Casa Branca rejeita pedido por reunião de Ahmadinejad

http://www.artshopping.com.br/lojavirtual/images/charge_obama_lula_ahmadinejad.jpg

Washington – A Casa Branca rechaçou um pedido do presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, por uma reunião pessoal com seu congénere norte-americano Barack Obama, ao dizer que Teerão não foi séria a respeito da discussão do seu programa nuclear.

“Sempre dissemos que estávamos prontos a discutir o programa nuclear ilícito do Irão, se o Irão for sério sobre fazer isso”, disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs. “Até agora, essa seriedade não esteve lá”.

Segunda-feira, o líder iraniano criticou Obama por ter perdido “oportunidades históricas” de reparar as relações rompidas entre Washington e Teerão e propôs a reunião.

“Nós estamos vamos com esperanças para a Assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas)”, disse Ahmadinejad, num discurso a iranianos no exterior, que foi exibido ao vivo na televisão estatal do país.

Fonte:Angola Press

20 Comentários

  1. O tempo….precisa de + tempo…um roto falando do esfarrapado,os ianks ñ cumprem o TNP e querem q os outros cumpram? Q moral eles tem? Vide seu apoio aos SSioniSStras e seu crescente arsenal atômico é, p serem diminuidos ,conforme as cláusulas do TNP…

  2. O fato de se recusar a conversar só demonstra , mais uma vez, a hipocrisia e cinismo do EUA, dizer que:

    “Sempre dissemos que estávamos prontos a discutir o programa nuclear ilícito do Irão, se o Irão for sério sobre fazer isso” , é puro exercício de uma retórica hipócrita.

    O governo estadunidense nunca quis negociar, de fato, exceto se as negociações fossem um caminho para a rendição e submissão total do Iran, aos interesses comerciais e geopolíticos norte americanos.

  3. Ahmadinejad esta louco se acha que um pedido destes deve ser levado a sério, o mínimo que iria acontecer se um hipotético debate desses acontecesse, é que ele iria falar um monte de barbaridades em nome de Alá, e no final, iria sair cantando de galo, dizendo que botou o Obama no lugar dele, sem resolver absolutamente ou ceder NADA. Sinseramente, o Irã é maior do que o Ahmadinejad e seus atuais líderes, é uma pena.

  4. Já que no caso do Iran possuir a bomba e resolver tomar a iniciativa de utiliza-la para um ataque, ele seria literalmente desintegrado pela reação de EUA/Israel/OTAN.

    Certamente que uma bomba iraniana só teria uma utilidade:

    A dissuasiva.

    E neste caso, impedindo uma guerra , uma agressão ao seu território, seria uma bomba pela paz…

    E em matéria de paz, o Iran tem muitissimo mais credibilidade do que o EUA e os países da OTAN, visto que há 600 anos não inicia uma guerra de agressão à outro país.
    ……………………………………………..
    Desde 1979, o Irã tem sido apresentado aos cidadãos norte-americano como inimigo dos EUA;

    Se o Irã é hoje uma ameaça aos EUA – e tudo que o governo dos EUA diz e faz indica que, sim, os EUA veem o Irã como uma ameaça – qual, então, seria a natureza dessa ameaça? Serão, mesmo, as armas nucleares?

    “O prof. Subhash Kapila, especialista do South Asia Analysis Group, publicou artigo, em 2006, no qual diz claramente que “com armas nucleares ou sem elas, o Irã jamais terá meios para oferecer resistência efetiva contra o poderio bélico dos EUA”

    “Kapila diz também que “O principal impulso estratégico que modela a percepção de que o Irã implicaria algum tipo de ameaça aos EUA é a emergência do Irã como potência regional na Região do Golfo – com vários efeitos sobre os interesses nacionais dos EUA na mesma região.”

    “Gregory Aftandilian, assessor do Congresso para política exterior, acrescentou à discussão um aspecto que raramente se ouve considerado nos EUA: “o Irã não é estúpido a ponto de atacar Israel. (…) É Estado que tem milhares de anos, uma longa história. Teerã não pratica diplomacia de suicídio.”
    ………………………………………………

    Quando a Europa ocidental ainda era povoada por tribos de selvagens, o iran já tinha uma civilização…

  5. Wi

    Eu não acredito em conto de fadas e, para mim, como para muita gente, a bomba nas mãos dos iranianos serviria para qualquer coisa como serve a Bomba para a Coreia do Norte – um meio de chantagem e intimidação.

    Mas que potência pode ser o Irão na região, se mais de metade dos países da região não os grama????

    Quanto à última provocaçãozinha sobre a História da Europa (presumo que o Wi seja índio tupiniquim…) quando é que foi isso?

    Mas já se deu conta que a Pérsia era um conjunto de tribos também, como todos os impérios da Época Clássica?

    Eram tão desenvolvidos tão desenvolvidos, que há mais de 400 anos que não contribuem para o aumento do conhecimento da Humanidade…

    PS – Todas as civilizações que se diziam desenvolvidas complementaram o conhecimento do Ocidente. O Ocidente veio a superiorizar-se pela sua capacidade em interiorizar os conhecimentos dos outros, e não negá-los e ostracizá-los como essas “civilizações” o fizeram. Foi uma questão de inteligência histórica, como os japoneses por exemplo.

  6. afonso de portugal:

    “quando é que foi isso?”
    …………………….

    Civilizações no Oriente Médio, na Asia Central e na China são anteriores a civilização europeia, isto não se discute. E não se tratavam de tribos selvagens.

    Quanto ao Iran:

    As datas podem ser e são , sempre questionadas, más pode-se falar em datas como 3.700 anos atrás

    Citando a wikipedia:

    Irã: Palavra que significa literalmente, “terra dos arianos” (no sentido étnico do termo)
    .

    Os persas, foram o subgrupo dos arianos que prevaleceu no Iran, por isto no ocidente, o país passou a ser chamado de Pérsia, más lá no cafofo deles, na antiguidade, sempre denominaram seu país de Iran

    Os iranianos são arianos(iranianos = arianos),mais especificamente do subgrupo Indo-europeu(da mesma etnia dos gregos), que se espalharam pela Europa e península da India, a partir do final do neolítico. Os Iranianos detestam ser confundidos com os árabes, suas elites sentem mais afinidade, etnica, com os europeus.

    Pode-se dizer que o Iran é um dos berços da cultura judaico/cristã e por consequência, ocidental.

    No Iran nasceu o Zoroastrismo, uma das religiões mais antigas (+ ou – 1700A.C) e de mais longa duração da humanidade ( até os dias atuais). De acordo com os historiadores da religião, é considerado como a primeira manifestação de um monoteísmo ético.

    Através de algumas das suas concepções religiosas, como o monoteismo, a dualidade ( crença no bem e no mal, anjos e demonios..), divindades não representadas em escultura (não fazer ídolos…);os sete pecados, (que eram 10 originalmente no Zoroastrismo) , a doutrina da imortalidade da alma e o seu julgamento., a crença no paraíso, na ressurreição dos mortos, no juízo final e na vinda de um messias, na regeneração e purificação deste mundo(No final o mal será destruído e o bem triunfará…), viriam a influenciar primeiro o judaísmo, e por decorrência, o cristianismo e o islamismo.

  7. Quanto a não acreditar em contos de fadas, certamente que você não acredita, más aqui não se trata de “contos de fada”.

    Más sim de “contos de terror” e nestes, ao comprar a estória da “terrível ameaça nuclear iraniana”, você acredita…

    Quanto a Europa “contribuir para o aumento do conhecimento da Humanidade…”

    É fácil de verificar que a roda da história gira e que muitas culturas em diferentes partes do globo deram grandes contribuições, cada uma em sua época, nos últimos 4 séculos, com a contribuição do conhecimento acumulado pela humanidade ao longo de sua história, foi a vez da Europa dar sua contribuição.

    Más a roda continua girando e mais rápido, nos últimos 100 anos se deslocou para o EUA e agora gira novamente, mais conhecimento acumulado… gira mais rápido ainda, para japão, china, Índia… e adivinhe? Para o Iran…

    E é este desenvolvimento do Iran, na ciência e na tecnologia, que o EUA procura deter, globalmente, não apenas “a bomba”…

  8. Pela idade que tem, os iranianos deveriam ter mais civilidade e nao o governo que tem. Os EUA nao caem facilmente na falácia iraniana, como brasileiros e turcos, só estenderao a mao diante de uma atitude séria e nao somente de marketing politico.

  9. Caro Wi

    O senhor escreveu muito, mas pouco adiantou. Aliás, hoje em dia isso é muito comum, graças a fontes que não são fidedignas, mas que as pessoas tomam com o céu, como a Wikipédia.

    É claro que as tribos, pela sua forma de sobrevivência (conquista de terras para cultivo, fruto do esgotamento das utiizadas) tinham por natureza um carácter belicoso, e por tal eram selvagens. A tribo pacífica dos hippies só vai aparecer muito depois, já durante o século XX…

    E isso é transversal, quer se fale de civilizações na Ásia ou em África, todas eram tribos selvagens. A guerra era sazonal, normalmente nas épocas com melhor tempo.

    O que eu não posso aceitar é a insinuação de que a Europa ainda era um conjunto de tribos sselvagens ao passo que os outros já eram muito à frente. Isso simplesmente não corresponde à verdade e denota um certo ressentimento injustificável.

    Mesmo aquanto da primeira cidade do Mundo, UR, na Babilónia, o Mundo era selvagem e era habitado por tribos selvagens, porque o conceito de cidade de então não é o de hoje. É apenas a aglomeração urbanistica de um ponto comercial, onde acodiam tribos em busca de comerciar os artigos que produziam.

    Interessa estudar para a formação do Mundo Ocidental o período final do Bronze e a Idade do Ferro, e aí Persas, Medos, Citas (tribos iranianas) ou Gregos, ou Celtas TODOS eram tribos – selvagens sim, todos – na medida em que continuavam a apregoar s Guerra como forma de vida, e de sobrevivência.

    E nesse aspectos, os Gregos fizeram com os Persas, o que os Persas tinham feito com os Medas, e por aí fora…. Uns não eram mais bonzinhos e brilhantes que os outros, foi simplesmente assim que a História decorreu.

    Não há aqui de dar uma lição de civilização do género, as tribos europeias eram umas brutas que massacraram os “hippies da idade do Bronze” que só queriam era paz e amor e usavam um vestuário muito à frente no tempo…

    Até porque, como disse a génesse é a mesma, são povos indo-europeus que vieram do mesmo sítio, começando a emigração sensivelmente ao mesmo tempo.

    Contudo, de facto as civilizações que fundaram foram e são diferentes. Do mesmo modo que os Persas não são Árabes. Volto a lembram que ninguém os grama na região, por isso não entendo aqueles que dizem que poderá ser A grande potência da região.

    Quanto à metáfora da roda da História. O Irão não é nem será nos próximos 200 anos uma potência civilizacional. Simplesmente pelo simples facto de que as grandes civilizações têm um carácter inclusivo, ao passo que a do Irão é exclusiva e atrasada.

    O Irão não é uma Democracia, é liderado por um movimento de radicais que patrocinam o terrorismo e que, infantilmente, gostam de provocar os seus vizinhos.

    Um país civilizado recuaria nas suas intenções de desenvolver a bomba nuclear e defenderia a prosperidade do seu povo, não iria insistir em manter um programa polémico, mesmo sabendo que a partir de agora a economia irá sofrer.

    Aliás, o atentado de ontem já é um espelho disso.

    Mas eu até acho piada aos que apregoam a derrocada dos EUA e da Europa. Acho é que vão “morrer sentados”…

  10. afonso de portugal,

    é claro que todas as as civilizações eram embrionárias, comparadas ao estágio atual, fatores como a escrita , a organização social das então “cidades estados”, filosofia e religião, além de técnicas de construção e agricultura sedentária é que caracterizavam certas sociedades, como núcleos civilizacionais ou não…
    …………………

    “O que eu não posso aceitar é a insinuação de que a Europa ainda era um conjunto de tribos sselvagens ao passo que os outros já eram muito à frente. Isso simplesmente não corresponde à verdade e denota um certo ressentimento injustificável.”

    “Não há aqui de dar uma lição de civilização do género, as tribos europeias eram umas brutas que massacraram os “hippies da idade do Bronze” que só queriam era paz e amor e usavam um vestuário muito à frente no tempo…”
    ………………………….
    “hippies da idade do Bronze”…

    De onde que você tirou isto? De minhas palavras é que não foram!

    O que o caro amigo andou fumando? deve ser do bão…

    Quanto a civilização na Europa Ocidental, não há insinuação alguma, apenas fatos históricos.
    Basta ir pesquisar um pouco e ver o que César, o imperador romano e outros historiadores da já então civilizada Roma, falavam sobre as tribos ainda selvagens da Gália, Bretanha e Península Ibérica.

    E o Império romano é posterior ao grego, que é posterior ao Egípcio, que é posterior aos Súmerios…e isto já mostra a “civilização” caminhando do leste para o oeste…

    Quanto a ressentimentos contra a Europa, de minha parte não há nenhum. Pelo contrário, gosto muito dela.

    Más talvez haja um forte eurocentrismo da sua parte, o que lhe impede de aceitar fatos históricos, que em nada depreciam a Europa “ocidental”.

    Aliás, incas e chineses (entre outros)também achavam que eram o “centro do mundo”.

    Quanto a “queda da Europa e EUA”, que me parece,você supõe (equivocadamente) que eu desejo. É um conceito que já nasce distorcido e trai uma visão do tipo:”ou Eu ou ELES”…

    No entanto, o que tende a acontecer não é a “queda” de EUA/Europa, más sim a ascensão de novos países e blocos a um patamar mais elevado de importância (algo que já está ocorrendo) e desta forma, diminuindo a importância e predomínio relativo dos antigos países/blocos dominantes, o que não quer dizer, em absoluto, ruína ou queda dos mesmo…

    Por fim, em vista do poder destrutivo conquistado pelo avanço da ciência e das novas tecnologias, se os líderes que detêm este poder destrutivo, continuarem agir como animais irracionais, a própria humanidade corre risco de extinção.

  11. Wi

    Back to basics

    Esta foi a frase que me levou a comentar o seu comentário:

    “Quando a Europa ocidental ainda era povoada por tribos de selvagens, o iran já tinha uma civilização…”

    Isto não é pura e simplesmente verdade. Quando o Irão já tinha uma civilização, os Europeus que são seus contemporâneos (o Império Persa nasce com Ciro) já tinham uma civilização (a Grega) as quais (ambas) eram povoadas por tribos selvagens. E ainda assim com a benefício que os Gregos aplicaram-se na Matemática, na Filosofia, na Política (Democracia), etc… mas isso se calhar já ser demasiado Europeu da minha parte…

    Não dúvida nenhuma quanto ao percurso das civilizações no mundo, contudo, nada disso pode ser argumento para defender a “civilização” iraniana actual, nem pode servir de defesa do seu programa nuclear.

    Os iranianos são uma das maiores civilizações da História, ainda os europeus tinham tribos selvagens e já eles eram uma cilização, por isso os selvagens dos europeus não podem dizer a eles que não podem ter a bomba…
    Isso não me convence…

    Agora que conclusão tiraria se eu acabasse uma argumentação minha com esta frase:

    “Quando o Brasil ainda era povoado por tribos de selvagens, Portugal já tinha uma civilização…”

  12. “Quando o Brasil ainda era povoado por tribos de selvagens, Portugal já tinha uma civilização…”

    Não vejo problema algum nesta afirmação…é a realidade e em nada deprecia o Brasil, qual o problema?
    …………………….
    E Ok,

    “Back to basics”
    …………………….

    Esta foi a frase que me levou a comentar o seu comentário:

    “Quando a Europa ocidental ainda era povoada por tribos de selvagens, o iran já tinha uma civilização…”

    “Isto não é pura e simplesmente verdade.”…
    ……………………………………………

    É a pura verdade, e a reafirmo. Que, mais exatamente, o Planalto Iraniano, teve civilizações em períodos muito anteriores ao surgimento de civilizações equivalentes na Europa ocidental.

    Nenhuma civilização começa sendo um império e a civilização no Planalto Iraniano é muito anterior ao império persa, de 2.500 anos atrás.

    A história da civilização do Irã (Pars, o antigo nome do Irã) e do seu patrimônio cultural tem base em descobertas arqueológicas com idade aproximada de 9.000 anos.

    “Antes dos persas o Planalto Iraniano era ocupado pela civilização elamita, que foi uma das primeiras civilizações de que se tem registro no extremo oeste e sudoeste do que é hoje o Irã. Existiu de 2700 a.C. até 539 a.C., em seguida ao chamado Período Proto-Elamita, o qual teve início em c. 3200 a.C., quando Susa, que viria a ser a capital dos elamitas, começou a ser influenciada por culturas do Planalto Iraniano.”

    “O Elam é a primeira cultura desenvolvida do Irã e, ao lado da Suméria, é considerada a mais desenvolvida sociedade da história antiga”

    “A cultura elamita desempenhou um papel essencial no posterior Império Persa, durante o período aquemênida, que manteve a língua elamita como idioma oficial. A civilização elamita é tradicionalmente considerada o ponto inicial da história do Império Persa (e, em decorrência, do Irã).”

    Um resquício da civilização elamita:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tchogha_Zanbil
    …………………………………………..

    Quanto ao Iran atual, que assim como a Europa ocidental atual, nada tem a ver com as culturas que lá estiveram a milhares de anos, se não é um exemplo de democracia ( nos moldes ocidentais e iluministas)tampouco é um satânico membro de algum eixo do mal e isto é uma mera peça de propaganda…

  13. Companheiro vê se tu entendes… A afirmação não é verdade porque o Irão é herdeiro directo dos Persas e não dos povos anteriores!!!

    Logos, os Persas (tribo que eliminou outras do género) são contemporâneos dos Gregos e como tal, ambos, eram civilizações constituídas por tribos selvagens…

    Faz lá um esforço que vais ver que consegues entender o timetable…

    Por outro lado, dispensa-me os artigos escarrapachados da Wikipédia… isso são argumentos para cansar a vista… e a Wikipédia é uma anedota…

    ex: “A civilização elamita é tradicionalmente considerada o ponto inicial da história do Império Persa (e, em decorrência, do Irã).”

    Errado. O Império Persa só foi fundado/conquistado por Ciro, logo só se pode falar de Império Persa a partir dele e não antes. É como dizer que o Império Romano começou com Rómulo…

  14. “Faz lá um esforço que vais ver que consegues entender o timetable…”

    Dirige estas palavras a ti mesmo, porque tu às necessita …
    ……………………

    Não estou a falar de persas, assim como não estou a falar de portugueses , espanhois, franceses, ingleses,etc…

    Estou falar de localidades geográficas: A Europa (ocidental) e o planalto iraniano, entendeu? E vê se entende também , que não estou falando de impérios e sim de civilização.

    Creio que te falta capacidade de interpretação de texto.

    E em vez de desqualificar fontes, você deviria utilizar argumento e dados, porque o que passei aqui, está correto.

    Quanto a negar a influencia dos elamitas sobre a cultura persa ,subsequente a eles e no mesmo espaço geográfico; é o mesmo que negar a influencia portuguesa sobre o Brasil… é ridículo.

    A Europa Ocidental a que me refiro (repetindo mais uma vez…) é geográfica , especificamente falando; o que hoje é França, Espanha, Portugal, Grã-Bretanha, mesmo a Itália do Império Romano; é ao oriente destes últimos.

  15. Wi e Afonso de Portugal

    Gostei do debate. Quanto conhecimento.
    Sempre digo e repito: gosto muito de ler as matérias do blog e mais ainda os comentários da galera.
    Parabéns aos dois.

  16. tá cheio de babaca aqui falando merda!!!Mais uma vez Obama se mostrou COVARDE E MEDROSO!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Comentários não permitidos.