Segue excelente comentário do orçamento militar de vários países feito por analista do UOL.
Instituto de pesquisa de Estocolmo divulga relatório anual sobre gastos militares no mundo. Não é surpresa que os EUA são responsáveis pela metade das despesas militares do mundo. Em segundo lugar está a China, a grande surpresa, em terceiro a França, em quarto a Inglaterra e depois a Rússia. A China mostra uma estratégia de longo prazo de uma grande potência, nos últimos 10 anos o orçamento militar daquele país aumentou 217%. O Brasil teve um aumento de 16% na despesa militar no último ano e por isso foi incluído neste relatório. O comentarista também falou sobre o ataque de Israel a flotilha humanitária com destino à Gaza. A principal consequência a médio prazo é o estremecimento das relações entre Israel e Turquia, que sempre foram aliados
A frança aumentou seus gastos militares em + de 200% e´o Brasil só 16% ..é mt sacanagemm falta de seriedade.deveria ser pelo menos 2,5 do nosso PIB , é por lei.
para que aumentar os gastos Militares, ??????o Brasil nao e nada no mundo, assim pensam nossos Governantes, afinal o Chaves da Venezuela ira nos defender ao Norte caso venhamos a sofrer algum ataque, a Colombia , Peru e Venezuela teem mais avioes de ataque q nossas “forcas” armadas e a Venezuelas fornecera em breve as AK74 e e ou 47 para nossas forcas paralelas…
Interessante, gostaria de saber quanto do total dos gastos militares dos EUA está indo para o Iraque, Afeganistão e Paquistão.
Creio que para uma melhor análise comparativa com outros paises tem que ser descontado os custos com as guerras.
“o Brasil nao e nada no mundo, assim pensam nossos Governantes”
Minha nossa! Caro josehkarlos, o senhor onde vive?
Seguro que há tempo não sabe o que acontece aqui.
Este governo está fazendo o mais grande aparelhamento das Forças Armadas desde o Grito do Ipiranga.
Duvido o senhor seja brasileiro ou será que há muito tempo não vive no Brasil.
“Este governo está fazendo o mais grande aparelhamento das Forças Armadas desde o Grito do Ipiranga”
Concordo, e espero que continue assim pelos próximos 500 anos. Afinal, seguro morreu de velho…
Que venham os FX-2, as FREMM, os novos NAe’s, novos Guarani, o Osório NG, sistemas Avibrás 2020, mísseis balísticos e de cruzeiro, e, se for necessário, ogivas nucleares… Enfim, que tenhamos uma Defesa, com “D” maiúsculo, à altura do nosso país…