Coreia do Norte espera guerra com a rival "a qualquer momento"

http://imgs.sfgate.com/c/pictures/2009/05/26/mn-nkorea-nuclea_0500191345.jpg

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – A situação na península Coreana está “tão grave” que uma guerra pode começar “a qualquer momento”, disse ontem Ri Jang-gon, embaixador-adjunto norte-coreano perante a Conferência de Desarmamento da ONU, em Genebra.

Ri disse que as tropas norte-coreanas então sob “alerta total” e “preparadas para reagir prontamente a qualquer retaliação, inclusive a guerra”.

Seul e Pyongyang estão numa espiral de tensão desde o naufrágio de um barco da Marinha sul-coreana que deixou 46 mortos, em março.

Aliados dos EUA, os sul-coreanos acusam os vizinhos de terem torpedeado seu navio e ameaçam pedir sanções no Conselho de Segurança.

Pyongyang nega e afirma que o ataque foi forjado com o intuito de pressionar o recluso regime comunista, já sob as sanções impostas em decorrência dos testes nucleares que realizou em 2006 e 2009.

Ontem, em Genebra, o enviado norte-coreano disse que a investigação sul-coreana do episódio, cujo resultado previsivelmente culpou a rival, está baseada em “suposições”.

O embaixador da Coreia do Sul, Im Han-taek, reagiu logo às declarações, acusando a rival de ter “objetivos propagandísticos”. Laura Kennedy, embaixadora dos EUA no mesmo fórum, defendeu a posição da potência e a investigação sul-coreana, que considerou “escrupulosa e cuidadosa”.

Em Cingapura, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, disse que os EUA estudam realizar exercícios militares extras com a aliada Coreia do Sul em breve. Segundo Gates, poderão ocorrer inclusive exercícios antissubmarinos.

O naufrágio foi o incidente militar mais fatal na região desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com cessar-fogo -não com tratado de paz, o que mantém os países tecnicamente em guerra.

Fonte: FSP via CCOMSEX

7 Comentários

  1. O le le, O la la, 3ª guerra vem ai e o bicho vai pegar. Falou Copa e Oliempieda, olá crise da porra. Bem, se o Brasil não se meter com ninguém mais forte que Argentina ou México, agente se sai bem dessa

  2. O MUNDO VAI TREMER…! O palco ja estava armado a muito tempo, os figurantes todos apostos so esperando o sinal; dia, hora, mes,ano. So atraves da dor que se consegue ver a luz, e preciso que tudo isso aconteça para que o ser humano acorde para a vida, pois atualmente so esta sonhando ou pior tendo pesadelo. Acredito muito na intervençao de Deus… o mundo nao vai acabar mas passara por uma grande renovaçao, nem que para isso tenha que se derramar muito sangue.

Comentários não permitidos.