Rússia Determinada a Defender Seus Direitos sobre Plataforma Continental do Ártico

“Acadêmico Fiódorov”. © da foto: RIA “Novosti”

A Rússia, os Estados Unidos e o Canadá estão buscando uma argumentação em apoio às suas aspirações a uns gigantescos territórios da plataforma continental do Ártico. Na semana passada, uma expedição científica russa partiu para o oceano Glacial Ártico a bordo do navio científico “Acadêmico Fiódorov”. A seguir ao “Acadêmico Fiódorov”, zarparam para a mesma zona o quebra-gelos da Guarda Costeira estadunidense “Healy” e o navio quebra-gelos da Guarda Costeira canadense “Louis Saint Laurent”.

O “Acadêmico Fiódorov” foi enviado para realizar trabalhos de prospeção geológica e sísmica no oceano Glacial Ártico durante sem dias. Os resultados das sondagens haverão de proporcionar argumentos científicos para a justificação do pedido apresentado pela Rússia às Nações Unidas.

Os quebra-gelos estadunidense e canadense planejam levantar um mapa do fundo do oceano Glacial Ártico para que fique claro quais as zonas oceânicas e as respetivas riquezas a que os respetivos Estados podem aspirar.

Como se supõe, a região em volta do Polo Norte encerra um quarto das reservas mundiais de petróleo e gás. O aquecimento global e o concomitante derretimento dos gelos árticos poderiam colocar na ordem do dia internacional a possibilidade de exploração dessas jazidas em termos práticos.

Cada um desses países pôs-se a elaborar seu próprio programa de desbravamentio dos territórios se livrando de gelo. Mas, como se verificou de repente, o componente militar ocupa um lugar de destaque nesses planos.

Em julho de 2009, o Canadá apresentou oficialmente um relatório governamental sobre a estratégia nórdica nacional. O documento aponta abertamente a necessidade de instalação de um centro de treinamento do Exército na cidade de Resolute Bay. Nos Estados Unidos, entretanto, já se fala da necessidade de proceder o mais rapidamente possível à construção de uma frota nacional de quebra-gelos. Em 2009, o Conselho de Segurança da Rússia analisou um projeto de “Doutrina do Ártico”, o qual pressupõe, entre outras coisas, a criação, num futuro previsível, de uma”tropa ártica”.

Como se compreenderá, ninguém deseja conflitos sérios de qualquer espécie nessa região. Todavia, muitos políticos estimam que as negociações serão tanto mais eficientes e os argumentos diplomáticos e científicos serão tanto mais convincentes quanto mais claramente se divisarão quepes militares por trás das costas dos diplomatas e cientistas.

Leia também

Projeto KRIOS e a Guerra fria– uma simulação do Plano Brasil

Fonte: Voz da Rússia

5 Comentários

  1. “Como se compreenderá, ninguém deseja conflitos sérios de qualquer espécie nessa região. Todavia, muitos políticos estimam que as negociações serão tanto mais eficientes e os argumentos diplomáticos e científicos serão tanto mais convincentes quanto mais claramente se divisarão quepes militares por trás das costas dos diplomatas e cientistas.”
    ………………………………..

    É esta logica que a maioria dos brasileiros ,especialmente de classe média, ainda precisa compreender para valorizar e apoiar nossas F.A.

  2. o que considero util e facil de ser feito eh dar conhecimento as pessoas, encaminhar esta noticias e tantas outras a quem puder. gravar documentarios e distribuir aleatoriamente ou para amigo, dar luz aos fatos. a midia americana vivi reescrevendo a historia (em novas e favoraveis versoes). os EUA estao perdendo relevancia economica, politica mas a militar eles jamais irao perder de maneira amigavel. Certa vez Collin Powell disse:” … os EUA podem parar de investir durante 20 anos em armas e mesmo assim ainda seriam lideres…” (Folha de SP em entrevista, acho que foi em 2004 mas posso estar equivocado). No caso do Brasil, eu acharia realmente proveitoso se fosse melhor trabalhado a questao da comunicacao da imagem do pais em nivel global….

  3. O mar ártico e antártico,ambos serão grande fonte de tensão internacional,o Oceano atlântico de norte ao sul,poderá ser palco de grandes batalhas navais,com foi o pacífico,na outrora.

Comentários não permitidos.