Defesa & Geopolítica

EUA tentam reintegrar Honduras à OEA

Posted by

http://www.rnw.nl/data/files/imagecache/must_carry/images/lead/oea-honduras.png

Agência Brasil

TEGUCIGALPA – À espera do fim da suspensão da Organização dos Estados Americanos (OEA), Honduras intensifica as negociações para ser reintegrada à entidade. O presidente hondurenho, Porfirio Pepe Lobo, reuniu-se ontem com a secretária de Estado para Assuntos Globais e de Democracia dos Estados Unidos, Maria Otero. As informações são do Departamento de Estado norte-americano. Os Estados Unidos mediaram um acordo para encerrar a crise política em Honduras deflagrada em junho de 2009.

Em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, Phillip J Crowley, disse que o objetivo da visita é buscar a normalização das relações políticas entre Honduras e o restante da comunidade internacional. “[A secretária] vai se reunir com altos funcionários governamentais, líderes empresariais e da sociedade civil, em Honduras. Ela acompanha o progresso que Honduras vive, e [atua] para normalizar seus laços com a comunidade internacional.”

Honduras foi suspensa da OEA depois do golpe de Estado de 28 de junho de 2009, que depôs o então presidente Manuel Zelaya. Uma manobra política conduzida por setores das Forças Armadas, do Congresso Nacional e da Suprema Corte retirou Zelaya do poder. Desde então há uma crise política no país.

Recentemente, uma comissão de alto nível da OEA divulgou um relatório informando sobre as condições políticas, jurídicas e sociais do país. No documento, os especialistas sugerem o fim das ações movidas contra Zelaya. O governo Luiz Inácio Lula da Silva também defende a anistia ao presidente deposto como condição prioritária para o reconhecimento do novo governo e a reintegração de Honduras ao órgão internacional.

Integrantes da reunião entre Pepe Lobo e Otero informaram que durante a conversa eles trataram desta questão e de temas sobre direitos humanos. Há denúncias de casos de violação de direitos humanos em Honduras. A secretária norte-americano fica até hoje em Tegucigalpa.

Fonte: Agencia Brasil via JB


28 Comments

shared on wplocker.com