Defesa & Geopolítica

ORGANIZAÇÕES FARÃO PROTESTO NA ARGENTINA CONTRA A COLÔMBIA

Posted by

http://4.bp.blogspot.com/_69u2CK25Cas/R-Qh_DFRxkI/AAAAAAAABCc/nn_2ZCEmO2Y/s400/ecuador_colombia_venezuela.jpg

BUENOS AIRES, 1 AGO (ANSA) – Organizações políticas, sociais, de direitos humanos, estudantis e sindicais marcharão na segunda-feira até a Embaixada da Colômbia em Buenos Aires, em solidariedade à Venezuela e “pela agressão do imperialismo aos povos”.

A manifestação começará às 16h (mesmo horário de Brasília), no tradicional Obelisco da capital argentina, sob convocação do comitê local do partido colombiano de esquerda Pólo Democrático Alternativo (PDA).

Também fazem parte da mobilização a Frente Popular Darío Santillán, a central sindical CTA, trabalhadores da Universidade de Buenos Aires e o Movimento Nacional Campesino Indígena, entre outros.

A exortação foi feita através de um comunicado a “todas” as entidades “políticas, sociais, sindicais e de direitos humanos a reunir esforços para organizar uma ação comum contra a pretensão imperialista norte-americana que executa o governo colombiano”.

“O chamado é a defender a soberania dos povos e a paz, porque o conflito não é só da Colômbia e Venezuela, mas de toda a nossa América”, acrescentou a convocação.

Caracas rompeu vínculos bilaterais com Bogotá depois de ser acusada perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) de “tolerar” a presença de 87 acampamentos com 1.500 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

Na sexta-feira, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou que seu governo havia destacado unidades militares aéreas e de infantaria para a região da fronteira, já que seu homólogo Uribe “é capaz de qualquer coisa”.

Ontem, a presidência da Colômbia informou em um comunicado que “jamais pensou em atacar o povo irmão da República Bolivariana da Venezuela”. (ANSA)

Fonte: Ansa

9 Comments

shared on wplocker.com