TECNOLOGIA – China desenvolve trens que chegarão a 600 km/h

JR-Maglev (trem de levitação magnética japonês).

A China está a tentar desenvolver trens de levitação magnética (maglev) que alcancem a velocidade recorde de 600 km/h, informou esta terça-feira o jornal oficial China Daily. “Essa velocidade pode ser alcançada com túneis com baixa resistência do ar, para que o maglev se movimente através deles“, explicou Shen Ziyung, membro da equipa do laboratório estatal da Universidade do Sudoeste de Jiaotong, que realiza a pesquisa.

Esta nova tecnologia usará menos aço que um trem normal, e espera-se que possa começar a funcionar em dez anos, segundo Zhang Yaoping, outro membro da equipa, que acrescentou que a aplicação desta invenção dependerá da decisão do Ministério dos Transportes do país. Até agora, o único maglev do mundo em uso comercial é o que une o aeroporto internacional de Pudong, em Xangai, com os arredores da cidade. Este é o trem mais rápido do planeta e percorre os 40 quilómetros de distância da linha em menos de oito minutos, a uma velocidade de 430 km/h.

Fonte:Voz da Rússia

5 Comentários

  1. Antes demais gostaria de dizer que deve ser um enorme desperdício de dinheiro ter um MagLev a percorrer 40 quilómetros em oito minutos. Se contarmos a aceleração e a travagem (que não são nem num caso nem noutro curtas) ficamos com quantos quilómetros a 430 km/h?

    Por outro lado, a China é perfeitamente capaz de ter esta tecnologia, tem é de ser outro país qualquer a desenvolvê-la primeiro…

  2. Só para lembrar: esta tecnologia foi desenvolvida pelos alemães, não é chinesa. A implementação do atual maglev “chinês” não foi feita por eles, embora haja mérito em retrabalhar a tecnologia dos alemães, se de fato esse projeto for verdadeiro.

  3. Essa linha de 40km pode ser considerada como um teste do sistema alemão. Me parece que a China tem um projeto de ligar o país inteiro com linhas de trem do MagLev.

Comentários não permitidos.