Colômbia nega intenção de atacar a Venezuela

http://www.eltiempo.com/colombia/justicia/IMAGEN/IMAGEN-6803888-1.jpg

BOGOTÁ O governo do presidente colombiano Alvaro Uribe garantiu ontem que jamais pensou em atacar a Venezuela, mas manteve sua denúncia que Caracas dá guarida a chefes de grupos guerrilheiros colombianos. Em uma clara resposta às afirmações feitas na véspera pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que disse que um helicóptero militar colombiano ingressou durante 5 minutos no espaço aéreo venezuelano, a Casa de Nariño, sede do governo colombiano, afirmou que a Colômbia jamais pensou em atacar o povo irmão da República Bolivariana da Venezuela como disse o presidente (Chávez), numa clara confusão política de seu próprio país.

Em breve comunicado lido pelo porta-voz do governo, César Mauricio Velásquez, o governo Uribe acrescentou que a Colômbia acorreu aos canais de direito internacional e vai seguir insistindo nesses mecanismos para que se adote um instrumento que faça com que os governo venezuelano cumpra com a obrigação de não abrigar terroristas colombianos.

Na sexta-feira, após denunciar o suposto sobrevoo de seu país feito por um helicóptero militar colombiano, Chávez ordenou o envio de unidades militares aéreas e terrestre para a fronteira com a Colômbia por causa do risco de uma eventual intervenção.

Estamos alertas… Enviamos unidades (para a fronteira) para defender nossa soberania no caso de uma agressão disse o chefe de Estado venezuelano em comunicado transmitido pela emissora estatal de televisão VTV. Foram enviadas unidades aéreas, antiaéreas e de infantaria.

Na semana passada, o governo venezuelano rompeu relações diplomáticas com a Colômbia. Uribe encerra seu governo de oito anos no dia 7 de agosto, quando assume a presidência Juan Manuel Santos.

PELA PAZ

O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, liderou ontem uma manifestação na cidade fronteiriça de Puerto Ayacucho para pedir paz com a Colômbia, e garantiu que seu governo combaterá qualquer força irregular visando garantir a tranquilidade na fronteira.

O presidente Hugo Chávez me pediu para vir até aqui para transmitir a vocês, aos povos da fronteira a firme vontade do governo revolucionário de trabalhar pela paz de nossa pátria e da irmã Colômbia”, disse Jaua, em um ato também transmitido pela VTV.

O vice-presidente dirigiu uma mensagem aos irmãos da outra margem, aos irmãos colombianos, afirmando que há um sentimento de solidariedade e carinho do governo de Hugo Chávez.

Fonte: Jornal do Comércio via NOTIMP

13 Comentários

  1. colombia nega invadir a venezuela e as bases militares os navios de guerra na costa rica, tudo deve ser pra enfeite… alias eu sou o papa.

  2. Uribe continua descarado.E Chavez se tens conhecimento de violação de teu espaço aereo porque não abateu ou interceptou a aeronave?Quando conseguiremos livrar a America do Sul de pessoas da estirpe desses dois nocivos microbios???

  3. 1maluquinho Uribe continua descarado.E Chavez se tens conhecimento de violação de teu espaço aereo porque não abateu ou interceptou a aeronave?Quando conseguiremos livrar a America do Sul de pessoas da estirpe desses dois nocivos microbios???

    Nunca

  4. BS. O cara tá no final do mandato e ainda levantam que ele vai a guerra? Sem lógica. Mas claro, a VENEZUELA deve estar apreensiva, depois dela sinalizar claramente que tem uma certa “adoção” por militares terroristas em seu território, sem falar que o ditador lá, tem grande moral junto às FARCs.. Estranho…..

    Uribe é mais uma das peças que vai desmascarar o Chavez e seu governo corrupto e alheio, logo mais, outras aparecerão.

  5. Colombia nao quer nada com Venezuela. Sao os barbudinhos em Havana e o jumento do Chavez que sempre tem que ter inimigos de fora para poder controlar a populacao, que se encontra a merce destes comunistas. A cartilha e cubana; Bicho papao sao os EUA, inventa uma forca interna de “patriotas bolivarianos” para defender a patria no dia que os EUA atacar, so que no caso de Cuba a historia e a mesma por 60 anos. Falta ainda Venezuela 50 anos escutando “the yankees are coming, the yankees are coming”, ao mesmo tempo que o pais deixa de prozucir ate papel higienico e a produtividade cai a Zero…
    A historia se repete na Venezuela! Olha pra la seus comunistas latinos de meia tijela e estudem o exemplo cubano. A licao esta dada e so ter alguns a segui-la, como Venezuela esta fazendo.

  6. Sim Carlos a cartilha de Chavez é Cubana e ultrapassada…E a de Uribe?Sera a metodologia Norte-Americana de se mostrarem cowboys do bem com estrela de xerife enferrujada???

  7. A mitarização da América do Sul se dará por culpa de Uribe e sua condição de subserviente dos norte-americanos. Uma região de nexessário investimento social terá que desviar recursos para armas, na defesa da força de ocupação norte-americana na Colombia. As bases são um atentado à soberania das nações sul-americanas. Sem poder influenciar nas politicas dos paises abaixo do equador, os EEUUA agora tentam impor suas vontades atraves da intimidação das armas. Que o novo governo colombiano reveja o atual plano.

  8. CARLOS CRUZ…Não é so culpa do Uribe não,do Chavez tambem.Não te esqueças que o proximo governo é indicação de Uribe.Voce acha que ele indicaria um governo que viesse a fazer diferente o que ele fez?E ate mesmo que poderia vir a leva-lo ao banco dos Reus?So a pressão da Unasul poderia modificar tudo isso embora eu não acredite nela.

  9. Carlos Cruz :
    A mitarização da América do Sul se dará por culpa de Uribe e sua condição de subserviente dos norte-americanos. Uma região de nexessário investimento social terá que desviar recursos para armas, na defesa da força de ocupação norte-americana na Colombia. As bases são um atentado à soberania das nações sul-americanas. Sem poder influenciar nas politicas dos paises abaixo do equador, os EEUUA agora tentam impor suas vontades atraves da intimidação das armas. Que o novo governo colombiano reveja o atual plano.

    Impossível, Chaves está se militarizando em muito maior escala de investimentos, com o apoio dos equipamentos russos. Ele cria sim instabilidade na AmSul.

  10. D3lta vc diz que Chaves é que causa instabilidade na A.do Sul, contudo é o já quase declarado genocida e incompetente do Uríbe, acusado de violações gravíssima dos direitos humanos e com milhares de pessoas sendo assassinados por seu mando ou de seu grupo de forma extrajudicial que violou e atacou países irmãos e soberano, e está dando apoio e guarida aos anseios imperialista dos porcos dos governistas norteamericanos.

  11. O grande circo que se formou em nosso continente tem o magico gringo ilusicionista,o Uribe que engole espada e Chavez o palhaço que entretem enquando toda plateia se deixa donimar.Pra mim Chaveco é agente duplo e Uribe intermediario.Anglo-Americanos sejam bem vindos a seu mais terrivel Vietnã.

Comentários não permitidos.