ONU condena ataque israelense

http://www.indymedia.org/images/2008/11/915522.jpg

Conselho de Segurança das Nações Unidas lamentou a perda de vidas no incidente e pediu uma investigação rápida e transparente

O Conselho de Segurança da ONU lamentou a perda de vidas e os ferimentos causados a outras pessoas durante a operação militar israelense contra uma frota humanitária junto à costa de Gaza, e condenou os atos, mas não o Governo de Israel.

Após doze horas de intensas negociações, a sessão do Conselho terminou com o pedido de “uma investigação rápida, imparcial, credível e transparente” sobre o incidente desta segunda-feira, enquanto afirmou que a situação de Gaza é “insustentável” e ressaltou que a única solução possível para o conflito palestino-israelense é o diálogo.

O presidente rotativo do Conselho e embaixador do México perante a ONU, Claude Heller, disse que o organismo decidiu “pedir a imediata libertação dos navios e dos civis retidos por Israel”.

O Conselho começou suas reuniões na segunda-feira por volta das14h de Brasília, a pedido da Turquia e do Líbano, país que o presidia até a 0h de 31 de maio, quando o México assumiu o comando para o mês de junho.

“É uma declaração aprovada pelo Conselho durante uma sessão formal, e é um pronunciamento em termos taxativos e contundentes” sobre o incidente, disse Heller ao término da reunião.

O mexicano ressaltou que na declaração aprovada “há uma condenação dos atos de força e reiteramos a importância de que Israel liberte os detidos e devolva os navios a seus donos, além da entrega da ajuda humanitária ao povo palestino”.

A declaração aprovada pelos quinze membros nas duas primeiras horas da Presidência mexicana vinculou o incidente com as negociações de paz do Oriente Médio e com a situação de Gaza, que é qualificada como “insustentável”.


Nota do Editor do Blog Plano Brasil

Eu aguardo uma investigação internacional para o caso, pois de nada valerão celulares e cameras confiscadas em águas internacionais, nem muito menos os relatos de quem defende suas partes.
Os vídeos são claros e mostram soldados sendo atacados pelas tripulações e a resposta que se espera, porém não sabemos o que se passou momentos antes ou mesmo se se justifica alguma ação.
Vale lembrar que em águas internacionais a tripulação do navio (capitão e marinheiros) tem direito a defesa inclusive com armas se for necessário.
Porém a primeira vista, repito, a primeira vista, a ação me pareceu frecassada e errada.
Acho que ouve despreparo dos soldados e um certo sentimento de impunidade, com todo o direito de investigação que israel tem e qualquer país tem de averiguar o que se leva ou tras para dentro do seu país (inclusive o iran) a ação mostra que as forças tentaram intimidar a população, que por sua vez agiram violentamente.
mas nada justifica o uso da força com armas de fogo conntra civis em águas internacionais.
Quem quiser defender que defenda e faça como os suditos de hitler ou sadan ou ahmadinejad que justificam todos os seus atos em nome de suas causas.
As violações contra leis internacionais tem sido diárias e estas por sua vez tem sido as causas de tantos conflitos.
Os manifestantes por sua vez (isto serve para o Brasil) precisam saber que tudo tem limite até mesmo o direito de manifesto, aqui memso no Brasil vê-se isso, onde entra-se em propriedade privada e destroi-se tudo em nome de um movimento, isto não pode e não deve ser bandeira de ninguém.
Ambos os lados com excessos e abusos, mas um estado não pode agir a margem da lei ou por cima dela, o governo de israel a muito vem passando por cima sobre o pretexto de defender seu povo (ação legítima) porém muitas vezes pro métodos criminosos.

Para mim a ação da Marinha foi despropositada e mal preparada para lidar contra civis, as práticas são concequências da mentalidade de Israel de que, se há um virus na vaca mata a vaca e acaba o virus, razão dos bombaredios a Gaza e outras partes cujo endereço é Hamas e Hisbolah mas que em 90% dos casos acerta mulheres crianças e mesmo a Onu ou outras pessoas, este argumento seria o mesmo de Ahmadinejad Sadan ou Hitler para por em prática seus objetivos só não vê quem não quer…

O Estado de Israel precisa reavaliar a sua política de intervenção, a história mostra que atos como estes tendem a se voltar contra seus próprios povos dia ou outro.
Como soldado aprendi que é crime atirar em impunimente em civis, os terroristas hajem assim, e é por isso que para mim são criminosos, porém se há estado que ensina isto como lei este estado para mim é igualmente criminoso.
Seja ele o Irã, Israel, Iraque, EUA ou mesmo o Brasil e suas autoridades devem ser devidamente levadas aos tribunais nacionais ou internacionais.
sds
E.M.Pinto

Leia também

Fonte: Último Segundo

19 Comentários

  1. Essa flotilha foi uma provacaçao. Se quisezem realmente ajudar Gaza que o fizessem através da ONU ou seguissem pacificamente à Ashdod para desembarque dessa carga dita humanitária que após checagem seria encaminhada à Gaza. Armas tem checado a Gaza por meios ilegais e todo possibilidade precisa ser averiguada.

  2. Concordo com José, foi uma provocação, era somente terem ido ao porto sofrer a inspeção e nada disso teria acontecido. A culpa de tudo isto é do governo turco e dos próprios ativistas. Israel estava defendendo sua segurança.

    • Aham, como disse esperarei as invesitigações, mas discordo d emabos num ponto.
      A Operação se deu em águas internacionais antes mesmo que o navio mostrasse a direção ou porto para onde iria.
      Violar os direitos soberanos significa estar dentro do perímetro considerado soberano.
      fora dele, é crime de guerra.
      sds
      E.M.Pinto

  3. Realmente deveriam levar esses governos criminosos ao julgamento.Mas será que isso realmente vai acontecer?

  4. O Estado de Israel abondonou a doutrina religiosa e adotou o fascismo que caracteriza a sua política expansionista e beliscista.

  5. Senhores Editores e leitores do Blog Plano Brasil,

    Venho cá, para lembrar à todos, que o acontecido no mar Mediterrâneo foi uma clássica ação de corso, pois, este é o nome que se dá, para atos de pirataria levados à cabo, sob patrocínio de nações.

    Israel atacou, protegido pela escuridão, embarcações civis, identificadas, em águas internacionais. Este é o fato balizador e por consequência, o único de interesse do Direito. As alegações dos “filhos de David”, de que foram atacados pela tripulação carecem de sentido, pois, para esta (tripulação) é reconhecido o direito de se defender de uma abordagem hostil, quando presente em águas internacionais. Não deixa de ser interessante observar, que se a flotilha estivesse dentro de águas territoriais israelenses, uma abordagem feita sob a luz do dia, como dita a lei, redundaria em notícia alguma, mas, o acontecido, na forma como se deu, explicita aquilo que todos aqueles que acompanham o noticiário com atenção já sabem: O estado de Israel, amparado pelo seu poderoso lobby nos EUA, não possui respeito algum pelas leis internacionais e age, portanto, acima destas. É o exemplo acabado de estado terrorista, além de ser, de fato, o agente de desestabilização da região.

    Por fim, trago a lembrança, que Gaza sofre um bloqueio feito por Israel e Egito, no qual, remédios e alimentos são restringidos, e que a alegação, de que o governo daquela espremida ocupação palestina é ilegítimo por ter se constituído através de um golpe armado, não se sustenta, quando se lembra que foi o Hamas o ganhador das eleições, e que a ANP, perdedora, recusou-se a deixar o poder.
    Que democracia é esta, cuja a alternância de poder é indesejável quando não conveniente?
    Esta é a pergunta, cuja a resposta não se tem, naquela parte do mundo.

  6. Parte de Gaza pertence aos judeus que D´US os deu a muitos anos, não podem os ativistas sem vias corretas ir para a faxas de Gaza passando por cima das sações de Israel que sempre é atacado e não atacante, deveriam através da Turquia solicitar a licença junto aos judeus informando o comboio de navios e Israel tomaria a medidas cabíveis e nada teria acontecido. Muitos se dizem passificadores e aos mesmo tempo com ódio aos judeus junta-se aos terrorista fazendo o papel de avião e contra ataca os judeus não se é dito TIREMOS ISRAEL DO MAPA, neste caso os judeus só veem REBORDOSA para sua nação.

  7. Vou repetir um comentário que tinha postado em outro tópico, mantendo o mesmo teor da crítica. Só para lembrar que o cenário geopolítico e a situação palestina, são completamente diferentes dos índios e ongs em território brasileiro, até mesmo porque são etnica e culturalmente árabes-muçulmanos e não israelenses em território de israel, que alías está avançando com seus assentamentos sobre propriedades alheias.

    Provocação? O próprio governo de Israel reconheceu que o ataque ocorreu em águas internacionais, e ainda acha que é provocação ao estado de Israel? O governo de Benjamin Netayanhu, pode até querer se defender afirmando que os soldados que invadiram o navio haviam sido recebidos com facas, mas o grupo pertencia à organização Gaza Freedom e guiado por uma embarcação turca.
    O navio turco “Marvi Marmara” foi interceptado por três navios de guerra israelense, com helicópteros transportando os soldados que invadiram a embarcação e abriram fogo contra os tripulantes.

    Se as tropas são consideradas uma das mais bem treinadas em contenção de massas e uso de meios não letais, justamente prevendo situações como essas junto a inteligência, fazem uma verdadeira operação de assalto ao navio, sem medir as consequencias da reação dos integrantes.

    Agora, provocação a Israel antes mesmo de chegarem ao bloqueio naval imposto ao que deveria ser um país soberano e territorialmente independente, parece mais uma piada de mau-gosto tipicamente extremista.

    Só que ele se esqueceu de dizer também que a flotilha trazia pessoas de 60 nacionalidades diferentes, entre ativistas de ONG’s, parlamentares europeus e até mesmo uma premiada por um Nobel da Paz, a ativista irlandesa Mairead Corrigan Maguire, que recebeu o prêmio em 1976. Terroristas? Cadê as armas a bordo que seriam entregues aos radicais? Onde estão os envolvidos que tão sendo deportados, e a imprensa ou qulquer órgão internacional não tem acesso?

  8. Ilya Ehrenburg,

    dentro da fedentina dos comentários dos fanáticos religiosos que infestam o blog. Seu comentário é uma lufada de ar fresco

  9. Bom Dia ,
    A acçao belica de Israel foi cometida no ” Alta mar ” sendo nas aguas internacionais . A convençao de Montego Bay considera no seu artigo 89 que nehum estado pode implementar nesse ” Alta Mar” sua jurisdiçao .
    Isreal pode fazer o bloqueio de Gaza e pode de accordo com a convençao de San-Remo ( Art 67 – a ) interceptar um navio que quer forçar esse bloqueio mais nao nas aguas internacionais : Esses navios nao carregavam ” contrabanda de guerra ” é nehuma acçao de forçagem do bloqueio foi cometida na hora da acçao bellica pois os navios estavam nas aguas internacionais onde noa pode ter bloqueio !
    ” Pirataria ” involve sui generis interessos privados é nao estados , mais pode se falar de ” pirataria de estado ” nessa caso .
    Israel levou o direito maritimo internacional na época dos afundamentos dos navios mercantes neutros pela Marinha do Kaiser !

    O contibutor Ricardo Pereira esquece que si o Brasil tem tudo o direito na Amazonia para agir contro as ONG’s , e eu concordo com ele 100% do jeito que falou o senador Romeo Tuma Jr , Israel nao tive nehum direito de fazer sua acaço bellica no alto mar .

    Cordialemente
    Daniel BESSON
    http://www2.mre.gov.br/dai/m_1530_1995.htm
    http://www.icrc.org/ihl
    http://www.icrc.org/DIH.NSF/52d68d14de6160e0c12563da005fdb1b/e110df86f6cdde27c1256417004c3c9a

  10. Ilya Ehrenburg
    Estou de pleno acordo, e ressalto para a investigação dos fatos que antecederam a abordagem, pois eles podem ter sido determinantes para o desfecho.
    Sds
    E.M.Pinto

  11. Até o presente momento so as Forças Naziz apresentaram o seu filme, os outros foram confiscados, é neles estariam a verdade.Os navios estão em águas internacionais, foi um crime internacional, pirataria em nome do estado.Pq os mesmos nazis ñ estão aceitando uma investigação “Isenta”, fora do seus quadros , da ONU? Gaze é Palestina, Páis livre(invadidos pelos Nazis ) q se acabe qom esse bloqueio ilegal. Na prática , os nazis foram condenados nundialmente, qual a sanções q virá? Nenhuma os cumplices ianks vão vetar + esses crimes.

  12. Ilya Ehrenburg – parabens pelo excelente comentario – pelo seu nome acho que fala com propriedade de causa –
    Qual a diferença entre a vida de um judeu e a de em palestino? vale, por acaso, a do judeu mais? todos os dias palestinos são mortos por soldados israelenses. há muito israel adotou a politica de matar dez palestinos para cada judeu morto. o que não consigo entender é como conseguem distorcer tanto as coisas:
    1. quem cometeu o holocausto foram os civilizados europeus, principalmente, os filosóficos e humanistas alemães;
    2. israel é que é o país ocupante e invasor;
    3. o hamas foi eleito pelo povo palestino como seus representantes, quer gostemos ou não deles, foi uma opção democrática dos palestinos, portanto deveria ser respeitada;
    4. qual a diferença entre os nazistas que matavam judeus velhos, mulheres e criança, dos israelenses que matam palestinos velhos, mulheres e crianças?
    5. dizer que o soldado que dá um tiro de fuzil em um civil que o ataca com uma pedra age em legítima defesa é no mínimo achar que somos idiotas. sou policial ha dez anos e servi nas forças armadas durante tres anos e sei por dever de oficio que em uma operação como aquela, por tratar-se de civis não seriam necessárias mais do que bombas de gas e munição de elastomero (balas de borracha).
    7. a embarcação atacada por israel estava em aguas internacionais, e poderiam por vontade propria ou convencidas sequer entrar em aguas soberanas israelenses.
    8. bom, mas para israel a lei não funciona, afinal, eles são o povo escolhido diretamente por Deus.

  13. Faço como outros loas ao Sr. Ilya Ehrenburg, cujo comentário é pertinente. Estive hoje na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Senado Federal), onde, diga-se de passagem, ouviam-se as mesmas opiniões manifestadas pela sua pessoa.

    Não me surpreende, todavia, a existência de manifestações ponderadas no Blog Plano Brasil, ao contrário do que acontece nos Blogs “Poder Aéreo” e “Poder Naval”, que apagaram os comentários feitos por mim, apenas por revelar as opiniões colhidas, em meio ao “Túnel do Tempo” (Senado Federal).

    Naqueles espaços, observa-se um alinhamento editorial em favor das ações colhidas por Israel no mar Mediterrâneo. Isto é fato.

  14. E só não ficou pior porque abordo no navio abordado so haviam manifestantes, se fossem terroristas mesmo, tinham derrubado o heli e matado vários soldados.
    A quem falou sobre abordar na Amazônia, deve-se lembrar sempre que com estas justifictivas caoilhas que EUA e Israel, Inglaterra e outros dão para invadir/intervir em territórios alheios, não impede de fazerem o mesmo na Amazônia.
    Direito é princípio, enão poder ficar aos ventos.
    Mas esta política para o oriente médio só vai mudar quando os chineses colocarem seus palitos por lá, a começar pelo Irã. Aí que quero ver os militares profissionais especialistar em abordar navio civil, contra as hordas mongois.
    Estou na torcida para uma solução pacífica, mas vejo que isto esta difícil.
    Off tópic, os amigos do blog estão sabendo da apreensão de documentos na sede da DNSC (ou coisa parecida) por parte da procuradoria francesa, no caso dos scopernes malaios?

  15. Bom Dia ,
    ” OTV não sabemos, mas se tiveres alguma informação pro favor, teremos o prazer em divulgá-las ”

    http://www.marine-marchande.com/v2/information/information_maritime-20100602-6064.php3

    http://www.lemonde.fr/depeches/2010/06/01/vente-de-sous-marins-a-la-malaisie-perquisitions-fin-mai-chez-dcn-et-thales_3224_40_42604157.htmlMdIA

    http://www.letelegramme.com/ig/generales/france-monde/france/vente-de-sous-marins-a-la-malaisie-en-2002-perquisitions-chez-dcn-et-thales-01-06-2010-940531.php

    Umartigo mais velho sobre a corupçao na DCN :

    http://www.bakchich.info/Ventes-d-armes-DCN-Thales-caisses,04245.html

    Cordialmente

    Daniel BESSON

  16. E.M.Pinto :OTV não sabemos, mas se tiveres alguma informação pro favor, teremos o prazer em divulgá-las.sdsE.M.Pinto

    Alguns links com a notícia:

    http://www.france24.com/en/20100601-offices-searched-french-arms-sale-malaysia-source

    http://www.expatica.com/fr/news/french-news/offices-searched-in-french-arms-sale-to-malaysia-source_72721.html

    http://www.malaysianmirror.com/nationaldetail/6-national/41641-sub-probe-french-arms-maker-offices-searched

    http://www.malaysianmirror.com/nationaldetail/6-national/41641-sub-probe-french-arms-maker-offices-searched

    Saudações

Comentários não permitidos.