Defesa & Geopolítica

ONU condena ataque israelense

Posted by

http://www.indymedia.org/images/2008/11/915522.jpg

Conselho de Segurança das Nações Unidas lamentou a perda de vidas no incidente e pediu uma investigação rápida e transparente

O Conselho de Segurança da ONU lamentou a perda de vidas e os ferimentos causados a outras pessoas durante a operação militar israelense contra uma frota humanitária junto à costa de Gaza, e condenou os atos, mas não o Governo de Israel.

Após doze horas de intensas negociações, a sessão do Conselho terminou com o pedido de “uma investigação rápida, imparcial, credível e transparente” sobre o incidente desta segunda-feira, enquanto afirmou que a situação de Gaza é “insustentável” e ressaltou que a única solução possível para o conflito palestino-israelense é o diálogo.

O presidente rotativo do Conselho e embaixador do México perante a ONU, Claude Heller, disse que o organismo decidiu “pedir a imediata libertação dos navios e dos civis retidos por Israel”.

O Conselho começou suas reuniões na segunda-feira por volta das14h de Brasília, a pedido da Turquia e do Líbano, país que o presidia até a 0h de 31 de maio, quando o México assumiu o comando para o mês de junho.

“É uma declaração aprovada pelo Conselho durante uma sessão formal, e é um pronunciamento em termos taxativos e contundentes” sobre o incidente, disse Heller ao término da reunião.

O mexicano ressaltou que na declaração aprovada “há uma condenação dos atos de força e reiteramos a importância de que Israel liberte os detidos e devolva os navios a seus donos, além da entrega da ajuda humanitária ao povo palestino”.

A declaração aprovada pelos quinze membros nas duas primeiras horas da Presidência mexicana vinculou o incidente com as negociações de paz do Oriente Médio e com a situação de Gaza, que é qualificada como “insustentável”.


Nota do Editor do Blog Plano Brasil

Eu aguardo uma investigação internacional para o caso, pois de nada valerão celulares e cameras confiscadas em águas internacionais, nem muito menos os relatos de quem defende suas partes.
Os vídeos são claros e mostram soldados sendo atacados pelas tripulações e a resposta que se espera, porém não sabemos o que se passou momentos antes ou mesmo se se justifica alguma ação.
Vale lembrar que em águas internacionais a tripulação do navio (capitão e marinheiros) tem direito a defesa inclusive com armas se for necessário.
Porém a primeira vista, repito, a primeira vista, a ação me pareceu frecassada e errada.
Acho que ouve despreparo dos soldados e um certo sentimento de impunidade, com todo o direito de investigação que israel tem e qualquer país tem de averiguar o que se leva ou tras para dentro do seu país (inclusive o iran) a ação mostra que as forças tentaram intimidar a população, que por sua vez agiram violentamente.
mas nada justifica o uso da força com armas de fogo conntra civis em águas internacionais.
Quem quiser defender que defenda e faça como os suditos de hitler ou sadan ou ahmadinejad que justificam todos os seus atos em nome de suas causas.
As violações contra leis internacionais tem sido diárias e estas por sua vez tem sido as causas de tantos conflitos.
Os manifestantes por sua vez (isto serve para o Brasil) precisam saber que tudo tem limite até mesmo o direito de manifesto, aqui memso no Brasil vê-se isso, onde entra-se em propriedade privada e destroi-se tudo em nome de um movimento, isto não pode e não deve ser bandeira de ninguém.
Ambos os lados com excessos e abusos, mas um estado não pode agir a margem da lei ou por cima dela, o governo de israel a muito vem passando por cima sobre o pretexto de defender seu povo (ação legítima) porém muitas vezes pro métodos criminosos.

Para mim a ação da Marinha foi despropositada e mal preparada para lidar contra civis, as práticas são concequências da mentalidade de Israel de que, se há um virus na vaca mata a vaca e acaba o virus, razão dos bombaredios a Gaza e outras partes cujo endereço é Hamas e Hisbolah mas que em 90% dos casos acerta mulheres crianças e mesmo a Onu ou outras pessoas, este argumento seria o mesmo de Ahmadinejad Sadan ou Hitler para por em prática seus objetivos só não vê quem não quer…

O Estado de Israel precisa reavaliar a sua política de intervenção, a história mostra que atos como estes tendem a se voltar contra seus próprios povos dia ou outro.
Como soldado aprendi que é crime atirar em impunimente em civis, os terroristas hajem assim, e é por isso que para mim são criminosos, porém se há estado que ensina isto como lei este estado para mim é igualmente criminoso.
Seja ele o Irã, Israel, Iraque, EUA ou mesmo o Brasil e suas autoridades devem ser devidamente levadas aos tribunais nacionais ou internacionais.
sds
E.M.Pinto

Leia também

Fonte: Último Segundo

19 Comments

shared on wplocker.com