Exclusivo: Dossier Rafale, a origem

http://rafalesolodisplay.com/nezraf.jpg

Autor E. M. Pinto

Plano Brasil

A Origem

http://www.leezpics.com/airshows/images/N001-15.jpg

O caça Francês Dassalt Rafale teve sua origem em meados dos anos 80 quando do lançamento do programa Europeu European Fighter Aircraft, EFA, 1983, o qual contava com a participação da Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=6oa2RX7a3Pk]

O programa visava equipar as forças aéreas europeias com um único caça e embora criticado por analistas por ser demasiado ambicioso, as cinco nações levaram adiante.

http://www.milairpix.com/wpics/wpeap.jpghttp://www.zap16.com/zapnew/wp-content/uploads/2008/11/zf534.jpg

Porém inúmeros percalços e problemas internos entre alguns membros levaram ao surgimento de atritos entre os participantes especialmente a França que por política interna sempre pesou por uma autonomia e independência passou a exigir uma participação maior no programa exigindo a liderança no programa o que não foi aceito pelos demais estados membros.


Trinational Agile Combat Aircraft © BAE Systems



Os Franceses mais tarde alegavam inúmeras outras pendências que tornavam o programa EFA inadequados as suas expectativas, uma delas dizia respeito ao desinteresse dos demais estados em desenvolver uma versão naval do caça europeu, aquela altura Reino Unido e Itália priorizavam o uso de caças stovl e não tinham interesse num caça naval. Outra questão dizia respeito a exigência da França em desenvolver um vetor polivalente, um caça multifuncional o que não era de consenso dos demais sócios do programa.


http://www.militaryaviation.eu/images/Dassault/RAFALE_A.jpg

Naquela altura a Dassault apresentou um demonstrador de tecnologia de nova geração designado por Avion de Combate Experimentale, ACX, porém os demais membros centravam seus esforços em uma outra plataforma de maiores pesos e dimensões designada Experimental Aircraft Project EAP, que culminaria anos mais tarde no que hoje é conhecido como Eurofighter Typhoon.


O Programa

http://img63.imageshack.us/img63/7735/RAFALEA_01.jpg

A não concordância com as exigências feitas culminou no abandono do projeto por parte da França, que decidiu seguir sozinha no seu projeto, e em 4 de Julho de 1986, cerca de um ano após o seu abandono formal do programa EFA ,o ACX fez seu primeiro voo.


http://i146.photobucket.com/albums/r279/sampaix/c01hybridkn3-1.jpg

A partir do primeiro vôo ACX passou a ser designado Rafale-A que curiosamente foi equipado com turbinas norte americanas GE F404-400 modelo base das séries que equipam o F18 Hornet e Super Hornet bem como o JAS 39 Gripen.


http://i5.tinypic.com/124ap38.gif


A partir de Fevereiro de 1990 o demonstrador Rafale-A passou a voar com os novos motores Snecma M88-2. O programa de desenvolvimento do Rafale correu sem problemas e durante efetuando mais de 860 voos de avaliação com pouso e decolagem a partir de Porta-aviões, sendo que o A-12 São Paulo, então Foch da Marinha Francesa fora utilizado nos ensaios de pouso e arremetida posteriormente o programa evoluiu para os testes no seu novo Porta-aviões Nuclear o Charles DeGaule.


http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/08/campfoch02gd.jpg

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=SB8srHc1vW8&feature=player_embedded]


http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/07/rafale-eisenhower-2.jpg

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lG22Vzr27rU&feature=related]

A campanha de ensaios foi então considerada exitosa e Rafale-A, evoluiu para o protótipo de um avião de combate da multifuncional de serie, sendo agora designado Avion de Combat Tactique ou ACT e que visava o desenvolvimento de um vetor comum à Armée de l’Air (Força aérea Francesa) e à  Aeronavale (Marinha Francesa), substituindo assim todos os  vetores empregados por ambas as forças nas mais variadas funções.


Montagem- Plano Brasil- Por E.M.Pinto

O projeto era ousado pois o caça a ser desenvolvido iria substituir sozinho os caças:

  • Dassault Mirage 2000 (Caça e ataque).
  • Dassault Mirrage 2000 N (ataque nuclear).
  • Dassault Mirage F 1 (Caça e ataque e reconhecimento).
  • SEPECAT Jaguar (Ataque).
  • Dassault Mirage IVP (Reconhecimento).
  • Dassault-Breghet Super Etendard ( Ataque Naval).
  • Vought F 8 Crusader ( Caça naval).

Sendo assim, um único vetor multifuncional teria basicamente três versões designadas de M, B e C.

Os protótipos

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/2/9/9/1175992.jpg

O programa seguiu uma série com mais quatro protótipos, designados a partir de então de:

  • Rafale C.01 cujo voo inaugural se deu em 19 de Maio de 1991.
  • Rafale M.01 com voo inaugural em 12 de Dezembro de 1991.
  • [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7Mm3ltJRJKw&feature=player_embedded#!]

  • Rafale B.01 voo inaugural 30 de Abril de 1993.
  • Rafale M.02, voam 8 de Novembro de 1993.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/Rafalefamily.jpg

Curiosamente os protótipos que se seguiram ao Rafale-A eram menores e mais leves, o primeiro tinha um peso de 9.500kg e os novos protótipos 8.500 kg.

http://i43.tinypic.com/23kspjt.jpg
A redução do peso foi conseguida em grande parte pela adoção dos motores M88 e com a redução do comprimento em cerca de 1 m, bem como da envergadura em 1,15 m o que resultou na diminuição da área alar em 2 m2.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/02/img001.jpgO Rafale C.01 tinha um peso de 8.500 kg e já naquela altura incorporava avanços tecnológicos que visavam à redução do seu RCS (Radar Cross Section),  além de melhoramentos geométricos (contornos arredondados) na fuselagem o protótipo foi revestido por uma tinta RAM (Radar Absorbent Material).

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=AOUVdHscPC0]

Estas modificações visando à redução do RCS do vetor o mesmo possui uma baixa assinatura de radar, sendo que no setor frontal é de apenas 0,1m2 e em outros ângulos como o lateral pode chegar a 0,3m2.

Custos do Programa


Não se tem muita informação sobre os custos do programa no período que antecede à 2008 as informações que dispomos dão conta de que a partir desta data o governo Francês teria investido algo da ordem de € 40 bi .

Estima-se que o custo unitário de cada caça oscile entre €  68-72 mi dependendo da versão sendo que a Naval tem um custo mais elevado.

Custo de um caça moderno (clique para ler o PDF)

Cronograma


  • 1985, França formalmente retira-se do programa Eurofighter, comprometendo-se ao projeto Rafale.

  • 1986, 4 de Julho: Primeiro voo do Rafale A; dezembro: inicio do desenvolvimento de motores SNECMA M88.

  • 1988, Abril: primeira ordem assinada (para Rafale protótipo C).

  • 1990, Fevereiro: começam testes de voo do M88.

  • 1991, 19 de Maio: O primeiro vão da Armée de l’Air, protótipo de assento único (Rafale C); 12 de Dezembro: O primeiro voo do protótipo Aeronaval (Rafale M).


  • 1992, Rafale M começa ensaios.

  • 1993, Março: Primeiro contrato para produção de aeronaves assinada. Abril: Início dos ensaios de porta-avião, compatibilidade com Foch. 30 de abril: Primeiro vôo do Armée de l’Air protótipo de assento duplo (Rafale B).

  • 1995, Junho: Primeiro MICA lançado de um Rafale em modo auto guiada. Julho: sistema OSF e capacete montado vista/display instalado e testado. Setembro: Rafale M testado a bordo de porta-avião (série 4). Novembro: Primeiro vou sem parada de longo alcance do Rafale B01 (3.020 km em menos de 6 horas 30 minutos). Outubro: Série final de testes de terra, baseados em porta-avião do Rafale M nos E.U.A.. Dezembro: A primeira produção de montagem da fuselagem do modelo.

  • 1996, Março: M88 motor “flight worthiness” qualificado. Abril: Produção suspenso, reiniciado em janeiro de 1997, após as reduções de custos. Maio: testes de baixo nível com banco de dados digital de terreno. Julho: espectros eletrônicos guerra testes do sistema de integração em câmara anecóica. Novembro: voo Spectra testados. Dezembro: As primeiras entregas da produção de motores standard.

  • 1997 Fevereiro: Rafale B01 vôo testado na configuração pesado (2 Apache ASMs, três tanques de 2.000 litros, dois Magic e dois MICA AAMS). Maio: Primeiro disparo inercial guiado do MICA. Junho: o voo de teste do sistema de contramedidas Spectra. Outubro: Primeiro radar RBE2 produção voou pela primeira vez. Novembro: acendimento inercial guiado de mísseis contra dois alvos, com aeronaves de vincular-mísseis, com contramedidas.

  • 1998, Junho: Qualificação de MICA sistema de controle de incêndio. Proposta de capacidade operacional inicial avaliada pela Marinha e pilotos da Força Aérea voando Rafale B01 e aeronaves desenvolvimento M02. 24 de Novembro: Primeiro voo de produção Rafale (um Rafale B).

  • 1999, Maio: Primeiro lançamento de teste do míssil de cruzeiro SCALP EG.. 6 de Julho: Embarque no Charles de Gaulle. 7 de Julho: Primeiro voo do Rafale M de produção.

  • 2000 20 de Julho: Primeiro Rafale M entregues Flotille 12F.

  • 2002 Rafale M entrou em serviço com 12F (Aeronaval, em avaliação).

  • 2004 a entrada de serviço completo com 12F (Marinha); 9 de Setembro: Primeira Meteor GHTM (General Handling Training Missiles) Ensaios transporte Rafale M da CEV Istres; Junho: Dezembro: Três Rafale Bs entregue ao CEAM, Mont de Marsan.

  • 2005, 11 de Setembro: ensaios Primeira Meteor GHTM transporte Rafale M do porta-avião Charles de Gaulle.

  • 2006, Verão: Formação de CE 1 / 7, com 8-10 aeronaves.

  • 2007 entrada de serviço completo (Força Aérea) esperado com EC7; Primeiro pouso do Rafale M em E.U.A porta-avião USS Enterprise.

  • 2008 Rafale totalmente qualificado para padrão F3.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/08/rafale-08a.jpgVariantes

Rafale A : Um demonstrador de tecnologia que voou pela primeira vez em 1986.

Rafale D : A Dassault utilizou esta designação (D para discret ou discreto) no início de 1990 para as versões de produção para a Armée de l’Air, para salientar os  recursos furtivos que tinham adicionado ao projeto.

Rafale B : Versão de Biplace da  Armée de l’Air, entregue à CE 330 em 2004.

Rafale C : Versão monoplace da Armée de l’Air, entregue à CE 330, em Junho de 2004.


Rafale M : Versão Aeronaval, entrou em serviço em 2002. O Rafale M pesa cerca de 500 kg (lb 1.100) a mais do que o Rafale C e ém Muito semelhante ao Rafale C na aparência, o M difere nos seguintes aspectos.


Rafale N : Originalmente chamada de Rafale BM, foi planejada para ser uma versão biplace da  Aeronavale. Cancelado inicialmente devido aos cortes orçamentários.

Sub-versões

Há três sub-versões aplicáveis às versões C e M:

F1  Disponível desde 2004

  • Defesa aérea

F2  Disponível desde 2006

  • Defesa aérea
  • Ataque ao solo com armas convencionais

F3  Finalizado em 2008 e disponível a partir de 2009.

  • Defesa aérea
  • Ataque ao solo com armas convencionais e nucleares
  • Ataque a meios marítimos e reconhecimento

Porém há outras versões a serem desenvolvidas tal como descreve-se a seguir.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7wZ0Q_hB6m8]

Cronogramas de desenvolvimentos

http://img714.imageshack.us/img714/9115/m88eco.jpg

Rafale F3 (2008 -2012):

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/08/rafalefab.gif?w=300

O e F3 será o primeiro Rafale realmente omnirole, possuirá novos equipamentos como:

RECO-NG

  • Pode  Dâmocles
  • Mísseis ASMP-A
  • Mísseis AM-39
  • Bombas GBU-24
  • Pod de foguetes guiados por laser.
  • Radar  RBE -2 PESA (futuramente incorporará um radar AESA).
  • FSO ou FSO-IT.
  • Capacidade ROVER.

A partir de Fevereiro de 2010  todos os Rafale em serviço na França serão submetidos ao processo de atualização  para a  configuração F3.

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/08/fab_rafaleb.jpg?w=300

Rafale F3-O4T/F4 (2012 -2017): ( Versão escolhida pelo Brasil no programa FX-2)


O primeiro caça de série com radar AESA e que incorporará novas armas e equipamentos:

  • Pode Damocles XF
  • Novos membros da família AASM.
  • Radar AESA.
  • FSO-IT.
  • DDM-NG.
  • Sistema EWS Spectra
  • HMD.
  • Motores M88 atualizado TCO (M88-4E).

http://www.usageorge.com/Wallpapers/Military/wallpaper/Rafale-+-Mirage2000D.jpg

Rafale Emirados Árabes Unidos (2013 ):


Possivelmente o primeiro membro do Rafale com motorização mais potente e novas armas:

  • Míssil Meteor BVRAAM.
  • Os principais equipamentos eletrônicos devem ser os mesmos que Rafale F3-O4T ou mesmo da variante F5.
  • GMTT e modos GMTI.
  • HMD.
  • Novo motor M88 com empuxo ( 20.000lb ).
  • Redução de RCS.
  • Melhoria na capacidade de carga de (SCALP-EG * 3 + 2,000 tanque L * AAM 2 + * 6).

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/04/Neuron-e-Rafale-imagem-Dassault.JPG
Rafale F5 (2018 -2023):


Primeiro membro do Rafale com techonologia de furtividade ativa e novas armas:

  • Míssil Meteor BVRAAM
  • Novo pode Dâmocles
  • Atualização da antena do radar  RBE-2 AESA e introdução de novas antenas espalhadas pela fuselagem do avião (GaN).
  • OSF-NG (Techonologia da imagem de radar a laser).
  • Atualização do sistema DDM-NG.
  • Atualização do sistema de fusão de dados.
  • Datalink SATCOM.
  • SPECTRA 5T EWS (GaN).
  • Nova geração de HMD.
  • Air-launched cruising jammer / decoy de asa destacável.
  • Melhoria no sistema de furtividade ativa
  • LDIRCM
  • TVC
  • Entre outras

Rafale MLU (2020-2025):


A atualização de meia vida é planejada de forma a garantir mais 20 ou 25 anos de operação aos caças, nela está planejada:

  • Um radar completamente novo além de outros sistemas e sensores.
  • Nova motorização, M88 com acréscimo de potencia.
  • CFTs para o aprimoramento alcance de combate.
  • Melhorias importantes na furtividade guerra eletrônica e  sobrevivência no combate.
  • Sistema de controle  remoto para Aeronaves não tripulada de combate.
  • [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9v6ZGFlDY50&feature=related]

57 Comentários

  1. Custo do Rafale: pro brasil U$157 mi, pra India U$79 mi.
    Hora de voo:U$25.000(U$16.000 subsidiada pelo governo/contribuinte frances)
    Vetores em uso:82

    Custo do Super-Hornet:U$60mi
    Hora de voo:U$10.000
    Vetores em uso:424+130encomendas da USNAVY +40EA-18

    Custo do Gripen ng:U$50mi
    Hora de voo:U$4.000
    Vetores em uso:*

  2. O avião é espetacular e não ganhar a venda para o Brasil não será demérito. Quantos MIG-31 a URSS vendeu ?

  3. Perfeito para o Brasil este avião, teremos poder de dissuasão com ele, com o GripenNG nada de enfrentar ou amedrontar os SU-35, F-16, Mig-29 do continente!!

    Notem que a turbina Snemca é a menor em relação aos outros, mas mesmo assim tem força e potência para carregar cerca de 12-13 Toneladas cada, próprios por isso que o Rafale pesando 10 toneladas vazio pode carregar outras 12 toneladas de armas debaixo da asa com segurança e ainda mantendo a velocidade!!

    O GripenNG carrega 4 Toneladas, e tem raio de ação inferior(850Km) que o Rafale(1482Km)… estes dados são aqueles oficiais das fabricantes, estes são os fatos senhores.

    Bela matéria, bem informativa, mas daqui a pouco vai chegar a turma do Mr.Fake pra bater e falar mau, mesmo que eles não saibam o do que dizem.

    Igual ao Osório não é, pois pelo que eu sei o Osório não vendeu nada! E o Rafale não foi fracasso de venda não, pois já vendeu mais de 200… se alguém pode me dizer quantas unidades do Gripen NG já foram vendidas até agora eu agradeceria!! 😈

  4. Caro Hate,

    Seria o sistema de Cancelamento Ativo, que existe? ou não no Rafale. Quando do desenvolvimento do mesmo, este sistema deveria fazer parte do Spectra. Nunca ficou muito claro se isso existe ou não. Tem como objetivo emitir uma onda exatamente à metade da onda de radar de detecção. Ou seja anular uma onda de radar inimigo. Hoje em dia questiona-se a capacidade do mesmo visto que Radares AESA em modo LPI ou não são capazes de mudar a frequência em milhares de vezes por segundo, e a potência, exatamente para evitar esse tipo de Jamming. Ou seja esse sistema identifica uma onda e sua potência e envia de volta a metade, anulando-a. Com o advento dos radares AESA, teoricamente esse processo se tornou extremamente complexo. Não sabemos até que ponto isso é efetivo.

    Sobre o motor ECO, que eu saiba ele não aumenta a potência do M-88 e sim reduz o custo de manutenção do mesmo. Se ele tivesse essa potência não haveria necessidade dos EAU por dinheiro para desenvolve-lo.

    No geral, esse seria o plano do Rafale. Moderniza-lo até não poder mais. Eu entenderia que o melhor seria desenvolver uma nova célula, com características mais furtivas, ou aprimorar a mesma, do mesmo modo que a Boeing fez com o F-15 SE.

    []’s

  5. Jakson Almeida :
    Custo do Rafale: pro brasil U$157 mi, pra India U$79 mi.
    Hora de voo:U$25.000(U$16.000 subsidiada pelo governo/contribuinte frances)
    Vetores em uso:82
    Custo do Super-Hornet:U$60mi
    Hora de voo:U$10.000
    Vetores em uso:424+130encomendas da USNAVY +40EA-18
    Custo do Gripen ng:U$50mi
    Hora de voo:U$4.000
    Vetores em uso:*

    Então já saiu no Diário Oficial da União o preço que o Brasil vai pagar nos Rafales… vou entrar la agora pra confirmar!

    Ficou louco né?? 82 unidade que a França comprou, esqueceu de dizer das encomendas, mas no caso do SH não esqueceu né… não meu caro, eles compraram:

    “As of July 2008, 120 Rafales have been ordered (82 for the French Air Force and 38 for French Navy), with 35 delivered to the air force and 23 to the navy.” ,mas as previsões são de se chegar , depois da crise que passa a Europa e a França, aos 292 originais da primeira encomenda oficial do governo francês, e mais as nossas encomendas dão ao Rafale uma boa escala de produção…

    Link das unidades que descrevi acima:

    http://www.airforce-technology.com/projects/rafale/

  6. Hora voo do Gripen:

    US$ 10000 foi o valor ESTIMADOS PELOS NORUEGUESES na sua concorrência, US$ 8000 é o valor supostamente apresentado pela COPAC

    Bem lembrado Pinto!!

  7. Caro E.M.Pinto,vejamos:
    A India vai construir 108 caças,onde se exije a TT.
    A India vai fazer uso de um caça sem armamento,pra que então comprar o caça.
    A India vai fazer uso de um caça sem um pacote de manutenção.

    • Jakson meu amigo.
      A India quer 126 MRCA
      A india não negocia o pacote específico de armas, todo e qualquer caça que venha adquiri terá sua suite de armamentos negociada ao final do programa isto quer dizer, que se você pegar a tabela que lhe passei vai facilmente compreender que terá custos adicionais para integração de armamento.
      por exemplo, no caso do F 18 Hornet, mais pelo menos 40 milhões por caça supondo o pacote oferecido para Brasil, isto eleva o custo final do programa como é óbvio. não precisa ser matemático ou gênio para perceber ao contrário, não perceber é querer ser cego.
      Depois o TOT da Índia não prevê nacionalização de itens em território nacional o que para todos os 2 concorrentes do FX 2 é fator determinante, a Índia vai por conta nacionalizar o que lhe convier e assume os riscos de custos, coisa que no FX2 ocorreria sobre a supervisão do vencedor da concorrência, fosse ele quem fosse.
      Transferir a produção de estruturas para a empresa local é TOT a questão é saber em qual nível, quem dera eu poder perguntar pessoalmente ao sr. Ministro Jobim e ao Ten Brig. Saito o porque da Rússia ser excluída do FX 2 pela alegação de que não transfere tecnologia, se os EUA sabendo que o senado americano não dará um parafuso do motor do F18 e Gripen sem consulta, eles te daão o caça e o motor ensinam a mexer e daí? isto fazemos no F 5 ganhamos algo?
      como o FX2 está no enrosco que sabemos, estou torcendo para a resolução do MRCA e ai vamos ver se tabelas e números batem, se suposições superam fatos.
      Abraço
      Edilson

  8. Jakson Almeida pelo que eu saiba a hora voo do rafale está orçada agora em 14mil dólares,prucra se informar amigo e não ficar repetindo inverdades!

  9. Essa “Jaca” não é melhor do que os SU35.
    Podemos ter uma materia SU35 x Rafaleco.

    Quero ver essa Rfale longe daqui somente na França e que o Sarkosy morra abraçado com ele e a Dassault

    Abs.

  10. Jakson Almeida vc tb deve acreditar naquela lenda de hora voo do gripen 5 mil dólares,estranho o gripen cd tem uma hora voo 20% mais barata que o rafale,pra um caça de uma turbina é cara essa hora voo!

  11. Rafale conserteza eo melhor jato dese FX2 ja que tirarao os Russos
    Franca desenvolveu ese jato sem presiza dos palpites Britanicos.O Rafale nos da umas ferias da dependencia dos trecos da pratileira da USAF muitos ate usados..Povo pode falar que a Banana Sueca vale menos mais no final quando ela sai do papel vai ta o dobro de hoje .
    sem Flar no IRON EAGLE
    que deu um show la nos Eurofights e F22
    que Venha os Rafales

  12. E.M.Pinto, é lamentável ver comentários sem um embasamento sólido, pois existem leitores que prefiro não mencionar o nome, pegam uma calculadora, dividem o preço do pacote pela quantidade de vetores e dizem a todos os ventos que este é o preço do vetor, porém se esquecem daquilo que você lembrou acima, existe um pacote de manutenção de 10 anos incluído no contrato, sem mencionar os armamentos incluidos na negociação.
    Para um país continental como o Brasil, nossos aviões de caça tem de ser bimotores e com grande raio de combate, por isso existem apenas 2 concorrentes no FX-2 e vocês sabem quais são.
    Esta não é minha opinião pessoal, que na verdade deveria ser um misto de HI-LOW, ou melhor, deveria ser o PAK-FA, porém a única coisa palpável no momento são os 3 (2) concorrentes que disputam o contrato com a FAB.

    Abraço,Lucasu.

  13. É preciso se ver não somente o preço que tanto se fala mal. Vejam as suas ligas de:
    Tintanio,Kevelar( aço balistico),tudo isso encarece o vetor, fora seus componentes
    de alta qualidade. Podendo se modernizado pelo um longo periódo.E dos tres é que tem maior raio de ação.Agora acho que poderiamos ter um esquadrão de Sukhoy-35,para defesa da Zona Azul.

  14. Para aqueles que insistem que a India não quer TT e manutenção em seu processo de aquisaição leiam o texto a seguir (em inglês).

    MMRCA : IAF Conducts Marathon Race for Jet Fighters
    By Sangeeta Saxena

    The Indian Air Force Medium Multi-Role Combat Aircraft (MMRCA) Competition, commonly known as the MRCA Tender, is an on going competition to supply the Indian Air Force with 126 Multi-Role Combat Aircraft. The Defence Ministry has allocated Rs. 42,000 crore for the purchase of these aircraft (Approx. US$10.5 billion).

    Six of the top global fighter aircraft majors which include MiG, Dassault, Eurofighter, SAAB Gripen, Boeing and Lockheed Martin submitted their bids in April 2008. The aircraft, in contention for the mega order are the Russian MiG-35, Dassault’s Rafale, the Eurofighter Typhoon, the Swedish Gripen JAS-39, Boeing’s F/A-18E/F Hornet and Lockheed Martin’s F-16. Under Indian industrial offset stipulations the winner will have to source, or re-invest, at least 50 per cent of the contract value through Indian industry or in India.

    A request for proposal (RFP) for the 126 combat jets was floated in August 2007 and all those invited responded with their proposals by April 2008. Since then authorities have been studying the copious amount of documents submitted, which in the case of some bidders runs into as many as 10,000 pages. India’s defense procurement process is definitely a game for the patient, and this was no exception. The Medium Multi-Role Combat Aircraft (MMRCA) RFP caps a process that began in 2001, when the IAF sent out its request for information (RFI) for 126 jets. After delays lasting almost 2 years beyond the planned December 2005 issue date, India’s Ministry of Defence finally announced a formal Request for Proposal on Aug 28/07.

    The RFP announcement estimated the program at a cost of Rs. 42,000 crores (about $10.24 billion as of the RFP date, or about $81.3 million per fighter). The 211-page document includes clauses for initial purchase, transfer of technology, licensed production, and life-time maintenance support for the aircraft. Under the terms of purchase, the first 18 aircraft will come in a ‘fly away’ condition, while the remaining 108 will be manufactured under Transfer of Technology. Some reports add an option for an additional 64 aircraft on the same terms, bringing the total to 190 aircraft; DID is attempting to confirm this.

    The vendors had 6 months to submit their proposals. Selection involves an exhaustive evaluation process as detailed in the Defence Procurement Procedures (DPP) 2006. First, submitted proposals will be technically evaluated by a professional team to check for compliance with IAF’s operational requirements and other RFP conditions. Then extensive field trials evaluate aircraft performance. Finally, the short listed vendors’ commercial proposals are examined and compared. The defence ministry’s Contract Negotiation Committee (CNC) would then hold discussions with the vendors before identifying their preferred manufacturer. Their report goes to the defence minister, who must forward it to the finance minister. After the file returns to the defence ministry, it goes for final approval to the cabinet committee on security (CCS).

    This is not a speedy process. The selection process alone is likely to take at least 2 1/2 years, to be followed by lengthy price negotiations, and probably including delays along the way. Most observers believe that delivery of any aircraft is unlikely before 2013.

    The vendor who finally wins will be required to undertake 50% offset obligations in India. That’s a boost from the usual 30%, which is required for Indian defense purchases over $70 million. The additional 20% was added because India is looking for a large boost to its aerospace and defense electronics industries, and understands that the size of their purchase gives them additional leverage. The Indian MoD’s RFP release added that “Foreign vendors would be provided great flexibility in effecting tie up with Indian partners for this purpose.” It also says that:“The aircraft are likely to be in service for over 40 years. Great care has been taken to ensure that only determinable factors, which do not lend themselves to any subjectivity, are included in the commercial selection model. The selection would be transparent and fair….

    It may be recalled that the Defence Minister Shri A K Antony while chairing the Defence Acquisition Council Meeting on June 29, 2007 had outlined three guiding principles for this procurement scheme. First, the operational requirements of IAF should be fully met. Second, the selection process should be competitive, fair and transparent, so that best value for money is realized. Lastly, Indian defence industries should get an opportunity to grow to global scales.”

    The RFP lays down that the first aircraft is supplied within 36 months of the contract being signed and the 18th within 48 months. The 19th aircraft, the first to be assembled in India, will come within 54 months. Thereafter, there will be an incremental increase with the last aircraft to be delivered by 2020.
    http://spsaviation.net/mmrca.asp?id=1

  15. Nossa quanta infantilidade,o meu não faz mas o do vizinho faz,o meu não isso tb mas do meu primo faz.
    O que tem por trás dessas criticas loucas,infundadas de alguns é uma raiva do atual governo,se o atual governo opta-se pelo gripen,muitos diriam,que a opção é absurdo pelo caça não estar pronto e que o governo iria super faturas,viriam milhoes de teorias conspiratorias,e todo tipo de absurdo,se fosse até mesmo o F-22,pela metade do preço seria a mesma coisa,pra resumir se o Governo oferecesse a essa turma a Juliana Paes,eles iriam preferir a vovó do Twitter do panico.
    Por mim pouco importa se um governo é de direita ou esquerda,o que importa é se o governo administra bem o país,pouco me importa se o caça é sueco,francês,russo,indiano,tem que ser o melhor,o mais avançado,mais armado,até porque se formos precisar usar o caça,nenhum desses senhores vai pilotar,nenhum desses senhores nem tem a noção do que o caça que eles defendem faz,tanto que agora ficam metendo sukkoi,daqui a pouco F-22,é brincadeira né,espero que essas pessoas sejam adolecentes,pois se tiverem mais de 30 anos tem uma capacidade mental bem reduzida!

  16. Se aparecer amanhã alguém dizendo que os marcianos vão querer entrar no FX-2,e que eles oferecem transferencia de tecnologia,essa turma vai defender a opção marciana,repito nem eles sabem o que o caça que eles dizem gostar faz.

  17. E Jackson, antes de mais nada. este artigo é um artigo informativo, não recebo um centavo da Dassault, nem fui convidado para voar no Rafale( se fosse iria com o maior prazer- pois é meu sonho)e não estou defendendo camisa de time de futebol, que é o seu caso com Gripen da SAAB.
    Neste Blog não há lobbie e nem defesa de inverdades, se fores capaz contestes os dados publicados na matéria e eu a rebaterei, do contrário sugiro que procure outro blog para apresentar suas estatísticas, pois antes de postar algo leio e procuro as fontes.
    Meu caça favorito é público e todos sabem qual é chama-se temporariamente PAK FA, o resto nada tem haver com a matéria.
    Abraço
    E.M.Pinto

  18. Jackson,Darkman vou fazer uma pergunta a vcs dois,os dois vivem dizendo que o Rafale nunca vendeu nada,que o gripen vendeu,agora me responda a essas duas perguntas ?

    Porque o Gripen NG vendeu mais que o rafale,pois se ele não existe e o governo da suecia só vai entrar se ninguém comprar,não se vende o que não existe?

    É uma tolice comparar o RAFALE em relação a vendas pois o Jas-39 que é uma geração anterior do suposto gripen NG,o certo seria vc comparar o Gripen CD com o Mirage 2000!,se for por isso o gripen é superior até ao F22,pois só os E.U.A tem!

    Faço um desafio a vcs,me mostrem em dados o que o gripen é superior ao rafale,e não aquele mantra velho e batido,se vcs conseguirem isso eu,compro um kit Revel do gripe,e tiro uma foto e coloco como meu avatar!

  19. E.M.Pinto :
    E Jackson, antes de mais nada. este artigo é um artigo informativo, não recebo um centavo da Dassault, nem fui convidado para voar no Rafale( se fosse iria com o maior prazer- pois é meu sonho)e não estou defendendo camisa de time de futebol, que é o seu caso com Gripen da SAAB.
    Neste Blog não há lobbie e nem defesa de inverdades, se fores capaz contestes os dados publicados na matéria e eu a rebaterei, do contrário sugiro que procure outro blog para apresentar suas estatísticas, pois antes de postar algo leio e procuro as fontes.
    Meu caça favorito é público e todos sabem qual é chama-se temporariamente PAK FA, o resto nada tem haver com a matéria.
    Abraço
    E.M.Pinto

    Esa razao pq o Plano Brasil tem qualidade nao e como um serto blog ai que o editor foi comisionado pela saab pra postar so asunto sobre a SAAB .quando nao so USAF
    por isso E POR OUTRAS RAZOES que Plano BRASIL EO MELHOR BLOG AI NO BRASIL

  20. Gastos militares para assegurar a soberania nacional não tem preço. É como gasto com a saúde para o cidadão comum. Espero que ele seja o vencedor do FX-2 e o Brasil venha a fabricar e aprimorar esse vetor.

    • Roberto, para mim a questão é simples, quanto você daria pela garantia de futuro e segurança dos seus filhos?
      pois é, penso da mesma maneira quando o assunto é a defesa, pautar por baixo é se igualar a inferioridade e viver na mediocridade é pior que se subjugar.
      Por esta razão é que acho que independente de quem seja o escolhido, este deve ser o caça que melhor atenda ao país como caça, e não como plataforma política, geração de emprego, ou outro fim que queiram.
      Avião de combate não precisa de outro adjetivo.
      Sds
      E.M.Pinto

  21. Barca :Jackson,Darkman vou fazer uma pergunta a vcs dois,os dois vivem dizendo que o Rafale nunca vendeu nada,que o gripen vendeu,agora me responda a essas duas perguntas ?
    Porque o Gripen NG vendeu mais que o rafale,pois se ele não existe e o governo da suecia só vai entrar se ninguém comprar,não se vende o que não existe?
    É uma tolice comparar o RAFALE em relação a vendas pois o Jas-39 que é uma geração anterior do suposto gripen NG,o certo seria vc comparar o Gripen CD com o Mirage 2000!,se for por isso o gripen é superior até ao F22,pois só os E.U.A tem!
    Faço um desafio a vcs,me mostrem em dados o que o gripen é superior ao rafale,e não aquele mantra velho e batido,se vcs conseguirem isso eu,compro um kit Revel do gripe,e tiro uma foto e coloco como meu avatar!

    Caro Barca,
    Onde vc viu algum comentário meu dizendo que GripenNG foi vendido mas que o Rafale ????
    Veja bem o GripenNG é penas um projeto com um demostrador, ainda não foi vendido a nenhum País está apenas sendo oferecido.
    Outra coisa o Rfale tb não foi vendido a nehum País a não ser a França que adquiriu os Rafales que pelo jeito não serão comprados por iutro País.

    Não comente coisas que vc nunca viu ou não sabe.

    Abs.

  22. KLM :

    E.M.Pinto :E Jackson, antes de mais nada. este artigo é um artigo informativo, não recebo um centavo da Dassault, nem fui convidado para voar no Rafale( se fosse iria com o maior prazer- pois é meu sonho)e não estou defendendo camisa de time de futebol, que é o seu caso com Gripen da SAAB.Neste Blog não há lobbie e nem defesa de inverdades, se fores capaz contestes os dados publicados na matéria e eu a rebaterei, do contrário sugiro que procure outro blog para apresentar suas estatísticas, pois antes de postar algo leio e procuro as fontes.Meu caça favorito é público e todos sabem qual é chama-se temporariamente PAK FA, o resto nada tem haver com a matéria.AbraçoE.M.Pinto

    Esa razao pq o Plano Brasil tem qualidade nao e como um serto blog ai que o editor foi comisionado pela saab pra postar so asunto sobre a SAAB .quando nao so USAFpor isso E POR OUTRAS RAZOES que Plano BRASIL EO MELHOR BLOG AI NO BRASIL

    KLM,
    Não sabia que vc tinha bola de cristal para saber se outro blog está levando comissão para fazer lobby ????
    Fala sério seja inteligente colocar informações sobre determinado vetor não é fazer lobby e outra coisa se vc recebesse o convite para conhecer a Saab vc não iria ????

    Vamos ser racionais !!!

  23. Darkman agora que vc diz isso né,agora!
    Agora vc entende a diferença entre o Demonstrador e o Caça em si!

    Mas,tudo bem.

    Um abraço amigo,quando sair o resultado do Fx-2 vou sentir saudades…rsr

    Considero vc um amigo que fiz nos blogs,apesar de nossas divergencias,mas apenas divergencias sobre os caças!

  24. KLM nesse ponto discordo de vc,o outro Blog é muito bom tb,tanto que um dos moderadores de lá acabou com o mito do gripen,e pode ter certeza no dia vi uma lamentação enorme lá, ai me lembre da música da Maysa:Meu mundo caiu.
    Mas lá é um execelente blog,gosto muito do colunista Guilherme,os dois blogs são bons.

  25. Todos sabemos que o Rafale é um ótimo avião, mas:

    * As informações sobre custos de aquisição, operação e disponibilidade de entrega são consideradas conflitantes (http://www.cockpit.aero/index.php). A forma como a Dassualt repassa informações é considerada incrivelmente imprecisa.

    * O governo francês discute seriamente interromper a fabricação do Rafale por pelo menos dois anos. Talvez mais!

    * Hoje a fabricação do caça da Dassault é antieconômica, da prejuízo, nove caças ao ano.

    * Não existem recursos para desenvolvimento da versão F-4, cujo desenvolvimento pode ser entregue a outro país (EAU).

    * Único avião europeu de 4.5 geração que não foi exportado.O Eurofighter foi exportado para dois países, no total está presente em seis países. O Gripen, da Saab, está presente em cinco forças aéreas e a Escola Britânica de Pilotos de Testes (ETPS). A Malásia demonstra interesse em comprar a versão E/F resultado do programa NG.

    * A difícil situação financeira da Dassualt. “A compra dos caças é questão capital para Dassault, desde a série de anulações de pedidos, devido a crise econômica, do seu produto principal” (jornalista Antônio Ribeiro).

    * Quem ler os jornais franceses vai ver que mesmo lá o programa Rafale é muito questionado. Alguns observam que daqui a vinte anos a França, se não vender nenhum caça, será o único usuário de um avião desatualizado e com custos operacionais cada vez maiores.

  26. Aqueles que amam uma coisa distinta da verdade

    Aqueles que amam uma coisa distinta da verdade quereriam que isso que amam fosse a verdade. No entanto, como não querem enganar-se, mas ao mesmo tempo também não querem reconhecer que estão enganados, odeiam a verdade por causa daquilo que amam em vez da verdade.
    (Santo Agostinho, Confissões, 10, 23)

    “do contrário sugiro que procure outro blog para apresentar suas estatísticas”ISSO TEM UM NOME,E É CENSURA.

    Pinto lamentavelmente a sua posição como editor fica seriamente comprometida diante de sua resposta a um simples texto que confirma que a India ao contrario das suas afirmações exije transferencia de tecnologia e manutenção.O proprio Mangabeira Unger, um dos responsaveis pela END passou a questionar a opção pelo rafale.
    Eu participo de outros blogs,comunidades e foruns na internet e nunca fui ameaçado de processo ou “convidado a participar de outro blog” simplesmente por ter uma opinião diferente ou questionar uma materia ou comentario.Fique a vontade para me bloquear caso seja seu desejo.

  27. Penso que, se for 5+3 na questão do Irã, da Rafale.
    Mas se for 5+1, será Gripen
    Hornet só esta ai para, os EUA saber que o Brasil disse NÃO

  28. Bom senhores então fica assim, o Rafale é o melhor, por isso mesmo foi escolhido por varias nações, inclusive o Brasil, mes que vem fará 01 ano do pronuciamento do Lula, em que ele escolhe o Rafale, se ele é essa maravilha toda por que não bateram o martelo ainda?

    Voçê acusou o Jakson Almeida de desinformar, mais quem esta desinformado é vc, pois segundo a Assemblée Nationale o custo da hora de voo do Rafale M, em 2006, era de € 35.000 (R$ 87.500) e espera-se reduzir esse custo para € 12.000 (R$ 30.000)de forma subsidiada pelo governo françês p/ Armée de l’air, mais não para o Brasil

    http://www.assemblee-nationale.fr/13/rapports/r1615-t2.asp

  29. Caro lucasu,fique a vontade de mencionar meu nome como eu estou mencionando o seu.
    Agora eu gostaria de entender como se chega ao valor real do caça,vejamos o exemplo como eu aprendi da pre-escola a faculdade.

    Foi anunciado pela folha de que o governo teria negociado o valor do rafale em US$6,2bi (de aquisição)e mais US$4bi (de manutenção).

    US$6,2bi/por 36 caças= US$172mi (de aquisição)
    US$4bi/por 36 caças=US$111mi (de manutenção)

    • Ta vendo Jackson, mostre-me onde é que eu te ameacei?
      Qual ponto, o que sugiro você frequentar outros blogs? chama isto de censura? por acaso bloquei-te? por acaso excluí seus comentários.
      Não meu caro, não me confunda.
      O que está escrito ai é que se você apresenta números e tabelas advindas de fontes elas tem que ser embasadas, do contrário submeta a outros sites e blogs, é isto que está escrito.
      O que não gosto é desta tática já manjada, a matéria se quer tem haver com FX e você já me apresenta as suas tabelas de custos, eu mostrei a minha e tenho a fonte, goste ou não é alguém envolvido no FX2 que está em Brasília e que lida com este processo desde o seu início, é óbvio que ele não sabe tudo sobre o que se passa no FX-2 mas tenho certeza que sabe mais do que muito economista que posa de entendedor de assuntos de defesa, o que permeia hoje a mídia nacional.
      e portanto se for ao link que lhe passei verá que lá está especificado tudo, se não concordas, faça como eu, guarde-o pois vou perguntar a estes sujeito assim que o programa passar e saber se seus números são verdadeiros.
      Quanto a matéria do MRCA, na do que não sabíamos, veja o meu comentário anterior sobre o MRCA.
      No link que lhe enviei estão dispostos os custos de Cada um envolvido no projeto.
      agora veja, lá não está só descrito o que se compra por unidade como quem vai a feira e compra banana, melão e pinga.
      A Tot não é gratuita para capacitar uma indústria nacional a produzir parafuso para o avião é preciso prepará-la, treinar gente, isto custa dinheiro.
      Ninguém entrega tecnologia só porque você comprou o avião, se fosse assim compravamos 1000 motores TF 404-414 e a GE nos dava tudo assim não tinhamos que nos preocupar com nada., já sabíamos fazer os subsequentes.
      Para haver tot, tem que haver primeiro de tudo vontade de quem cederá, segundo capacidade de absorção ( o que em se tratando de caça, não temos nem 70%-na melhor das hipóteses). e depois continuidade e estudos para desenvolvimentos, do contrário aprende-se fazer fósforo mas o mundo quer isqueiros…
      Para haver Tot Paga-se e paga-se seja pra quem for, o importante é saber quem cede e oque, e dependendo disto os custos são maiores e é por isso que nãos e compara estes preços, pois você pode estar comprando a tecnologia de se fazer o pistão e não o motor, e por isso não adianta comparar com quem está vendendo a tecnologia de se fazer o motor, por outro lado, o Motor BMW será mais caro que o Fiat e a comparação de custos ai continua sendo indevida.
      Sds
      E.M.Pinto

  30. Barry,

    “Quem ler os jornais franceses vai ver que mesmo lá o programa Rafale é muito questionado. Alguns observam que daqui a vinte anos a França, se não vender nenhum caça, será o único usuário de um avião desatualizado e com custos operacionais cada vez maiores.”
    Imaginem o beco sem saida que o Brasil vai se submeter se Franca e Brasil sao os unicos operando o Rafale. As 36 unidades do Brasil nao manteria a Dassault. Quanto aos possiveis 120 futuros para o Brasil imagina a visualizacao mental para alguen pensar que o Brasil um dia tera 120 cacas rafales. Se 36 ja da novela imagina 120.
    Outro beco e os avioes sendo considerados; USA e F-18 que ja esta velinho, Franca e os Rafales que ninguen quer; Esquece o Gripen.. Que erro grande nao participar do Pak-FA.

    • Carlos, quem ler os jornais suecos, não encontrará o NG bem fiat também, quem ler os jornais americanos verá que o F 22 foi cancelado que o F 35 caminha no mesmo destino.
      Nem por isso a USAF desativou o F 22, vai deixar de comprar o F 35 ou muito menos a França trocou o Rafale pelo Gripen ou Hornet.
      No Brasil há quem defenda que os bilhões investidos na defesa dariam mais retorno se fosse para educação.
      e assim vai.
      Sds
      E.M.Pinto

  31. Lucasu :
    E.M.Pinto, é lamentável ver comentários sem um embasamento sólido, pois existem leitores que prefiro não mencionar o nome, pegam uma calculadora, dividem o preço do pacote pela quantidade de vetores e dizem a todos os ventos que este é o preço do vetor, porém se esquecem daquilo que você lembrou acima, existe um pacote de manutenção de 10 anos incluído no contrato, sem mencionar os armamentos incluidos na negociação.
    Para um país continental como o Brasil, nossos aviões de caça tem de ser bimotores e com grande raio de combate, por isso existem apenas 2 concorrentes no FX-2 e vocês sabem quais são.
    Esta não é minha opinião pessoal, que na verdade deveria ser um misto de HI-LOW, ou melhor, deveria ser o PAK-FA, porém a única coisa palpável no momento são os 3 (2) concorrentes que disputam o contrato com a FAB.
    Abraço,Lucasu.

    Documento do senado françês que diz que o preço unitário do rafale varia de 64 a 70 milhões de Euros a unidade:

    http://www.senat.fr/rap/a08-102-5/a08-102-516.html

    Está no 4º paragrafo, leiam

    • Rogério, o preço que dispus na tabela apresentada no link
      http://pbrasil.wordpress.com/2010/02/07/guerra-nos-ceus-qual-o-real-custo-dos-cacas/
      mostra o custo de aquisição negociado no FX segundo a fonte do diplomacia global.
      US$ 84.6 milhões por caça à um euro 1.35 o que dá algo como 64 milhões de euros nada longe dos 70 milhões e muito menos tendo em conta que foi negociado uma redução dos custos bem como os valores reduzidos pela cadência de produção aumentada e consequentemente diluição dos custos do programa.

      Quanto aos custo do Rafale M, desculpe mas não achei o parágrafo, poderia me enviá-lo separadamente?.
      Porém consultando a minha fonte que está ai apresentada no link, recebi como resposta o seguinte:
      Os dados estão defasados o custo da hora de voo do Rafale naval (Rafale M) é sim superior ao da versão terrestre, mas não tanto assim, cerca de US$ 15 mil para o naval e US$ 12,3 para a terrestre.
      Os dados segundo a fonte são de 2005 altura em que o caça ainda não era considerado operacional e que haviam muitas modificações a serem feitas e portanto forma reduzidos mas não aos 12 mil como pretendiam, ainda sim bem menores que os 35 mil euros como consta.
      Quanto ao fato de não vencer concorrência ele ganhou sim em Singapura, mas o FMS entrou em ação e o F 15 foi colocado como vencedor nas mesmas condições do M 1 Abrams na concorrência saudita que desclassificou o Osório, o mesmo deve ocorrer no Kwait e Iraq, nada haver com a técnica e sim com o acordo geoestratégico que estas nações pretendem, em outras palavras aproximar-se dos EUA.
      Se tiveres alguma informação adicional por favor, disponibilize-a.

      Obrigado
      Sds
      E.M.Pinto
      E.M.Pinto

  32. Barca :Darkman agora que vc diz isso né,agora!Agora vc entende a diferença entre o Demonstrador e o Caça em si!
    Mas,tudo bem.
    Um abraço amigo,quando sair o resultado do Fx-2 vou sentir saudades…rsr
    Considero vc um amigo que fiz nos blogs,apesar de nossas divergencias,mas apenas divergencias sobre os caças!

    Veja bem vc pode esta me confundindo com outra pessoa rs..rs…
    Mas vamos lá a diferença entre o Gripen C/D para o NG são al não acredito algumas modificações qu fizeram para ele entrar no requisito da FAB pois o C/D para aumentar sua autonomia de voo.
    Não que o rafale é um vetor ruim nada disso ele tem suas qualidades e tecnologias, mas não dá para o Brasil ter um vetor disses.
    Meu preferido não está na disput final que é o Su35 e posteriormente o PAKFA.
    Seria o ideal para a FAB, tb não acredito nessa TT que tanto fala.
    Saab cumpre os contratos assim como os americanos, temos aqui o F5 os iroquis que falam por si.
    E estão em uso 40 anos, sem faltar peças e tudo mas nossa doutrina é americana e não Francesa.
    Enfim espero que FX2 seja cancelado e que entre disput de novos 5G.

    Abs.

  33. Caro Barca,
    Se o Fx2 sair já está definido e há muito tempo para o Rafale.

    Volto firmar que vc está me confundidindo com outra pessoa.
    O gosto é variado entre os vetores mas todos estão aptos a defender o Brasil.

    Espero sinceramente que não dê o Rafale mas se el ganhar que seja e depois quem vai pagar a conta somos nós mesmos.

  34. o Rafale é extraordinario,Sou mais um projeto brasileiro mesmo sendo inferior, nós temos que andar com as proprias pernas igual a China faz.

    • Sem dúvida Dell, eu também opto por um programa nacional, porém temos que ter pé no chão, para projetar um caça avançado 4.5 5G nos falta muito em capacidade, é preciso abreviar etapas trabalhando em colaboração com alguém e daí partir para um projeto novo, creio, é isso que o Hornet explicou, é isso que o MD quer.
      Sds
      E.M.Pinto

  35. É óbvio que o Lula o que está tentando fazer é conseguir emprego na França!
    Tipo para montar um “bolsa família” em Paris.
    O primeiro de janeiro o cara fica desempregado, ja pensou?
    Um fome zero, sei lá! Ministro? pode ser. Na Dassault? isso! ele quer trabalhar no sindicado da Dassault! pra quê? pra fazé greve! óbvio!
    E quem será que está arranjando a posição, e quem pode ser? o ministro de sobrenome francês! é claro! Em janeiro estão lá o cara e o ministro fardado pra começar uma nova vida! Aquilo de secretário da ONU tivesse sido uma bagunça, um quebracabeça sem solução, melhor arranjar um posto na Dassault ou como secretário de Sarkozy, quem sabe até da pra ver à Carla, sem desprezar à senhora ML!

  36. olha “gripeiros”[=cansei], comprem gripe! poupem grana cara! tem que comprar o mais barato! até que a Saab acabou dando um de presente por cada gripe comprado! Olha até tem brinde cara! aproveita! é como comprâ carro, testdrive? o que isso meu chapa?! pra quê perdê tempo! compra pelo folheto e pronto! depôi axente dáum jeito!

  37. Bela matéria E.M.Pinto, tomara que vc faça dos outros dois.

    Mesmo que o novo presidente seja de outro partido que o atual, não acho que o vetor a se comprado seja outro que o Rafale, se bem que temo a volta desse “outro” partido ao poder não só na área militar, mas em tudo (coisa minha…)

    Assim como vcs também penso que o ideal seria participar do projeto de um caça de quinta geração seja russo ou chinês, felizmente temos um bom relacionamento com essas duas nações, e acredito que ao lado do Rafale voará um caça de umas dessas nações mesmo sem transferência de tecnologia. E quanto mais o tempo passa mais eu me convenço que será o modelo chinês não por se superior, pois não deve ser mesmo, mas por outro lado a China fica cada dia mais próxima de nós, vejam, tanto nas áreas civis como militar a participação chinesa cresce… E pra quem questiona o treinamento que a MB esta dando para os futuros pilotos aeronavais chineses deve ficar de boca aberta ao ver um quinta geração chinês sendo pilotado por militares da FAB e da MB.
    Bem se não tenho bola de cristal tento juntar algumas peças para prever o futuro às vezes da certo outras não…

    • Carl 94, esta é a intenção, mas como o Brasil tem 200 milhões de técnicos de futebol, entendedores de caças e torcedores de fabricantes de caças, postar uma matéria informativa tem se tornado cooperação ao lobby, mas não se preocupe, os demais terão sua matéria também.
      Sds
      E.M.Pinto

  38. INTERESSANTES SEUS COMENTÁRIOS PINTO, DÁ A ENTENDER QUE TEM UM BOM CONHECIMENTO DO ASSUNTO. GOSTARIA QUE O ESCOLHIDO FOSSE O RAFALE.

  39. Senhores, críticas ao Plano Brasil, são bem vindas, façam-nas aqui, críticas a outros blogs e sites bem como seu editores não, sugiro que encaminhem suas críticas aos outros blogs aos seus editores.
    A cesar o que é de cesar.
    Sds
    E.M.Pinto

  40. Mas Darkman vc viu agora o que te falei que a hora voo do rafale não é tão cara assim,o E.M PINTO MOSTROU ISSO,eu já vinha falando isso para vcs a tempos,mas muitos vinham com essa história de 25 mil dólares,agora quanto a pagar o rafale,eu tb vou pagar e muito,pois recebo uma boa mordida do Leão,mas vou pagar feliz pois estamos investindo na segurança da nossa nação e não pegando um produto de suma importancia por ser apenas o mais barato,e sim o melhor,ou vc acha o gripen melhor que o rafale?
    Outra pergunta que te faço se vc fosse piloto de caça e fosse para um combate hipotetico contra um Sukkoi,ou um TYPPON,vc pegaria o gripen ou o Rafale ?

  41. Eu sei que o Rafale foi o escolhido e depois das eleições ele vai ser comprado o contrato já está pronto,só falta passar o periodo das eleições.

1 Trackback / Pingback

  1. Exclusivo: Dossier Rafale, a origem « PLANO BRASIL | Info Brasil

Comentários não permitidos.