Defesa & Geopolítica

PONTO DE VISTA – Luta pela água: Realidade ou Tempestade num Copo?

Posted by

http://moinansari.files.wordpress.com/2008/07/water-wars.jpg

A luta pela água pode ocorrer no futuro mais próximo. A maioria dos membros da comunidade internacional compreendem a gravidade da situação. A Assembleia Geral da ONU adotou a resolução de acordo com qual o homem tem o direito para a água pura.

A água é a substância mais comum no nosso planeta, é um fato geralmente conhecido. Mas nem toda a água é potável. Em muitos países da Ásia e África a água pura é uma raridade enquanto encontra-se em grande quantidade em fontes dos outros países. A luta pelos recursos de água já se realiza – mas ainda não em pleno. A resolução da Assembleia Geral da ONU não foi apoiada por todos os países. As delegações de 41 estados inclusive o Canadá, os EUA, a Grã-Bretanha e a Austrália abstiveram-se durante o voto.

A luta pela água vai se agravar, diz o perito de hidrogeologia Igor Davidenko.

Em 2002 o académico Leonid Abalkin num dos seus livros disse direto que o mundo tem 2 mil lugares onde começarão guerras pela água. Mas esta previsão não foi impressionante. Na verdade, guerras pela água foram frequentes no passado e continuam agora. Hoje a água está em falta. A África tem 12% da população mundial e apenas 1% da água potável. Os antigos repúblicos da Ásia Central estão a realizar uma guerra pacífica pela água porque os países “montanhosos” são capazes de construir usinas hidrelétricas e deter água que entra nos países de planície. Houve conflitos entre a Turquía e o Iraque por causa da água dos rios Tigre e Eufrates. Lá se passavam guerras terríveis.

A comunidade internacional tem procurado resolver o problema da água potável por muito tempo. Propõe várias estratégias, tais como a síntese de água do hidrogénio e do gás atmosférico. Alguns países resolvem esse problema de maneira mais simples – constroem instalações atómicas de dessalinização de água. Os cientístas propõem muitas variantes que poderão discutir no forum internacional “Água pura – 2010” que téra lugar em Moscou neste ano.

Fonte: Voz da Rússia

22 Comments

shared on wplocker.com