NASA testa nova versão de avião hipersônico

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010170100531-waverider.jpg

Avião hipersônico

A Força Aérea dos Estados Unidos testou com sucesso um protótipo de avião hipersônico que fez o mais longo voo desse tipo de tecnologia.

O X-51A Waverider foi lançado da asa de um avião B-52, impulsionado por um míssil.

Depois que o motor ramjet foi acionado, o X-51A voou durante 200 segundos, alcançando uma velocidade de Mach 5.

O recorde norte-americano de voo dessa nova tecnologia era de 12 segundos, alcançado pelo X-43. O recorde de velocidade de um avião hipersônico pertence ao australiano HyCause.

Motor estatojato

O teste, o primeiro de uma série de quatro planejados, marca o primeiro uso de um motor do tipo scramjet (estatojato) em voo queimando combustível à base de petróleo. O X-43A era movido a hidrogênio.

“Nós qualificamos esse salto na tecnologia de motores como equivalente ao salto pós-Segunda Guerra, quando passamos dos aviões de motor a pistão para os aviões a jato,” afirmou Charlie Brink, gerente do projeto do avião hipersônico.

Os quatro protótipos, todos qualificados como X-51A, foram construídos pelas empresas Pratt & Whitney Rocketdyne e Boeing.

Motor hipersônico

O voo hipersônico, normalmente definido como começando em Mach 5 – cinco vezes a velocidade do som – apresenta desafios técnicos, relacionados principalmente com calor e pressão, que tornam impraticável o uso das tradicionais turbinas.

O gerente do programa comparou a ignição e o funcionamento contínuo de um motor hipersônico com riscar um fósforo no meio de um furacão e mantê-lo aceso.

“Este primeiro voo foi o ponto alto de um esforço de seis anos de uma equipe pequena mas muito talentosa,” disse Brink. “Agora vamos voltar e realmente esmiuçar nossos dados. Nenhum teste é perfeito, e eu estou certo de que iremos encontrar anomalias que precisarão ser resolvidas antes do próximo voo.”

Os engenheiros esperam que os testes e o desenvolvimento dos motores hipersônicos possam lançar as bases das tecnologias de nova geração para acesso ao espaço.

Fonte: Inovação Tecnológica

13 Comentários

  1. Imaginem um missil de cruzeiro hipersonico com um alcance de 1000km atacando os sistemas de defesa antiaerea,pra que vai servir os caças furtivos.É uma nova doutrina entrando nos campos de batalha do seculo 21.

  2. Enquanto condenamos Israel, por atacar barcos de crianças, os famigerados “pensadores do mal da Nasa”, ficam imaginando como matar mais pessoas de maneira mais rapida possivel. Certamente esta maquina hiper-sonica não é para levar passageiros em viagens planetárias ou interplanetárias. Claro que não esta maquina é para levar pessoas ao encontro com Deus de maneira mais rápido, quanto mais eu estudo mais me dou conta de que o ser humano não deveria ter inteligencia, pois passaam a maior parte de suas vidas querendo o mal de seu semelhante, e quanto maior o nivel de conhecimento, maior é o ódio que um sente pelo outro. Acho que fomos enganados pelas escrituras bíblicas, quando diz que o diabo foi expulso do céu, pois acho que quem foi expulso do céu foi o homem. Ta pra ser inventado diabo pior que o ser humano, acho que é uma raça que não tem cura e devemos todos ser eliminados para o bem interplanetario. Só que deve ser enrolado o mundo num pijama listrado e queimado tudo até não restar nem sombra do que foi esta raça maldita chamado de humanos. O pijama a que me refiro é aquilo que os americanos chamam de bandeira…..eheheh.

  3. Fernando Gonzales :
    Enquanto condenamos Israel, por atacar barcos de crianças, os famigerados “pensadores do mal da Nasa”, ficam imaginando como matar mais pessoas de maneira mais rapida possivel. Certamente esta maquina hiper-sonica não é para levar passageiros em viagens planetárias ou interplanetárias. Claro que não esta maquina é para levar pessoas ao encontro com Deus de maneira mais rápido, quanto mais eu estudo mais me dou conta de que o ser humano não deveria ter inteligencia, pois passaam a maior parte de suas vidas querendo o mal de seu semelhante, e quanto maior o nivel de conhecimento, maior é o ódio que um sente pelo outro. Acho que fomos enganados pelas escrituras bíblicas, quando diz que o diabo foi expulso do céu, pois acho que quem foi expulso do céu foi o homem. Ta pra ser inventado diabo pior que o ser humano, acho que é uma raça que não tem cura e devemos todos ser eliminados para o bem interplanetario. Só que deve ser enrolado o mundo num pijama listrado e queimado tudo até não restar nem sombra do que foi esta raça maldita chamado de humanos. O pijama a que me refiro é aquilo que os americanos chamam de bandeira…..eheheh.

    ei ei ei, se vc despreza tanto a nossa especie entao se mata, que eu ainda tenho mt tempo de vida! e alem do mais, quem te garnte que se as outras especies fossem inteligentes nao fariam guerra? olhe para a natureza e vc vera

  4. “Pensadores do mal da Nasa” e de todas as empresas que fabricam armas… sejam em qualquer parte do mundo . Não são feita para fazer bem… seja o SU-50 até uma simples arma de fogo… são aperfeiçoados para cada vez serem mais letais.
    Essa tecnologia poderá ser sim no futuro ter outros fins mais pacíficos.
    Sinais que o EUA estão cada vez mais em decadência… não sei onde, mas ok.
    Os outros países é que estão a aproximar-se dos tais “pensadores do mal.”

  5. Fernando Gonzales :
    .

    Primeiro é o desenvolvimento dessa tecnologia. Emprega-la para uso militar e “converter” a tecnologia para criar foguetes e misseis pode sim acontecer. Espero que Rússia e China já estejam pensando nisso, para manterem o equilíbrio. A menos, é claro, que criem uma lei na ONU proibindo os otros países fazerem o mesmo, claro, depois que eles fazerem os deles.

  6. Mt interessante, os Rússos, lêia-se Soviéticos, tinham um projeto de caça e bombadeiros Hipersônicos suborbital.pararam os mesmo? Agr os ianks se mostram com esse projeto..estamos ainda vivos no cenário mundial…é um recado? Até o BRASIL tem projetos nessa área.

  7. lendo o livro almanaque de 2015 visão do futuro : mercenarios tambem usarão o celular do surfista prateado o surf fone board, e a cápsula coletiva com paraquedas do inventor ,industrial alfeu pereira filho ,entre outras técnologias. comente

1 Trackback / Pingback

  1. NASA Testa Nova Versão da Tecnologia que Será Utilizada na "Bomba Atômica Convencional" | Política Externa Brasileira

Comentários não permitidos.