Secretário de Defesa americano atribui "culpa moral" ao site Wikileaks

http://media.nowpublic.net/images//c9/9/c99167609ba69a00e14c714228d97ac5.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, considerou neste domingo que o site Wikileaks é “culpado” do ponto de vista moral por ter divulgado documentos confidenciais sobre a guerra no Afeganistão.

Gates considerou que não está claro se o site enfrentará acusações por ter obtido documentos secretos sobre o Afeganistão, mas considerou que o Wikileaks merece ser condenado por sua atitude.

“Minha posição sobre este assunto é de que há duas áreas de culpabilidade”, disse à rede ABC.

“Uma é a culpabilidade legal, e isso depende do Departamento de Justiça e de outros; nem é a minha área”, disse Gates. “Mas também existe uma culpabilidade moral, e é nesta parte que acredito que o Wikileaks é culpado. Divulgaram isto sem consideração sobre as consequências”.

O site Wikileaks, fundado em 2006, e especializado em questões de inteligência, divulgou há uma semana mais de 92 mil arquivos secretos sobre a guerra no Afeganistão, com revelações relacionadas a baixas civis e aos supostos vínculos entre o Paquistão e os insurgentes afegãos.

Gates classificou de “irresponsável” a divulgação dos documentos, em que são mencionados os nomes de alguns informantes.

Fonte: Folha

3 Comentários

  1. -Culpa moral,é os caras são bons em neologismos.
    Desde quando falar a verdade é sinônimo de culpa.
    Culpa moral; é quando milhares de inocentes morrem em bombardeios inconsequentes;onde milhares de crianças e mulheres perecem ensaguentadas nas ruas do Afeganistão;e ainda levam o nome de terroristas.

Comentários não permitidos.