Defesa & Geopolítica

A história da motocicleta URSS — URAL M-72

Posted by

http://www.armycycles.com/images/m721.jpg

Autor: Konner

Plano Brasil

A história da Ural começa em 1939, no período pré Segunda Guerra Mundial.

Joseph Stalin ordenou aos militares que se preparassem para defender a Pátria Russa, tendo em vista os efeitos da Blitzkrieg [Guerra-Relâmpago] contra o Exército polonês, a mobilidade então, foi colocada como de extrema importância.

As motocicletas utilizadas até então não funcionavam satisfatoriamente, apontando uma tecnologia ultrapassada e uma fabricação com qualidade que deixava muito a desejar.

Uma reunião foi realizada no Ministério da Defesa da URSS e o tema de discussão abordou um modelo de motocicleta que seria o mais adequado para o Exército Vermelho.

http://keeptherubbersidedown.net/wp-content/uploads/2009/06/bike-night-004.JPG

A versão oficial diz que, após longa discussão, a motocicleta BMW R-71 ficou colocada como um modelo mais próximo das exigências, e cinco unidades foram adquiridos secretamente através de intermediários suecos.

Os engenheiros soviéticos em Moscou, se ocuparam em desmontar as referidas motocicletas, copiando o design da BMW em todos os seus detalhes, e fizeram moldes e matrizes para produzir até motor e câmbio em Moscou.

Uma outra versão, declara que ouve “vazamento” de informações da fábrica da BMW, disponibilizando assim cópias dos desenhos da BMW R-71.

http://www.delgranojeep.com/BMW%20R75.jpg

BMW R-75

Contudo, em 1941 começou a produção pela BMW da série BMW R-75, sendo assim descontinuada a produção do modelo R-71. Assim, Moscou passou a produz centenas do agora modelo russo nomeado nada menos de, M-72 com um sidecar.

http://www.ural-motos.com/restauration/m72/original.jpg

http://www.side-cars.it/ural%20m72%20stalin%20foto4.jpg

http://www.vintagebike.co.uk/Bike%20Directories/OthersItoM/images/IMZ-M72-56-1.jpg

http://www.vintagebike.co.uk/Bike%20Directories/OthersItoM/images/IMZ-M72-56-2.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/82/M72_Molotow_1948.JPG

URAL M-72

Em 25 de outubro de 1942 o primeiro lote de motocicletas foi para a frente de batalha, e durante a Segunda Guerra Mundial  teve um total de 9.799 motocicletas M-72 entregues a batalha, tanto  ao destacamento de reconhecimento, bem como para o fortalecimento das tropas móveis.

Por questão de segurança ainda durante a guerra a fábrica deslocou-se de Moscou para a pequena cidade comercial de Irbit, localizada à margem da grande estepe Siberiana, nas montanhas de Ural.

A história das motos URAL tinha começado com a glória de ajudar a derrotar o terror dos exércitos de Hitler.

A URAL foi projetada apenas para uso militar até o final dos anos 1950, quando uma nova fábrica na Ucrânia [ Irbit Motorcycle Work (IMZ) ] assumiu a tarefa de desenvolver a produção de motos URAL para uso civil.

Hoje os principais produtos da fábrica são as motocicletas URAL com sidecar voltado para os serviços pesados, projetadas para o piso russo. Existem muitos lugares na Rússia, onde apenas  a URAL e cavalos alcançam.

As motocicletas são vendidas principalmente para o mercado interno russo, mas já existe unidades espalhadas na Austrália, Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Espanha, Grécia, Noruega, Finlândia, Suécia, Alemanha, Egito, Irã, África do Sul, Brasil, Uruguai, Paraguai e outros países.

Quem imaginava que a doutrina para o emprego deste aparelho no campo de batalha estava ultrapassado, não deixe de ver o vídeo. São motos novas que ainda são fabricadas.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ppvQbSlaH5E]

Para quem quer conhecer mais as motos da Ural hoje.

Link: http://www.imz-ural.com/

5 Comments

shared on wplocker.com