Chefes sul-americanos da Defesa reúnem-se em Lima para uma conferência

http://images.milbadges.com/217/us_southern_command_emb_n11118.gifSteve McLoud/DIÁLOGO

Líderes do Comando Sul dos EUA (U.S. Southern Command – SOUTHCOM) reúnem-se com oficiais graduados da segurança da América do Sul, entre os dias 2 e 4 de Agosto, para a segunda conferência anual sul-americana de chefes da Defesa, com o objetivo de melhorar a cooperação na segurança da região.

A Conferência de Líderes da Defesa Sul-Americana, co-patrocinada pelas Forças Armadas do Peru e pelo SOUTHCOM, está acontecendo em Lima, no Peru. O tema central da conferência é o apoio militar à assistência humanitária e resposta de desastre, juntamente com assuntos relacionados e ameaças à segurança, além da maneira como os Estados Unidos e as nações parceiras da região vêm trabalhando para melhor enfrentar tais ameaças.

Um dos principais objetivos da conferência é estimular os participantes a manterem um diálogo franco e direto sobre os temas referentes à segurança e examinar as áreas de interesse mútuo para colaboração e cooperação. A conferência do ano passado, que aconteceu em Cartagena, na Colômbia, concentrou-se nos desafios e missões futuras para as forças da América do Sul. Anteriormente, estas conferências sobre segurança eram divididas em duas regiões: ANDSEC (Conferência de Segurança da Cordilheira dos Andes), abrangendo os países da Cordilheira dos Andes, e a SOUTHDEC (Conferência da Defesa do Cone Sul), com os países do Cone Sul.

Os participantes da conferência são líderes da segurança de oito nações e representantes de várias organizações regionais, incluindo a Junta de Defesa Inter-Americana (Inter-American Defense Board – IADB), a Escola de Defesa Inter-Americana (American Defense College – IADC) e o Centro Hemisférico de Estudos de Defesa (Center for Hemispheric Defense Studies – CHDS). México e Panamá foram convidados para a conferência deste ano como observadores.

Fonte:Dialogo

9 Comentários

  1. Pura conversa fiada p coisa nenhuma ,é uma forma de manter a hegemonia sobre as FAs da região…temos de previligiar as reuniões da UnaSul manter a mesma com contigentes de soldados da Região,dos afiliados e sob um só comando.Sem os sanguessugas dos ianks.

  2. É necessário que o Conselho de Defesa da UNASUL alerte seus membros sobre esse tipo de assédio que não esconde uma certa ingerência do EUA sobre os temas pertinentes ao Sul. ISTO AQUI NÃO DIZ MAIS RESPEITO A ELES!!!

  3. Os americanos não querem perder a pose, assim os peruanos estão cooperando, mas o desconfiometro deles(USA) deveria já estar acusando sobre a rejeição de toda ou quase toda AS com relação a eles.

  4. Se tem a participação deles a UNASUL pode vir a ser tudo na vida menos UNASUL.Creio que so quem diria “NÃO” a eles é Brasil,Venezuela e possivelmente a Argentina todos os demais de uma forma ou de outra com eles são envolvidos.Abre o olho Brasil.

  5. E mt desolador ver o Peru ,o chile sempre foi da órbita do ianks,+o peru? Mô sacangem , dando guarida a esses corsários…temos de nos cuidar,com hermanos assim quem precisa de inimigos?

  6. O que temos de fazer é ta nem ai pra todos eles aproveitar-mos nosso momento economico e energetico e alavancar de vez como foguete.Se vierem mecher com a gente mostramos a eles aquilo que somente desconfiam,toda a agressividade do mais sanguinario guerreiro que poderiam imaginar.

  7. Nao passa de uma reuniao de vira-latas da America do Sul, com os viloes do norte. Vao lah para depois virem ameacar de golpe as governos civis da America Latina, soh isso que sabem fazer, conspirar, conspirar …Hipocritas, o maior perigo para a America Latina eh eles mesmos, nao podem nos ver bem e em paz !!!

Comentários não permitidos.