ORGANIZAÇÕES FARÃO PROTESTO NA ARGENTINA CONTRA A COLÔMBIA

http://4.bp.blogspot.com/_69u2CK25Cas/R-Qh_DFRxkI/AAAAAAAABCc/nn_2ZCEmO2Y/s400/ecuador_colombia_venezuela.jpg

BUENOS AIRES, 1 AGO (ANSA) – Organizações políticas, sociais, de direitos humanos, estudantis e sindicais marcharão na segunda-feira até a Embaixada da Colômbia em Buenos Aires, em solidariedade à Venezuela e “pela agressão do imperialismo aos povos”.

A manifestação começará às 16h (mesmo horário de Brasília), no tradicional Obelisco da capital argentina, sob convocação do comitê local do partido colombiano de esquerda Pólo Democrático Alternativo (PDA).

Também fazem parte da mobilização a Frente Popular Darío Santillán, a central sindical CTA, trabalhadores da Universidade de Buenos Aires e o Movimento Nacional Campesino Indígena, entre outros.

A exortação foi feita através de um comunicado a “todas” as entidades “políticas, sociais, sindicais e de direitos humanos a reunir esforços para organizar uma ação comum contra a pretensão imperialista norte-americana que executa o governo colombiano”.

“O chamado é a defender a soberania dos povos e a paz, porque o conflito não é só da Colômbia e Venezuela, mas de toda a nossa América”, acrescentou a convocação.

Caracas rompeu vínculos bilaterais com Bogotá depois de ser acusada perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) de “tolerar” a presença de 87 acampamentos com 1.500 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

Na sexta-feira, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou que seu governo havia destacado unidades militares aéreas e de infantaria para a região da fronteira, já que seu homólogo Uribe “é capaz de qualquer coisa”.

Ontem, a presidência da Colômbia informou em um comunicado que “jamais pensou em atacar o povo irmão da República Bolivariana da Venezuela”. (ANSA)

Fonte: Ansa

9 Comentários

  1. Uma pena que o mesmo é manipulado por Pros Bolivarianismos e a esquerda Sulamericana porque deveria ser um protesto geral e incluir tambem o SrHugo Chavez e a não intervenção Americana.

  2. Esses “bolivarianos” querem colocar a América do Sul inteira em uma guerra… algo que não tem a ver com o Brasil. Acho melhor que esses caras coloquem apenas as nações que Bolivar libertou, porque o Brasil tem nada a ver com isso…

  3. Continuem na Colombia USA (físico e economicamente) o povo de lá agradece… enquanto os sapos ‘de fora’ nada sabem ou entendem.

    Quanto a esta manifestação.. fajuta orquestrada pelos casal Kirchner que aparelhou o estado todo com seus ‘cumplices’ …

    Deveriam fazer manifestação pelo estado deplorável em que se encontra a Argentina como um todo.

  4. Apesar de ser pró-venezuela, que não é santa nessa parte do contencioso, a manifestação é de justa reinvidicação quando marca que o problema que surgir de um possível confronto entre as duas nações não ficaria restrito à elas, mas seria uma perda lastimável de recursos, confiança, vidas e projeto de integração da américa latina, o que colocaria um balde de água fria em anos de tentativas de acordo e inclusive parcerias já confirmadas para grandes obras de infra-estrutura, de logística em energia e colaboração continental em defesa.

    Essenciais para o cumprimento das metas básicas de redução das assimetrias comerciais entre os membros de um bloco que ambiciona a formação de canais de negociações mútuas e escoamento da produção mais rapidamente pelo mercado comum.

    Sinceramente, a essa altura do campeonato, toda forma de protesto pró ou anti-venezuela, mas mantendo o viés de pacificação do possível conflito através da volta da proposta conciliadora entre as partes, é um ganho a favor da estabilização diplomática sul-americana, e por extensão, para o próprio sucesso dos objetivos externos brasileiros tomando sua plataforma regional fortalecida como poder de barganha frente a mesas de discussão internacionais.

    Deveriam haver protestos próximos desse, mas que não focassem somente na intriga entre governos e lideranças, mas que tomassem o objetivo da Unasul e Celac assumirem definitivamente o status operacional conjunto, passando a atuar como intermediadora das iniciativas público-privadas a serem implantadas entre os parceiros.

    Volto a repetir e vou parecer chato, mas nesse momento não adinata chorar pelo leite derramado, temos que enxugá-lo, colocando os atores principais diante de uma saída bilateral a nível regional que priorize a criação de um força-tarefa entre os dois países que verifique tanto a situação nas fronteiras com as FARC, quanto investigue a legitimidade ou ameaça das bases na Colômbia.

    Não é questão de quem está certo ou errado, mas de definir o impasse através da concessão e contra-partida.

  5. Aliás, enquanto essa região adorar conflitos hipócritas entre estados sujos de corrupção, violência urbana e rural, falta de transparência pública e outros, não vamos pra frente.

  6. O Sr.Uribe,conseguio aos poucos isolar a Colômbia no continente sul;abrindo uam avenida bem ampla para o Sr.Hugo Chaves.
    É, parece que os EUA viram um péssimo estrategista político que Uribe é.

    O LOUCO SUPEROU O CORRUPTO ?

  7. lucena :
    O Sr.Uribe,conseguio aos poucos isolar a Colômbia no continente sul;abrindo uam avenida bem ampla para o Sr.Hugo Chaves.
    É, parece que os EUA viram um péssimo estrategista político que Uribe é.
    O LOUCO SUPEROU O CORRUPTO ?

    o Chavez devia te contratar como conselheiro …rsrsrs… nada como mais um peso no barco que já esta a pique..hehehe

Comentários não permitidos.