BRASIL – SAC-D movimenta o LIT/INPE

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Aquarius_SAC-D_satellite.png

Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Instituto Nacional de PesquisasEspaciais (INPE), em São José dos Campos (SP) está bem movimentado desde o final de junho. Toda esta movimentação se deve a chegada do SAC-D, satélite argentino de observação dos oceanos, desenvolvido pela Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE) em parceria com outros países, inclusive o Brasil.

A participação brasileira se dá justamente com a parte dos ensaios finais, a exemplo do que foi feito com a missão do SAC-C, lançado em novembro de 2000.

O SAC-D chegou às instalações do LIT/INPE no final de junho, e desde então está sendo submetido a intensos testes, realizados de segunda a sábado, e às vezes, até no domingo. Em média, são cerca de 50 profissionais trabalhando em dois turnos todos os dias (das 08h00 às 24h00). Além de técnicos brasileiros e argentinos, há uma equipe do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, a agência espacial americana, acompanhando todos os trabalhos. Ocasionalmente, ocorrem também visitas dos responsáveis pelas cargas úteis francesa e italiana.

A previsão é de que os testes do satélite sejam concluídos em meados de dezembro, com o seu transporte para o centro espacial de Vandenberg, nos EUA, em janeiro de 2011.

Abaixo, reproduzimos uma foto do SAC-D no hall de testes do LIT, gentilmente disponibilizada por Petrônio Noronha de Souza, chefe do laboratório.

Fonte:Panorama Espacial

4 Comentários

  1. Na verdade, apesar dos nossos queridos vizinhos infernizarem a vida de todo mundo na temporada de verão (principalmente onde moro) com aquelas infindáveis cantorias e blábláblá que ninguém entende, eu acho é que o Brasil deveria mais é se integrar 100% nas áreas de tecnologia e defesa com a Argentina, pois em caso de conflitos futuros com outros países (e todos sabemos quais são), os únicos que poderemos realmente contar serão nossos hermanos, quem sabe o chile, um ou outro mais… Então, ao invés de fazermos o que os “grandes” querem (dividir para conquistar), deveriamos nos unir e formar uma irmandade imbatível, no somatório das forças. A AMÉRICA DO SUL É DOS SUL AMERICANOS !!!!!
    Mas pra não dizerem que estou puxando o saco, continuaremos dando um PAU no futebol !!!! E dá-lhe Hexa em 2014 !!!
    abrs

  2. É isso ai Sangoi, também acredito que nós sulamericanos deveríamos nos unir mais em torno de nossa defesas e fronteiras. Isso por si só, acredito eu, nós colocaria em um outro patamar no aspecto de segurança nacional e soberania.

Comentários não permitidos.