Exclusivo: Dossier Rafale, a origem

http://rafalesolodisplay.com/nezraf.jpg

Autor E. M. Pinto

Plano Brasil

A Origem

http://www.leezpics.com/airshows/images/N001-15.jpg

O caça Francês Dassalt Rafale teve sua origem em meados dos anos 80 quando do lançamento do programa Europeu European Fighter Aircraft, EFA, 1983, o qual contava com a participação da Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=6oa2RX7a3Pk]

O programa visava equipar as forças aéreas europeias com um único caça e embora criticado por analistas por ser demasiado ambicioso, as cinco nações levaram adiante.

http://www.milairpix.com/wpics/wpeap.jpghttp://www.zap16.com/zapnew/wp-content/uploads/2008/11/zf534.jpg

Porém inúmeros percalços e problemas internos entre alguns membros levaram ao surgimento de atritos entre os participantes especialmente a França que por política interna sempre pesou por uma autonomia e independência passou a exigir uma participação maior no programa exigindo a liderança no programa o que não foi aceito pelos demais estados membros.


Trinational Agile Combat Aircraft © BAE Systems



Os Franceses mais tarde alegavam inúmeras outras pendências que tornavam o programa EFA inadequados as suas expectativas, uma delas dizia respeito ao desinteresse dos demais estados em desenvolver uma versão naval do caça europeu, aquela altura Reino Unido e Itália priorizavam o uso de caças stovl e não tinham interesse num caça naval. Outra questão dizia respeito a exigência da França em desenvolver um vetor polivalente, um caça multifuncional o que não era de consenso dos demais sócios do programa.


http://www.militaryaviation.eu/images/Dassault/RAFALE_A.jpg

Naquela altura a Dassault apresentou um demonstrador de tecnologia de nova geração designado por Avion de Combate Experimentale, ACX, porém os demais membros centravam seus esforços em uma outra plataforma de maiores pesos e dimensões designada Experimental Aircraft Project EAP, que culminaria anos mais tarde no que hoje é conhecido como Eurofighter Typhoon.


O Programa

http://img63.imageshack.us/img63/7735/RAFALEA_01.jpg

A não concordância com as exigências feitas culminou no abandono do projeto por parte da França, que decidiu seguir sozinha no seu projeto, e em 4 de Julho de 1986, cerca de um ano após o seu abandono formal do programa EFA ,o ACX fez seu primeiro voo.


http://i146.photobucket.com/albums/r279/sampaix/c01hybridkn3-1.jpg

A partir do primeiro vôo ACX passou a ser designado Rafale-A que curiosamente foi equipado com turbinas norte americanas GE F404-400 modelo base das séries que equipam o F18 Hornet e Super Hornet bem como o JAS 39 Gripen.


http://i5.tinypic.com/124ap38.gif


A partir de Fevereiro de 1990 o demonstrador Rafale-A passou a voar com os novos motores Snecma M88-2. O programa de desenvolvimento do Rafale correu sem problemas e durante efetuando mais de 860 voos de avaliação com pouso e decolagem a partir de Porta-aviões, sendo que o A-12 São Paulo, então Foch da Marinha Francesa fora utilizado nos ensaios de pouso e arremetida posteriormente o programa evoluiu para os testes no seu novo Porta-aviões Nuclear o Charles DeGaule.


http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/08/campfoch02gd.jpg

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=SB8srHc1vW8&feature=player_embedded]


http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/07/rafale-eisenhower-2.jpg

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lG22Vzr27rU&feature=related]

A campanha de ensaios foi então considerada exitosa e Rafale-A, evoluiu para o protótipo de um avião de combate da multifuncional de serie, sendo agora designado Avion de Combat Tactique ou ACT e que visava o desenvolvimento de um vetor comum à Armée de l’Air (Força aérea Francesa) e à  Aeronavale (Marinha Francesa), substituindo assim todos os  vetores empregados por ambas as forças nas mais variadas funções.


Montagem- Plano Brasil- Por E.M.Pinto

O projeto era ousado pois o caça a ser desenvolvido iria substituir sozinho os caças:

  • Dassault Mirage 2000 (Caça e ataque).
  • Dassault Mirrage 2000 N (ataque nuclear).
  • Dassault Mirage F 1 (Caça e ataque e reconhecimento).
  • SEPECAT Jaguar (Ataque).
  • Dassault Mirage IVP (Reconhecimento).
  • Dassault-Breghet Super Etendard ( Ataque Naval).
  • Vought F 8 Crusader ( Caça naval).

Sendo assim, um único vetor multifuncional teria basicamente três versões designadas de M, B e C.

Os protótipos

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/2/9/9/1175992.jpg

O programa seguiu uma série com mais quatro protótipos, designados a partir de então de:

  • Rafale C.01 cujo voo inaugural se deu em 19 de Maio de 1991.
  • Rafale M.01 com voo inaugural em 12 de Dezembro de 1991.
  • [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7Mm3ltJRJKw&feature=player_embedded#!]

  • Rafale B.01 voo inaugural 30 de Abril de 1993.
  • Rafale M.02, voam 8 de Novembro de 1993.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/Rafalefamily.jpg

Curiosamente os protótipos que se seguiram ao Rafale-A eram menores e mais leves, o primeiro tinha um peso de 9.500kg e os novos protótipos 8.500 kg.

http://i43.tinypic.com/23kspjt.jpg
A redução do peso foi conseguida em grande parte pela adoção dos motores M88 e com a redução do comprimento em cerca de 1 m, bem como da envergadura em 1,15 m o que resultou na diminuição da área alar em 2 m2.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/02/img001.jpgO Rafale C.01 tinha um peso de 8.500 kg e já naquela altura incorporava avanços tecnológicos que visavam à redução do seu RCS (Radar Cross Section),  além de melhoramentos geométricos (contornos arredondados) na fuselagem o protótipo foi revestido por uma tinta RAM (Radar Absorbent Material).

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=AOUVdHscPC0]

Estas modificações visando à redução do RCS do vetor o mesmo possui uma baixa assinatura de radar, sendo que no setor frontal é de apenas 0,1m2 e em outros ângulos como o lateral pode chegar a 0,3m2.

Custos do Programa


Não se tem muita informação sobre os custos do programa no período que antecede à 2008 as informações que dispomos dão conta de que a partir desta data o governo Francês teria investido algo da ordem de € 40 bi .

Estima-se que o custo unitário de cada caça oscile entre €  68-72 mi dependendo da versão sendo que a Naval tem um custo mais elevado.

Custo de um caça moderno (clique para ler o PDF)

Cronograma


  • 1985, França formalmente retira-se do programa Eurofighter, comprometendo-se ao projeto Rafale.

  • 1986, 4 de Julho: Primeiro voo do Rafale A; dezembro: inicio do desenvolvimento de motores SNECMA M88.

  • 1988, Abril: primeira ordem assinada (para Rafale protótipo C).

  • 1990, Fevereiro: começam testes de voo do M88.

  • 1991, 19 de Maio: O primeiro vão da Armée de l’Air, protótipo de assento único (Rafale C); 12 de Dezembro: O primeiro voo do protótipo Aeronaval (Rafale M).


  • 1992, Rafale M começa ensaios.

  • 1993, Março: Primeiro contrato para produção de aeronaves assinada. Abril: Início dos ensaios de porta-avião, compatibilidade com Foch. 30 de abril: Primeiro vôo do Armée de l’Air protótipo de assento duplo (Rafale B).

  • 1995, Junho: Primeiro MICA lançado de um Rafale em modo auto guiada. Julho: sistema OSF e capacete montado vista/display instalado e testado. Setembro: Rafale M testado a bordo de porta-avião (série 4). Novembro: Primeiro vou sem parada de longo alcance do Rafale B01 (3.020 km em menos de 6 horas 30 minutos). Outubro: Série final de testes de terra, baseados em porta-avião do Rafale M nos E.U.A.. Dezembro: A primeira produção de montagem da fuselagem do modelo.

  • 1996, Março: M88 motor “flight worthiness” qualificado. Abril: Produção suspenso, reiniciado em janeiro de 1997, após as reduções de custos. Maio: testes de baixo nível com banco de dados digital de terreno. Julho: espectros eletrônicos guerra testes do sistema de integração em câmara anecóica. Novembro: voo Spectra testados. Dezembro: As primeiras entregas da produção de motores standard.

  • 1997 Fevereiro: Rafale B01 vôo testado na configuração pesado (2 Apache ASMs, três tanques de 2.000 litros, dois Magic e dois MICA AAMS). Maio: Primeiro disparo inercial guiado do MICA. Junho: o voo de teste do sistema de contramedidas Spectra. Outubro: Primeiro radar RBE2 produção voou pela primeira vez. Novembro: acendimento inercial guiado de mísseis contra dois alvos, com aeronaves de vincular-mísseis, com contramedidas.

  • 1998, Junho: Qualificação de MICA sistema de controle de incêndio. Proposta de capacidade operacional inicial avaliada pela Marinha e pilotos da Força Aérea voando Rafale B01 e aeronaves desenvolvimento M02. 24 de Novembro: Primeiro voo de produção Rafale (um Rafale B).

  • 1999, Maio: Primeiro lançamento de teste do míssil de cruzeiro SCALP EG.. 6 de Julho: Embarque no Charles de Gaulle. 7 de Julho: Primeiro voo do Rafale M de produção.

  • 2000 20 de Julho: Primeiro Rafale M entregues Flotille 12F.

  • 2002 Rafale M entrou em serviço com 12F (Aeronaval, em avaliação).

  • 2004 a entrada de serviço completo com 12F (Marinha); 9 de Setembro: Primeira Meteor GHTM (General Handling Training Missiles) Ensaios transporte Rafale M da CEV Istres; Junho: Dezembro: Três Rafale Bs entregue ao CEAM, Mont de Marsan.

  • 2005, 11 de Setembro: ensaios Primeira Meteor GHTM transporte Rafale M do porta-avião Charles de Gaulle.

  • 2006, Verão: Formação de CE 1 / 7, com 8-10 aeronaves.

  • 2007 entrada de serviço completo (Força Aérea) esperado com EC7; Primeiro pouso do Rafale M em E.U.A porta-avião USS Enterprise.

  • 2008 Rafale totalmente qualificado para padrão F3.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/08/rafale-08a.jpgVariantes

Rafale A : Um demonstrador de tecnologia que voou pela primeira vez em 1986.

Rafale D : A Dassault utilizou esta designação (D para discret ou discreto) no início de 1990 para as versões de produção para a Armée de l’Air, para salientar os  recursos furtivos que tinham adicionado ao projeto.

Rafale B : Versão de Biplace da  Armée de l’Air, entregue à CE 330 em 2004.

Rafale C : Versão monoplace da Armée de l’Air, entregue à CE 330, em Junho de 2004.


Rafale M : Versão Aeronaval, entrou em serviço em 2002. O Rafale M pesa cerca de 500 kg (lb 1.100) a mais do que o Rafale C e ém Muito semelhante ao Rafale C na aparência, o M difere nos seguintes aspectos.


Rafale N : Originalmente chamada de Rafale BM, foi planejada para ser uma versão biplace da  Aeronavale. Cancelado inicialmente devido aos cortes orçamentários.

Sub-versões

Há três sub-versões aplicáveis às versões C e M:

F1  Disponível desde 2004

  • Defesa aérea

F2  Disponível desde 2006

  • Defesa aérea
  • Ataque ao solo com armas convencionais

F3  Finalizado em 2008 e disponível a partir de 2009.

  • Defesa aérea
  • Ataque ao solo com armas convencionais e nucleares
  • Ataque a meios marítimos e reconhecimento

Porém há outras versões a serem desenvolvidas tal como descreve-se a seguir.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7wZ0Q_hB6m8]

Cronogramas de desenvolvimentos

http://img714.imageshack.us/img714/9115/m88eco.jpg

Rafale F3 (2008 -2012):

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/08/rafalefab.gif?w=300

O e F3 será o primeiro Rafale realmente omnirole, possuirá novos equipamentos como:

RECO-NG

  • Pode  Dâmocles
  • Mísseis ASMP-A
  • Mísseis AM-39
  • Bombas GBU-24
  • Pod de foguetes guiados por laser.
  • Radar  RBE -2 PESA (futuramente incorporará um radar AESA).
  • FSO ou FSO-IT.
  • Capacidade ROVER.

A partir de Fevereiro de 2010  todos os Rafale em serviço na França serão submetidos ao processo de atualização  para a  configuração F3.

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/08/fab_rafaleb.jpg?w=300

Rafale F3-O4T/F4 (2012 -2017): ( Versão escolhida pelo Brasil no programa FX-2)


O primeiro caça de série com radar AESA e que incorporará novas armas e equipamentos:

  • Pode Damocles XF
  • Novos membros da família AASM.
  • Radar AESA.
  • FSO-IT.
  • DDM-NG.
  • Sistema EWS Spectra
  • HMD.
  • Motores M88 atualizado TCO (M88-4E).

http://www.usageorge.com/Wallpapers/Military/wallpaper/Rafale-+-Mirage2000D.jpg

Rafale Emirados Árabes Unidos (2013 ):


Possivelmente o primeiro membro do Rafale com motorização mais potente e novas armas:

  • Míssil Meteor BVRAAM.
  • Os principais equipamentos eletrônicos devem ser os mesmos que Rafale F3-O4T ou mesmo da variante F5.
  • GMTT e modos GMTI.
  • HMD.
  • Novo motor M88 com empuxo ( 20.000lb ).
  • Redução de RCS.
  • Melhoria na capacidade de carga de (SCALP-EG * 3 + 2,000 tanque L * AAM 2 + * 6).

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/04/Neuron-e-Rafale-imagem-Dassault.JPG
Rafale F5 (2018 -2023):


Primeiro membro do Rafale com techonologia de furtividade ativa e novas armas:

  • Míssil Meteor BVRAAM
  • Novo pode Dâmocles
  • Atualização da antena do radar  RBE-2 AESA e introdução de novas antenas espalhadas pela fuselagem do avião (GaN).
  • OSF-NG (Techonologia da imagem de radar a laser).
  • Atualização do sistema DDM-NG.
  • Atualização do sistema de fusão de dados.
  • Datalink SATCOM.
  • SPECTRA 5T EWS (GaN).
  • Nova geração de HMD.
  • Air-launched cruising jammer / decoy de asa destacável.
  • Melhoria no sistema de furtividade ativa
  • LDIRCM
  • TVC
  • Entre outras

Rafale MLU (2020-2025):


A atualização de meia vida é planejada de forma a garantir mais 20 ou 25 anos de operação aos caças, nela está planejada:

  • Um radar completamente novo além de outros sistemas e sensores.
  • Nova motorização, M88 com acréscimo de potencia.
  • CFTs para o aprimoramento alcance de combate.
  • Melhorias importantes na furtividade guerra eletrônica e  sobrevivência no combate.
  • Sistema de controle  remoto para Aeronaves não tripulada de combate.
  • [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9v6ZGFlDY50&feature=related]

49 Comentários

  1. Mais uma Excelente matéria!!

    Quanto ao ganhador do FX2 que venha logo!!! Quero deixar claro que “NÃO TORÇO” para este o aquele finalista do FX2, minha opção é outra?!?!?!?!?!?!

    Algumas considerações / perguntas:

    1 – O Gripen NG (demo) consegue mesmo o Supercruise? Se sim, seria uma vantagem grande em relação aos outros 2?

    2 – Caso o Brasil venha um dia adquirir ou participar do PAK FA ou algum SU 30 BR, como fica a questão dos armamentos e localizadores (GPS)? Pergunto pois, o GPS é uma rede Americana, nossos atuais armamentos e meios (F5M, A1, Navios, tropas, etc) o utilizam.

    3 – IRST, dos 3 só o Rafale tem?

    4 – Hipotéticamente, se entrassemos no Programa Russo, quando receberíamos o caça “definitivo”. Pergunto pois, os primeiros 60 serão entregues ainda sem a Turbina definitiva, correto?

    5 – Sobre o NOVO Super Hornet (com tanques conformais, etc), seria interessante?

    6 – E por que, já que demoramos tanto a resolver, não analizemos o F 15 Silent Eagle????

    Observerm que não coloquei nada sobre TT, pois acho ainda muito nebulosa esta questão, então alguns dos caças que cito aqui viriam bem à calhar aos planos Nacionais, não acham???

  2. observador :

    HR :

    HR :Me desculpem… bonito o caça, moderno… mas, o F-18E/F Super Hornet tem mais furtividade, mais história e é mais confiável, tanto que vários países resolveram trocar o Rafale pelo o Super Hornet… por que será???

    A escolha do Rafale foi totalmente política… Se o Ministério da Defesa deixasse a FAB escolher livremente entre os 3 caças, com certeza teríam escolhido o Super Hornet, porque é batata!!! O EUA tem uma cultura inacreditável na fabricação de caças.Se houve essa controversa entre as Forças Armadas e o Governo, logo as Forças Armadas não apoiam o atual governo…

    O Super Hornet é mais furtivo que o Rafalle ? pelo que me consta o SH é de Quarta Geração e o Rafalle e o Gripen são de geração 4.5 …. estarei errado ?

    O Super Hornet passou por algumas modificações durante a sua existência e passará por mais uma!!! Hoje em dia ele é mais confiável para um eventual ataque e tem mais alcance. Os Australianos estão muito felizes com os Super Hornets e estarão muito mais felizes com os F-35s.

  3. Salve E.M.Pinto.

    A questão é que essa diminuição para 12 300 no Rafale terrestre e 15 000 para M. foi subsidiada pela Dassault, por pressão do governo Françês, mas por prazo limitado a 10 anos apenas, eles se comprometem a manter esses valores p/ FAB por 10 anos e só.

    Mais esse assunto já cansou, não pretendo mais escrever sobre isso, fica aqui a minha torcida contra a Jaca cara da França, os Franceses não são confiaveis, enquanto os americanos dizem o q fazem e o que não fazem no ato, sem frescura, os franceses prometem td e não cumprem nada, vide Helibras que é apenas uma forma de garantir reserva de mercado para os produtos franceses, tb não me surpreenderia nem um pouco se fossemos traidos na questão do subnuc.

    []s

  4. Rogério,just ask yourself what can be behind Max Ungricht real interests here?:Cockpit chief editor+…german swiss consultant with his own firm W.D Aviation Consulting
    I do not accuse anything or anybody
    I just put out the facts: arms sales are lobbying
    Saab is engaged here and there in a desperate fight for death or life for the possible future production of a Gripen”NG” how many produced until now of this NG model?how many bought by the swedish army?how many naval Gripen NG already fly? even exist?!

  5. Acredito no Rafale como melhor opção para o Brasil porque além de sua enorme capacidade, falo da versão que o Brasil está de olho, F3, seria um vetor que a marinha poderia usar se a END for realmente levada adiante de forma seria. Acredito tambem no potencial da Embraer de assimilar e desenvolver ainda mais esse fantastico vetor, ainda que goste muito do SH e de seu alto grau de desenvolvimento.
    Excelente matéria E.M.Pinto. Abraços a todos.

  6. Esse pessoal que deprecia o Rafale é sempre com a mesma ladainha de custos, como o pensamento pequeno ainda esta forte no Brasil!
    O Brasil ja tem um enorme economia, entre as maiores do mundo, quem quer ser grande tem que pensar grande! Quando se estabelece metas é melhor fazer estas as mais ambiciosas possíveis, talvez não alcance elas mas quanto mais perto chegar de uma meta ambiciosa é melhor do que completar uma meta medíocre.
    Se os EUA, a França e a Rússia pensassem com essa pequeneza igual a muitos brasileiros, os seus caças ponta de lança nunca seriam construídos, estaria todo mundo voando, f-5, Mirage e Mig ate hoje como suas principais armas.

  7. Amigos! Não falem sem conhecimento!
    O Gripen é incerto e inferior ao Rafale. além do mais o Brasil não teria vantagem nenhuma na relação politico-comercial-militar com a Suécia.
    O caça Russo é ótimo, porém, apresenta muitos problemas e requer muita manutenção. Alem do mais a Russia não se comprometeria com a transferencia de tecnologia e o suporte tecnico logistico para a aeronave, a exemplo dos submarinos, os quais nossos amigos russos queriam produzir em seu pais, vender para nós, treinar nossas equipes (rs) e só.
    Quantos aos americanos, nem se fala. Para nos vender alguns lixos usados (lembram: M-41, M-108, Blak) exigem varias coisas. Um exemplo: existem áreas nos equipamentos que somente técnicos americanos podem mexer. Entenderam? Alem disso: não repassariam a tecnologia exigida pelo Brasil, utilizariam limites na utilização do armamento, dujos misseis principais ficariam estocados dentro do territorio americano.
    Com o caça frances a tecnologia será repassada para o Brasil que, a exemplo do AMX, terá o direito de num futuro proximo produzir mais unidades no pais e até vender o caça a outro pais. Por isso um preço diferenciado, porque não estamos comprando a aeronave simplesmente, mas sim, o direito de produzi-la, bem como projetar outra aeronave tomando por base a tecnologia do Rafale.
    Carvalho – Militar no Rio Grande do Sul.

  8. Darkman :

    KLM :

    E.M.Pinto :E Jackson, antes de mais nada. este artigo é um artigo informativo, não recebo um centavo da Dassault, nem fui convidado para voar no Rafale( se fosse iria com o maior prazer- pois é meu sonho)e não estou defendendo camisa de time de futebol, que é o seu caso com Gripen da SAAB.Neste Blog não há lobbie e nem defesa de inverdades, se fores capaz contestes os dados publicados na matéria e eu a rebaterei, do contrário sugiro que procure outro blog para apresentar suas estatísticas, pois antes de postar algo leio e procuro as fontes.Meu caça favorito é público e todos sabem qual é chama-se temporariamente PAK FA, o resto nada tem haver com a matéria.AbraçoE.M.Pinto

    Esa razao pq o Plano Brasil tem qualidade nao e como um serto blog ai que o editor foi comisionado pela saab pra postar so asunto sobre a SAAB .quando nao so USAFpor isso E POR OUTRAS RAZOES que Plano BRASIL EO MELHOR BLOG AI NO BRASIL

    KLM,Não sabia que vc tinha bola de cristal para saber se outro blog está levando comissão para fazer lobby ????Fala sério seja inteligente colocar informações sobre determinado vetor não é fazer lobby e outra coisa se vc recebesse o convite para conhecer a Saab vc não iria ????
    Vamos ser racionais !!!

    Darkman… eta escuridão… não passa do maluco do KIRK…queimou tanto o filme com materia paga pra SAAB que agora mudou de nome…

  9. Taiso, bem lembrado, o SH seria passado com limites ao armamento, agora uma pergunta que não sai da minha cabeça, e se o Brasil comprasse o Rafale eo o Gripen com suas respectivas transferencias de tecnologia, não seriamelhor do que apenas um?, isso na questão tecnológica.

  10. Pergunto se seria uma boa ideia comprar 64 Rafales e mais 64 F-16 usados e dar modernização de meia vida neles?

    • Julio, não faria sentido, pois o custo logístico seria demasiado alto, operar dois vetores significa duplicar a cadeia logística.
      por exemplo
      um mecânico especializado na manutenção de um motor, não vai operar no outro a menos que se pague os novos cursos, ainda sim será caro e deficitário manter homens/hora para esta manutenção.
      Sistemas, armas e manutenção seriam mais caros, é possível, mas não é o mais indicado nem o inteligente.
      o Ideal é o Brasil escolher o caça que quer e dele adquirir os 120.
      sds
      E.M.Pinto

  11. E o prazo final de entrega?

    PS: tem alguma maneira mais fácil de acompanhar meus comentários / respostas recebidas. Obrigado.

  12. Marco Antonio Lins :É preciso se ver não somente o preço que tanto se fala mal. Vejam as suas ligas de:Tintanio,Kevelar( aço balistico),tudo isso encarece o vetor, fora seus componentesde alta qualidade. Podendo se modernizado pelo um longo periódo.E dos tres é que tem maior raio de ação.Agora acho que poderiamos ter um esquadrão de Sukhoy-35,para defesa da Zona Azul.

    KEVLAR,não é aço balístico,é sim uma espécie de fibra tipo tecido,com resistência e flexibilidade superior ao aço balistico,o rafale realmente é um bom caça,mas já se encontra defazado diante de projetos atuais,o próprio euro fighter,já esta na ativa a vários anos,e é extremamente caro,na real o Brasil vai pagar caro pelo pacote de sistemas,que é o que enteressa,assim que fechar o contrato do fx,em 5 ou 6 anos terá um protótipo multi função,stealth,com capacidade de voo misto(tripulado ou não)e controle de empuxo vetorado 3D com uma turbina hipersônica desenvolvida primeiramente pelo IPT e assumida pela aeronáutica(não força aerea)em agosto de 1994,conhecida como axaustor em colméia,já existe protótipos em escala reduzida fazendo ensaios em tunel de vento,inclusive se construiu um tunel de vento,maior e mais moderno unico no MUNDO,para testar tal aeronave,norte americanos testam uma turbina semelhante desde 2003,a brasileira já existe,acredita-se na espionagem por parte de americanos,só precisamos de sistema de voo e sistemas de armas,após possuir tal conhecimento,pode-se desenvolver um exclusivo para nosso projeto,que se pretende por no céu até 2020…

  13. a força aérea,a aeronautica e o exercito,possuem uma tecnologia já ativa mas em fase de testes desde 2005 em que uma aeronave não tripulada,se orienta pelo território brasileiro,se guiando apenas pela topografia do terreno,fazendo a leitura simultanea de 5 pontos no solo,tal aeronave,após receber os dados da missão,levanta voo,atinge qualquer destino e retorna a base sem nescessitar de satelites,cameras ou operadores em terra,tudo autonomo,já que se localiza atraves do solo,que funciona como uma impressão digital,provavelmente após,adquirir o conhecimento tecnologico do fx,esse projeto decole de vez…

  14. Podiam colocar ilustrações com os 14 pontos duros do Rafale e suas diversas configurações de armas !!
    Poucos caças tem essa capacidade.
    Rafale pode levar 10 micas sem usar cabides duplos.
    Sds…

  15. Ao meu ver, está precisando melhorar a ergonomia, e manter os mais recentes posts entre os primeiros à serem vistos na pagina inicial! Mas acho que já perceberam isto, por isto está em construção. No mais, torço pelo site. Inté!

  16. Bela indicação Gumpy!!!
    Rafale com 14 pontos é um caça magnífico que intimida mesmo, ao contrário, de uma certa mosquinha sueca…rssss

  17. obviously like your web-site but you need to check the spelling on several of your posts. Several of them are rife with spelling issues and I find it very bothersome to tell the truth nevertheless I will certainly come back again.

  18. This was really an interesting matter, I am very lucky to have the ability to come to your weblog and I will bookmark this web page so that I could come again another time.
    ###############
    Thanks dear Varichella
    we are working hard to mantain this site and is Very good knows about the your Reacction and reply
    Best Regards
    E.M.Pinto
    Editor

  19. Thanks for another informative web site. Where else could I get that type of info written in such an ideal way? I have a project that I am just now working on, and I have been on the look out for such information.
    %%%%%%%%%%%%%%
    Thanks dear Pox
    It is a Pleasure to know that this work is usefull for your job, isVery good knows about the your Reaction and reply
    Best Regards
    E.M.Pinto
    Editor

  20. whoah this blog is fantastic i love reading your articles.Keep up the good work! You know, lots of people are looking around for this information, you could aid them greatly

  21. Substantially, the article is actually the greatest on that worthw hile topic. I harmonise with your conclusions and definitely will thirstily look forward to your coming updates. Saying thanks will not just be enough, for the perfect lucidity in your writing. I will at once grab your rss feed to stay informed of any updates. Authentic work and much success in your business dealings!

  22. Hey very nice website!! Man .. Excellent .. Amazing .. I’ll bookmark your web site and take the feeds also…I am happy to find a lot of useful info here in the post, we need develop more techniques in this regard, thanks for sharing. . . . . .

  23. Não deu para ler tudo!

    Se for constatado que o investimento é bom para o Brasil, será ótimo ver eles por aqui. Talvez seja realmente a melhor plataforma do seu nível, 4.5G !!Na minha opinião, é claro.
    Mas quanto ao alcance e performance eletrônica em comparação com o SH block 2 ou 3 eu tenho minhas dúvidas…

  24. Wonderful document along with very easy for you to recognize justification. Exactly how can My spouse and i attempt receiving concur for you to submit component in the post inside my future news letter? Getting suitable credit history to you personally your publisher along with web page link on the blog won’t certainly be a trouble.

1 Trackback / Pingback

  1. FX-2 : Le second rapport de la FAB ne change rien « Tower'Sight – vue(s) de la citadelle

Comentários não permitidos.