Defesa & Geopolítica

Quarta versão do jato de combate indiano Tejas voa

Posted by

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/08/lca-tejas-9.jpg

O jato de combate leve Tejas, desenvolvido na Índia, fica mais próximo de entrar em operação na Força Aérea da Índia após a realização do primeiro voo da quarta versão de produção do jato na quarta-feira, dia 2 de junho. O teste em voo do jato supersônico de quarta-geração foi uma grande realização, pois foi a primeira vez que o Tejas voou na configuração que ele será entregue para Força Aérea da Índia, disse um membro da Hindustan Aeronautics Ltd (HAL), a fabricante do jato, que está desenvolvendo o jato em parceria com a Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA).

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/08/lca-tejas-6.jpg

A equipe do Tejas está agora seguindo para a região central da Índia para efetuar as avaliações em locais com altas temperaturas. A aeronave em breve poderá voar com pilotos operacionais da forças de defesa do país. O primeiro voo da quarta versão de produção teve uma duração de 40 minutos e foi realizado no aeroporto da fabricante HAL, em Bangalore. O piloto de teste, Capitão Suneet Krishna, voou a aeronave numa altitude de 33.000 pés e atingiu velocidade supersônica de Mach 1,1, um pouco mais que a velocidade do som. O diretor do teste, o Capitão D. Chakravorty acompanhou o voo do Capitão Krishna a partir da unidade de telemetria no Centro Nacional de Teste de Voo (NFTC). A aeronave que voou na quarta-feira foi designada LSP-4 (Limited Series Production-4).

http://www.michellebivotti.com/images/gallery/big/Hal02_full.jpg

A primeira, segunda e terceira aeronaves LSP voaram em abril de 2007, junho de 2008 e abril de 2010. Cada aeronave Tejas deverá custar cerca de US$ 32 milhões. A Força Aérea da Índia já encomendou 20 jatos, os quais serão entregues a partir de 2013. Possivelmente será feito um novo pedido com o mesmo número de aeronaves.

Fonte: Flying2010

11 Comments

shared on wplocker.com