Defesa & Geopolítica

Chefes sul-americanos da Defesa reúnem-se em Lima para uma conferência

Posted by

http://images.milbadges.com/217/us_southern_command_emb_n11118.gifSteve McLoud/DIÁLOGO

Líderes do Comando Sul dos EUA (U.S. Southern Command – SOUTHCOM) reúnem-se com oficiais graduados da segurança da América do Sul, entre os dias 2 e 4 de Agosto, para a segunda conferência anual sul-americana de chefes da Defesa, com o objetivo de melhorar a cooperação na segurança da região.

A Conferência de Líderes da Defesa Sul-Americana, co-patrocinada pelas Forças Armadas do Peru e pelo SOUTHCOM, está acontecendo em Lima, no Peru. O tema central da conferência é o apoio militar à assistência humanitária e resposta de desastre, juntamente com assuntos relacionados e ameaças à segurança, além da maneira como os Estados Unidos e as nações parceiras da região vêm trabalhando para melhor enfrentar tais ameaças.

Um dos principais objetivos da conferência é estimular os participantes a manterem um diálogo franco e direto sobre os temas referentes à segurança e examinar as áreas de interesse mútuo para colaboração e cooperação. A conferência do ano passado, que aconteceu em Cartagena, na Colômbia, concentrou-se nos desafios e missões futuras para as forças da América do Sul. Anteriormente, estas conferências sobre segurança eram divididas em duas regiões: ANDSEC (Conferência de Segurança da Cordilheira dos Andes), abrangendo os países da Cordilheira dos Andes, e a SOUTHDEC (Conferência da Defesa do Cone Sul), com os países do Cone Sul.

Os participantes da conferência são líderes da segurança de oito nações e representantes de várias organizações regionais, incluindo a Junta de Defesa Inter-Americana (Inter-American Defense Board – IADB), a Escola de Defesa Inter-Americana (American Defense College – IADC) e o Centro Hemisférico de Estudos de Defesa (Center for Hemispheric Defense Studies – CHDS). México e Panamá foram convidados para a conferência deste ano como observadores.

Fonte:Dialogo

9 Comments

shared on wplocker.com