantao!!!

  13. Ai vai um trecho de “O Principe” de Maquiavel.

    CAPÍTULO VIII
    DOS QUE CHEGARAM AO PRINCIPADO POR MEIO DE CRIMES
    (DE HIS QUI PER SCELERA AD PRINCIPATUM PERVENERE)
    Mas, porque pode-se tornar príncipe ainda por dois modos que não podem ser atribuídos totalmente à
    fortuna ou à virtude, não me parece acertado pô-los de parte, ainda que de um deles se possa mais
    amplamente cogitar em falando das repúblicas. Estes são, ou quando por qualquer meio criminoso e
    nefário se ascende ao principado, ou quando um cidadão privado torna-se príncipe de sua pátria pelo
    favor de seus concidadãos. E, falando do primeiro modo, apontarei dois exemplos, um antigo e outro
    atual, sem entrar, contudo, no mérito desta parte, pois penso seja suficiente, a quem de tal necessitar,
    apenas imitá-los.
    http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/principe.pdf

  14. Jakson Almeida :
    Claro em Cuba 17.000 pessoas foram fuziladas em nome da democracia,na Venezuela falta comida porque o pais ja não produz e tem de importar e sem falar no racionamento de energia e na “INVASÃO DOS TERRORISTA DAS FARC”,na Bolivia o Cocaleiro deixa produzir cocaina desde que ele receba seus “presentinhos”.Eu recomendo que leiam o Pricipe de Maquiavel, e quem sabe não entenderam um pouco do despotismo de lideres tiranicos.

    Ja li meu… e também graças a ele que penso desta forma clara e resoluta, mas as teorias de Macchiavelli valem para os dois lados, não somente para o lado da “esquerda” como o senhor quer colocar, a casa branca usa dos mesmo artifícios para manter-se no poder, igual aos comunas, igual a todos.

    Alias em Cuba não eliminaram latifundiários, empresários, políticos e tudo mais pela democracia, mas em nome da revolução!! E em revolução é assim mesmo, com muitas mortes na classe dominante que vem deposta, pois é uma revolução e não um golpe de estado, onde neste ultimo troca-se somente os poderosos e não o sistema em si!

    Quem mata em nome da democracia são os Yankees, e isso esta aos olhos de todos!

    Não faça assim, creio que o senhor tem uma capacidade de raciocinar livremente e não de ser doutrinado ao ódio, como normalmente acontece por ai em certos blogs. Então use esta capacidade de raciocínio, ou vai fazer que nem o Lecen, que fala conscientemente besteira so pra contrariar os outros e criar polêmica… cadê tu Lecen?, este tópico é dos seus…

  15. Bom no populismo o lider, ofusca a liberdade individual, por um elemento de interesse geral, bom aquele que perde, nesse caso e o mesmo que anteriormente, estraia do coletivo beneficio proprio, logo realmente a democracia participativa será para este um sistema autoritario, já que o mesmo perdeu o direito de possuir escravos.
    , por pior esse libertario individuo, possa achar que ficou. já para os escravos esta muito melhor e o Sr Jackson Almeida, JAMAIS compreedera, esta muito alem dos mesquinhos objetivos do tio sam e aqueles que o seguem

  16. Caro Francoorp,

    “”não somente para o lado da “esquerda” como o senhor quer colocar, a casa branca usa dos mesmo artifícios para manter-se no poder, igual aos comunas, igual a todos.””

    Acertou em cheio, na mosca, ateh muito recentemente o proprio George Bush estava sendo rotulado de populista, lah nos EUs. O populismo, sem duvida eh usado pelos dois lados: o lider populista de esquerda e tambem nacionalistas – esses ultimos, nao necessariamente socialistas,comunistas, nazistas ou integralistas, como insinua a direitalha mal intencionada. Os populistas demagogos e vira-latas de direita se amparam nas elites, no poder dessas elites e vice-versa. Por outro lado, lideres como o Getulio Vargas e Lula, se amparam nas massas, na legitimidade do voto de confianca que recebeu do povo e vice-versa. Dissestes tudo Francoorp!

    Abraco

  17. Os estados totalitarios existem tanto na esquerda quanto na direita,eu não afirmei o contrario,mas querer justificar que em nome e em prol da “sociedade coletiva” se aceite o exterminio, o massagre, e a execução de pessoas para justificar esse pensamento populista é ridiculo,afinal justificar o fim independente do meio e o mesmo argumento defendido pelos nazistas e comunistas.

  18. Para mim os presidentes da Bolivia e da Venezuela foram eleitos pelo voto democratico, então o povo que se esploda… quem mandou eleger esses “idi***s”!?
    A balança comercial ta nos favorecendo, 3 Bilhões, então ta tudo certo!

  19. Mas um exemplo para o pessoal do “populismo acima de tudo”, lembra dos cubanos que foram enviados de volta a Cuba depois de tentarem entrar nos estados unidos e que foram fuzilados. Foram fuzilados por quê?Por quererem uma vida melhor. Ótimo exemplo de democracia da “sociedade populista”. Hitler, Stalin, Fidel e outros são excelentes exemplos de defensores da democracia.

  20. Por que serah que os EUs nao os deixaram entrar, preferiram deixa-los morrer ??? Puxa, quem tem amigos como esses nao populistas nao precisam de inimigos!!!!!Ja pensou se os americanos nao fossem bonzinhos …???

  21. Eh, em nome da democracia de colegio eleitoral(tipico de regimes ditatoriais) e do populismo demagogico ianque, eles assassinaram milhares no iraque, numa “invasao”, ou melhor, num atentado terrorista contra o povo iraquiano. Agora estao querendo fazer de novo contra o Iran.

  22. Pra sua informação eles foram interceptados em alto mar caso tivessem chegado em terra pediriam asilo politico que seria aceito pelos americanos,é so olhar o tamanho da comunidade de cubanos nos estados unidos que ate elegem deputados.

  23. A propósito qual é o esporte e a bebida preferidos do Fidel.Eu te respondo COCA-COLA E BEISEBOL, não é ironico que El chefe goste de simbolos da cultura do pais que ele tanto odeia(ou gosta,vai se saber).

  24. Hum…ja sei…a Marinha cubana que os interceptou e os mandou de volta ah ilha. Quando eles tentaram entrar, ainda estavam em mar territorial cubano …nao eh???
    Voce diz:
    …”foram enviados de volta a Cuba depois de tentarem entrar nos estados unidos”

    Quanto ao numero de cubanos, isso eh verdade, todos os vira-latas das elites e seus aliados profissionais liberais e empresarios, bem como os demais aculturados fugiram de cuba. Outros que nao sairam antes, chegaram depois e estavam sendo usados para participarem eventualmente de uma contra-revolucao e invasao cubana, quando os ianques quebraram a cara na baia dos porcos !!!! Ateh os latino-americanos de Cuba ja surraram os terroristas do tio Sam !!!! Outra guerra perdida!!!!

  25. Quanto a coca-cola e beisebol, nao sei se isso eh verdade, mas se o Fidel gosta disso, te garanto que nao eh por serem simbolos da cultura ianque!!! Eu tambem gosto de guarana e coca-cola. Mas te garanto que nao eh porque isso eh um simbolo da cultura estadunidense e que nem por isso acho que “americano eh bonzinho”!!!

  26. Jakson Almeida :
    mas querer justificar que em nome e em prol da “sociedade coletiva” se aceite o exterminio, o massagre, e a execução de pessoas para justificar esse pensamento populista é ridiculo,afinal justificar o fim independente do meio e o mesmo argumento defendido pelos nazistas e comunistas.

    Ninguém aqui justificou nada não, onde esta esta justificação que o senhor diz, me mostra!!

    Tentar justificar torturas, homicídios de humilhações é o que os Yankees fazem dizendo que lutam pela liberdade, democracia e justiça, isso sim é querer justificar homicídios em massa pelo mundo afora, quando sabemos que os verdadeiros motivos são o Petróleo e os meios de domina-lo geograficamente, e viva a liberdade na Arábia Saudita, amiga dos Yankees!!!

    Então é a direita nazista, pois o nazismo era de direita e odiava o comunismo (esquerda), que está sempre pronta pra justificar os crimes cometidos em nome da justiça divina Ocidental!

    Jakson Almeida :
    A propósito qual é o esporte e a bebida preferidos do Fidel.Eu te respondo COCA-COLA E BEISEBOL, não é ironico que El chefe goste de simbolos da cultura do pais que ele tanto odeia(ou gosta,vai se saber).

    Foi a propaganda que disse que estes são símbolos da cultura dos USA, mas estes são somente outras formas de condução mental para a massa dominada consumir produtos que geram uma falsa identidade coletiva… nada mais que isso, é tudo fabricado em um escritório de marketing.

    E Fidel os faz por que assim sempre foi na Ilha, ilha que era colônia Yankee antes da revolução, chamada: O bordel dos Yankees, onde os esportes nacionais dos colonizadores foram incorporados no cotidianos das massas oprimidas, como é o caso do Cricket no Paquistão ou na Índia e coisas várias… mas isso é conhecimento mínimo para uma discussão de nível, deverias saber disso ao invés de tentar usar isso contra os pobres e condicionados cubanos, Fidel não fez mais que suas obrigações em manter as tradições do seu povo, mesmo que estas sejam derivadas de um período de humilhação como era o pré-Fidel… é o mínimo que se exige de um líder.

    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    Al Carvalho:

    Valeu, isso ai é que conta, estar acordados diante a propaganda martelante.

  27. Jakson Almeida :
    Mas um exemplo para o pessoal do “populismo acima de tudo”, lembra dos cubanos que foram enviados de volta a Cuba depois de tentarem entrar nos estados unidos e que foram fuzilados. Foram fuzilados por quê?Por quererem uma vida melhor. Ótimo exemplo de democracia da “sociedade populista”. Hitler, Stalin, Fidel e outros são excelentes exemplos de defensores da democracia.

    Nào, foram fuzilados por desistirem de lutar pela bem do povo cubano, queriam somente ter a pròpria individualidade acima dos outros, isso é um crime de triaçào!!

    Quanto a novamente citar a palavra “democracia da sociedade populista” de forma dirigida e fora do contexto da discussão, vejo que até agora não conseguiu fazer uma interpretação de texto valida, pois eu não vi ninguém dizendo isso ai, alias dizem o contrario, mas sem espírito reacionário de querer ver o outro destruído, como é praxe na política dos Yankee, eles devem ter sempre um inimigo pronto para poder justificar à própria nação a matança global que consomem mundo afora, isso é populismo violento!

    Isso sim é ser uma “democracia da sociedade populista”… então não me venha com frase feitas pela propaganda, pois se queres debater assim, não tem saída, todas estas mentiras fabricadas por marketeiros caem perante uma mínima análise do pensamento não condicionado.

    Valeu, e vejo que o único lugar que tens para debater, pelo menos em quanto disser frases e verdade de propagandas, e la no Blog da Trilogia, alias se disser algo fora do certame, criticar ou reagir as agressões do Mr FAKE, poderás ser expulso, tenha atenção então, não diga nada fora do contexto do ambiente, ou seja, levante o braço direito de forma esticada e grite junto com os seus camaradas: Sig,Sig: USA. Sig Sig: USA Sig Sig: USA. O Gripen é o nosso cristo e o USA é o nosso Deus, odeie tudo e todos os que forem contrários, seguindo à risca o que diz o Profeta Mr. FAKE!!!

    Se for debater em fóruns fechados por ai, como o DB ou BM, a coisa fica feia pra ti, as verdades prontas duram pouco…

Comentários não permitidos.