Novo barco tentará furar bloqueio a Gaza apesar de alerta de Israel

http://www.sott.net/image/image/s1/23803/full/9_the_gaza_2_img_3268.jpg

Um barco irlandês se encontra no Mar Mediterrâneo a caminho da costa de Gaza, com a intenção de tentar furar o bloqueio de Israel e levar ajuda à população local, apesar dos alertas das forças de segurança israelenses de que ele poderia ser interceptado.

O barco irlandês fazia parte da frota que foi atacada por soldados israelenses no fim de semana, mas tinha ficado para trás por causa de problemas mecânicos.

O barco, comprado por ativistas pró-palestinos, leva o nome de Rachel Corrie, americana de 23 anos morta em Gaza em 2003 ao tentar impedir uma escavadeira de demolir uma casa palestina.

Entre seus  passageiros está a ganhadora do prêmio Nobel da Paz Mairead Maguire.

Em entrevista à BBC Brasil, Mary Hughes, da ONG Free Gaza, disse que há 10 pessoas a bordo do barco e que este se encontrava, pela manhã desta quarta-feira, perto da costa grega.

Apesar dos alertas israelenses, o grupo espera que Israel permita sua entrada na Faixa de Gaza com segurança.

“Espero que nós consigamos chegar a Gaza e fornecer ajuda humanitária”, disse Mairead Maguire em uma entrevista à BBC na terça-feira.

“Os portos (em Gaza) permaneceram fechados por mais de 40 anos. Não é nem muito o fato de não conseguirmos entrar, é que o povo de Gaza não consegue sair”, afirmou a pacifista da Irlanda da Norte, que dividiu o prêmio Nobel em 1976 com Betty Williams pelos esforços de ambas na busca por uma solução pacífica para os conflitos na província britânica.

“Você tem 1,5 milhão de pessoas, é o tamanho da população da Irlanda do Norte isolada completamente do mundo por este cerco desumano e ilegal de Gaza.”

Apelo irlandês

O primeiro-ministro da Irlanda, Brian Cowen, fez um apelo para que Israel deixe o barco cumprir sua missão.

“O governo requisitou formalmente ao governo israelense que permita que o barco de propriedade irlandesa… complete sua jornada desimpedido e descarregue sua carga humanitária em Gaza”, afirmou Cowen ao Parlamento em Dublin.

Em Israel, o presidente do comitê de Relações Exteriores e Defesa do Parlamento israelense, Tzachi Hanegbi, disse que seu país “não pode deixá-los (os barcos) borrar a linha vermelha que Israel definiu”.

Um oficial das Forças de Defesa de Israel disse ao jornal israelense Haaretz que o novo barco também seria interceptado, o que poderia resultar em confrontos parecidos com os registrados na última segunda-feira.

“Nós estamos prontos para o Rachel Corrie”, afirmou o israelense.

Deportação

O governo de Israel começou a deportar nesta quarta-feira um grupo de mais de cem ativistas que tinham sido detidos na operação militar da segunda-feira.

Cento e vinte e três ativistas de 13 países – entre eles Turquia, Malásia, Indonésia, Barein, Kuwait e Paquistão – foram levados de ônibus para a Jordânia, onde uma multidão de simpatizantes os aguardava. Eles foram recebidos com palmas e cantoria depois de 10 horas de espera, informou o correspondente da BBC na fronteira, Dale Gavlak.

Outros 50 ativistas turcos foram libertados da prisão e também serão deportados, informaram as autoridades oficiais.

Centenas de ativistas deverão ser deportados nos próximos dois dias. Ao todo, 670 pessoas tinham sido presas na ação.

O ataque das forças israelenses à frota, que pretendia levar ajuda humanitária a Gaza, deixou nove ativistas mortos e provocou reações negativas de boa parte da comunidade internacional.

O governo de Israel diz que as tropas israelenses agiram em legítima defesa no episódio, depois de serem atacadas. Os ativistas insistem que os soldados israelenses abriram fogo sem motivo e começaram a atirar ainda dos helicópteros que sobrevoavam as embarcações.

Fonte: BBC Brasil

16 Comentários

  1. Parabéns a esses homens e mulheres de coragem,que mostram ao mundo Islamico que nem todos são genocidas e que querem ver eles mortos ou compactuam com essa atrocidade!
    Alguém viu hoje no Estadão a caixa de brinquedos aberta pelos soldados de israel,tinha um pokemon,talvez esse pokemon fosse um terrorista de pelucia,muitos ignoram que até mesmo no exercito de israel há soldados que fundaram um movimento denunciando as atrocidades cometidas pelo governo de seu país são tb homens de coragem!

  2. Sem dúvidas de que esta embarcação também será aboradada por Israelenses, agora vamos ver a reação deles, será que vão usar força letal novamente, causanto mais indignação por parte dos espectadores globais?

    É como falei anteriormente, Israel já passou dos limites, invade países para fazer reconhecimento, vide a artilharia do Líbano que abriu fogo contra aviões israelenses, avança inconsientemente em território palestino, causando milhares de mortos e feridos,e agora partiu para o ataque a navios de ajuda humanitária, faço uma pergunta, aonde isto irá parar, alguém sabe??

    Aos poucos Israel conquista inimizades com todos seus vizinhos, vide o Egito que abriu as fronteiras com GAZA para a passagem de mercadorias,eles aos poucos cavam sua própria sepultura, sem mais.

    Grande Abraço, Lanterna Verde.

  3. Desta x com certeza ele ñ vão fazer a mesma _erda q fizer nos outros navios…quem tem tem medo, até os ianks ñ espravam tanta -erda de uma x só ;vão fingir q nada está acontecendo.O Navio vai “Conseguir” furar o bloqueio naval dos sionistas.

  4. Gaza realmente é um “campo de concentração” de Israel.
    Aprovado pelo mundo inteiro, que não faz nada.

  5. Human Rights Council decides to dispatch independant fact finding mission to investigate Isareli attack on humanitarian boat convoy.

    The result of the vote was as follows:

    In favour (32): Angola, Argentina, Bahrain, Bangladesh, Bolivia, Bosnia and Herzegovina, Brazil, Chile, China, Cuba, Djibouti, Egypt, Gabon, Ghana, India, Indonesia, Jordan, Kyrgyzstan, Mauritius, Mexico, Nicaragua, Nigeria, Norway, Pakistan, Philippines, Qatar, Russian Federation, Saudi Arabia, Senegal, Slovenia, South Africa, and Uruguay.

    Against (3): Italy, Netherlands, and United States of America.

    Abstentions (9): Belgium, Burkina Faso, France, Hungary, Japan, Republic of Korea, Slovakia, Ukraine, and United Kingdom.

    http://www.ohchr.org/EN/NewsEvents/Pages/DisplayNews.aspx?NewsID=10095&LangID=E

  6. Se existe tragédia humanitaria em Gaza é culpa dos proprios palestinos e seus dirigentes. Israel precisa proteger seus cidadoes que quando atacados tem essa “suposta” solidariedade. Essa movimentaçao é politica e tem intuito somente de provocaçao.

  7. Essa senhora falou tudo…”…Os Piratas do Mediterraneo”. Até da pra comparar um pouco com os Piratas da Somalia por eles terem algumas atitudes semelhantes pois ambos andam fora da lei; desrespeitando a tudo e a todos; invadindo embarcacoes em aguas internacionais; cometendo atos terroristas de sequestro de cidadaos, embarcacoes e riquezas que nao lhes pertencem;etc.. so que com uma enorme diferenca, OS PIRATAS DA SOMALIA NAO MATAM!!!

    Pelo o que parece Israel nao vai pedir resgate pra libertar os refens…diz que vai libertar a todos em 48hs… agora sobre a embarcacao e as 10mil toneladas de materias de extremos perigo e valor agregado (comida, agua, cadeiras de rodas, medicamentos…) ja nao falam nada… estou achando que ai vai ter que pagar resgate!!!

    Definitivamente é revoltante ver as atitudes deste pequeno pais fora da lei e a incapacidade dos EUA de os educarem!! Pior ainda sao aqueles que escrevem comentarios defendendo as atitudes de Israel!! Pra estes que defendem Israel de qqer coisa deve ser engracado tbm qdo veem jogadores do seu time de futebol baterem numa bandeirinha só porque marcou um empedimento ou ate pior, talvez apoiem qdo seus companheiros torcedores metam bala nos torcedores da equipe adversaria só pq seu time perdeu. Lembrem-se de uma coisa, “Contra FATOS nao há ARGUMENTOS” e o FATO é que Israel agiu de forma ilegal e quem age assim é fora da lei e merece (ou mereceria) ser punido como tal.

  8. Fala sério…

    O serviço de inteligência de Israel falhou pelo simples motivo de que na truculência facista não há inteligência.

    A extrema direita tupiniquim baba até escorrer um palavrório oco que defende os comandos (sem comando) só porque eram militares. Para eles a questão é reducionista:
    Morreram porque quiseram. O comboio não estava com bóias?

    Comandos de Israel são metidos à besta, até o Galante, do Poder Naval tá concordando, agora. Só porque batem em crianças palestinas se acham ultimate fighters. Mas já foi o tempo que tomavam Entebe, agora só tomam em tubo.

    Desceram de rapel e não fizeram bonito papel. Bem que eu digo que Krav-Magá é luta de mariquinha (levaram até cadeiradas de senhoras de idade). Se bem que o Ha Aretz, jornal israelense, noticiou há pouco que vão mudar mesmo a arte marcial de Israel. Agora vai ser judeu-jitsu.

    Só queria ver esses paspalhões metidos a valentes invadirem o Maraca e descerem de rapel no meio da Raça Rubro Negra. Podiam até usar os nukes deles que iam apanhar até dizer chega. Fui.

  9. Torço que ISRAEL não intervenha usando métodos letais desta vez, porque se uttilizar, ai provavelmente o mundo caíra matando para cima de ISRAEL, e se isso acontecer nem EUA consiguirão salvar eles!

    Que ISRAEL tenha consciência desta vez, porque se não tiverem o bicho vai pegar no oriente médio!

  10. Se quando Israel tentar abordar a embarcacao tiver seus soldados recebidos com barras de ferro e cadeiradas…. tem que meter bala mesmo…

    Nao digo que sou contra o envio de Ajuda aos de Gaza nem que Israel esta correto com suas determinacoes… mas o caminho do verdadeiro ativista é o da Paz…

    Nenhum ativista pode receber a inspecao de uma forca militar com violencia…

    Os “ativistas” estao corretos em tentar enviar… e os Israelenses estao corretos em decidir se permitem ou nao que algo entre em seu territorio.

    Saudacoes
    Gustavo Krepke

  11. Foto das terríveis armas de destruição em massa utilizadas pelos terroristas ativistas contra a simples “inspeção”, em aguas internacionais, feita pelas pobres vítimas da violência – os soldados israelenses.

    Se houvesse mesmo intenção de confronto por parte dos ativistas e armas, possívelmente nenhum dos inocentes soldados israelenses chegaria vivo ao convés e os helicópteros derrubados pelos RPG7 dos terroristas.

    http://lawrenceofcyberia.blogs.com/

  12. “Definitivamente é revoltante ver as atitudes deste pequeno pais fora da lei e a incapacidade dos EUA de os educarem!! Pior ainda sao aqueles que escrevem comentarios defendendo as atitudes de Israel!!”
    Assino embaixo essas palavras de Sergio_Bra.

    TEM MUITA IGNORÂNCIA DA LEI NOS QUE DEFENDEM AOS ISRAELENSES

    VER:
    Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar
    Artigo 110. Direito de Visita
    Artigo 111. Direito de Perseguição

  13. Isso poderia ser evitado se os mesmos suspedrem o blqueio, desmantelar os assemtamentos em terras Palestinas, recuar os muros até a linha verde, em suma, deixar os Palestinos viverem suas vidas…em paz.Pq então ñ se retiram das terras Palestinas ? SE eu invadir sua casa, é natural o seu ataque a minha pessoa…é o q está ocorrenda no O, médio; os Palestinos estão se defendendo dos invasores de sua casa.como os ianks/inglese são bárbaros invasores,ie, são cúmplices, o outro lado desta mesma moeda de violência e morte.

Comentários não permitidos.