Israel perdeu a Turquia, seu único aliado muçulmano na região?

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2010/06/01/100601093034_istambul283ap.jpgJonathan Head

Da BBC em Istambul

Menos de três anos atrás Shimon Peres se dirigiu à Grande Assembléia Nacional Turca – o Parlamento do país – em Ancara.

Foi a primeira vez que um presidente de Israel se dirigiu a legisladores em um país muçulmano, gesto que deixou evidente a relação extraordinária entre Israel e Turquia – uma relação que remonta ao reconhecimento turco do Estado judeu em 1949.

Exceção entre países muçulmanos na região, a Turquia tem fortíssimos laços comerciais com Israel.

As Forças Armadas turcas compram armas de Israel e treinam com as Forças Armadas israelenses, e, em 2008, a Turquia recebeu mais de 500 mil turistas israelenses – o país se tornou um dos destinos favoritos de israelenses de férias.

O que deu errado?

Ao longo dos últimos 18 meses, os dois países entraram em crises diplomáticas sucessivas, culminando na resposta furiosa da Turquia, na segunda-feira, ao ataque de Israel à frota que tentava furar o bloqueio imposto a Gaza.

Toda cooperação militar foi congelada, e turistas israelenses estão cancelando viagens planejadas à Turquia.

E agora, milhares de turcos sitiaram o consulado de Israel em Istambul aos gritos de “Allah uh akbar” (Deus é grande), carregando posters com mensagens de ódio contra o país.

“Deveríamos cancelar nossos acordos”, disse um jovem chamado Bunyamin. “Israel não pode ser nosso amigo, é nosso maior inimigo”.

Acontecimentos em Israel e nos territórios palestinos são parte da explicação. A operação israelense contra Gaza no fim de 2008 provocou condenação e revolta internacional, mas a reação da Turquia foi mais forte do que muitas.

Em um episódio memorável, o premiê turco, Tayyip Erdogan, abandonou o palco do Fórum Econômico Mundial em Davos, acusando um atônito Peres, com quem dividia a plataforma, de “saber matar muito bem”.

Isso transformou Erdogan em herói instantâneo em muitas cidades árabes, e também na própria Turquia.

Na verdade, a explosão de Erdogan foi parcialmente motivada por uma sensação de traição pessoal, afirmaram funcionários do governo turco.

Um charuto para Olmert

Durante semanas antes da operação em Gaza, ele mediou pacientemente conversas entre Israel e Síria, ao ponto de pedir a um assessor para comprar um charuto, a pedido do premiê israelense Ehud Olmert, apesar de ser um apaixonado militante contra o tabaco.

Ele sentiu que estava conquistando a confiança dos dois países. Mas quando as forças de Israel lançaram a Operação Chumbo Fundido, a Turquia não recebeu qualquer advertência, e Erdogan se sentiu profundamente decepcionado.

Mas o mais importante para a mudança nas relações entre os dois países, entretanto, foi a mudança na própria sociedade turca, uma mudança que vem acontecendo há décadas.

Após a declaração da república da Turquia por Mustafá Kemal Ataturk, em 1923, demonstrações de fervor islâmico foram desencorajadas, vistas como opostas à missão modernizante de Ataturk.

Nos últimos anos, entretanto, muçulmanos devotos vêm se sentindo mais confortáveis em demonstrar sua devoção – mais notadamente na maneira com que se vestem, ou em sua capacidade de se associar religiosa e politicamente.

Eles se tornaram um eleitorado poderoso – cerca de metade da população se descreve como sendo fervorosamente religiosa.

Eles ajudaram o Partido da Justiça e Desenvolvimento de Erdogan a obter duas maiorias no Parlamento.

E Erdogan se considera como um deles, um homem que admite abertamente que se sente muito mais confortável ao lado de muçulmanos do que de não muçulmanos.

Apoio do governo?

Barcos militares de Israel se aproximam de embarcação que integrava comboio de ajuda a Gaza

A organização de caridade turca IHH, que liderou a última tentativa de furar o bloqueio a Gaza, aproveitou essas mudanças na sociedade turca. Fundada em 1990, envolveu-se em grandes causas islâmicas da hora, como ajudar muçulmanos nos conflitos de Bósnia e Chechênia.

Algumas vezes suas atividades despertaram a suspeita das autoridades turcas, e a organização foi acusada por Israel de apoiar abertamente movimentos islâmicos como Hamas e Irmandade Islâmica.

Mas sua defesa energética da causa palestina, em particular do sofrimento do povo em Gaza, fez eco junto a muitos turcos.

Uma multidão se reuniu no estreito de Bósforo para ver partir o Mavi Marmara, o navio da IHH que liderava o comboio rumo a Gaza, e a partida foi amplamente coberta pela mídia turca.

Então o choque da notícia dos confrontos violentos com as forças de Israel a bordo do navio – um confronto filmado por jornalistas turcos – foi violento na Turquia.

O governo turco não deu qualquer apoio oficial ao comboio, mas deixou claro que apoiava a missão da IHH.

O chanceler Ahmet Davutoglu disse que vinha tentando, através de pressão diplomática, conseguir abrir passagem para o barco chegar a Gaza.

Muitos turcos acreditam que a IHH obtem bastante apoio extra-oficial de simpatizantes dentro do partido governante turco.

O resultado é que a Turquia se encontra envolvida no mais sério racha diplomático com Israel até hoje – acredita-se que a maioria dos mortos e feridos seja turca.

É o ápice dramático de uma deterioração lenta das relações com Israel, desenvolvida à medida que a Turquia busca laços mais próximos com vizinhos como Síria, Iraque e Irã.

Leia Também

Ataque israelense enfraquece posição de ‘moderados’, dizem analistas

Entenda como funciona o bloqueio à Faixa de Gaza

Fonte: BBC Brasil

28 Comentários

  1. Como todos estamos entrando na onda da critica a Israel por que a TV nos disse que temos que ficar contra. Defendemos aqui nesse forum sempre que o Brasil deve neutralizar qualquer tentativa de ameaça a segurança da Amazonia e criticamos outro Pais que faz o que deveríamos ter feito com as FARCs e Americanos de ONG que estão comprando nossas terras.
    Sabe o que isso significa? Quando uma ONG declarar independência de uma parte de nosso território Yanomame teremos que engolir e ficar calados, pois nossas FFAA não poderão utilizar seus aviões e armas contra as flechas e arcos fornecidos pelos USA e Europa. Pensem sem ser influenciados pela midia.

    • Sim Nailton, um erro não justifica o outro.
      Não me recordo de massacres à Yanomamis ou à ONG s que pelo contrário andam pra lá e pra cá como bem entendem oque sou contra, há lei de estado e direitos a serem cumpridos, nunca ouvi dizer que a marinha do Brasil tenha atacado um navio de benevolentes suiços preocupados com o futuro dos índios etralálá, ( adendo a África também tem aborigene e estão morrendo de fome, Aids e guerras), muito menos em águas internacionais e desarmados.
      As ações corretas não são questinadas, o que se queistiona é a quebra de leis e isto não se justifica para ninguém, nem mesmo para Deus que tem suas regras.
      Continuo minah afirmação, vamos esperar até que os fatos sejam esclarecidos, principalmente aqueles que antecederam ao episódio, pois estes certamente são mais importantes até…

      sds
      E.M.Pinto

  2. Até imagino a manchete da CNN. “O Brasil massacra indios indefesos e mundo exige entrega do território aos verdadeiros donos – Os yanomames”

  3. Apenas não podemos nos esquecer que a faixa de Gaza não é território de Israel. É
    ocupado após guerra e colocado em bloqueio, deixando seu povo em necessidade. Nem toda mulher e criança palestinos são terroristas e merecem viver enclausurados em um gueto de fome e miséria. Israel não estava defendendo seu território. Estava garantindo o bloqueio de um território ocupado militarmente.
    É muito diferente de defendermos a amazônia, que não é ocupado por nós após guerra. É parte de nossa Nação e nosso território nacional. Não há comparação. Também não bloqueamos nossos índios de receberem comida nem remédios. Pelo contrário. É tudo garantido pelo Estado com nossos impostos.
    Israel poderia ter revistado os navios para ver se levavam armas.
    Comida e remédios deveriam entrar.
    Um abraço
    Robson

  4. Pinto, realmente antes de atirar as pedras em Israel, precisamos conhecer os fatos e todas as atitudes circunstancial dos dois lados. Estive em varios locais e inclusive nas terras demarcadas (gosto de conhecer as culturas e ver a verdade). Para entrar tive que pedir permissão aos indios e pagar R$90,00 para poder trafegar em estrada que eles dizem ser deles.
    Essa historia vai acabar mal para nos. Falo sempre que antes de julgar prefiro conhecer.

  5. Está todo mundo esquecendo que Gaza está sofrendo um bloqueio naval ilegal (em resposta à eleiçao TOTALMENTE DEMOCRÁTICA do Hamas) e aquelas águas na verdade sao palestinas!

    Mesmo se o ataque fosse feito em águas territoriais, nao seriam em aguas israelenses.

    Eles estao tomando atitudes suicidas. Estao perdendo totalmente a noçao.

  6. Nailton :
    Como todos estamos entrando na onda da critica a Israel por que a TV nos disse que temos que ficar contra.

    Que eu saiba só o Marco Aorelio Gacio a e Amorim se manifestara contra. A nossa mídia ficou neutra no caso. Esqueceu que ela é de direita pró-ocidental?

  7. Espero q agr , com a verdadeira cara q eles tem ,os turcos os olhe da maneira + certa possível, como inimigos de td Arabes; é q essa moeda tem duas faces os nazisionistras é dos ingleses/ianks .Quem é mt amigo dos sionistras devem ler os depoimentos dos membros da ONG “Quebrabdo o Silêncio…use de empatia , e o resto e mt decepção.

  8. 1. o ataque israelense ocorreu em aguas internacionais, onde de acordo com as normas da onu sobre direito do mar ninguém exerce soberania;
    2. como o amigo aí encima falou, ainda que os barco estivessem entrado em aguas territoriais, seriam aguas palestina e não israelenses;
    3. há décadas que os israelenses massacram palestinos;
    4. dizer que um soldado israelense age em legítima defesa ao revidar uma pedrada com um tiro de fuzil e no mínimo achar que somos idiotas;
    5. os judeus invadiram o território palestino, tomaram suas casas, areas cultivaveis, agua etc. quando foi feita a partilha da palestina para a fundação do estado de israel, uma parte seria o estado judeu e a outra o estado palestino, o que os judeus fizeram? ocuparam tudo militarmente com o apoio dos USA e mandaram os normas da onu e do direito internacional pro inferno;
    6. qual o unico país do oriente médio com armas nucleares, quimicas e bilogicas? e não tenham dúvidas que as usarão se sentirem ameaçados ou para provar superioridade militar, como fizeram os USA com o japão;
    7. para os defensores das políticas israelenses: sabiam que chegou-se a cogitar-se a doação de uma parte da amazonia brasileira para que fosse estabelecido o estado de israel, logo depois da 2 guerra? se isto tivesse ocorrido, hoje estariamos sendo tratados como os palestinos são;
    8. por que será que os judeus foram expulsos ou perseguidos em todos os países onde se fixaram?
    obs.: que fique claro que não tenho nada contra judeus, muito menos a favor, apenas vejo os fatos como acontecem e não como são vendidos. sintam-se a vontade para criticar ou complementar.
    p.s.: o HAMAS foi eleito pelo voto, mas claro, o voto só é válido se for para os aliados USA/israel. o irã deveria se armar nuclearmente não com uma, mas centenas de armas nucleares, afinal israel tem mais de duzentas.

  9. Esclarecendo:

    Israel não ocupa mais a faixa de gaza. A administração do território está totalmente a cargo dos palestinos. Atualmente quem administra GAZA é o HAMAS que como seu adversário Fatah está se lixando para a população e as únicas coisas que sabe fazer é perseguir adversários ( fatah e jihad islâmica) e lançar foguetes contra Israel.
    O bloqueio é justificado por Israel pelo fato do HAMAS usar materiais de uso civil( como tubulações e fertilizantes) para a fabricação de bombas e foguetes. Lembrando que existe bloqueio por parte do Egito também ( que agora foi suspenso, para se levar ajuda humanitária).
    Quanto a um post dizendo que a eleição do HAMAS FOI TOTALMENTE DEMOCRÁTICA, dá vontade de rir, A que ponto chega a ingenuidade!! Nem os árabes gostam do HAMAS eles são fanáticos, quando tomaram o poder assassinaram vários membros de grupos adversários e implantarm a Sharia ( lei criminal islâmica)no território de Gaza. Pra quem não sabe a sharia inclui amputação de membros ( por roubo p.ex) e pena de morte ( até por crucificação). Há uma pequena minoria cristã em GAZA que tem sido obrigada a deixar a barba crescer e usar a Niqab ( traje feminino similar a burca no afeganistão). como podemos ver o HAMAS é gente da melhor qualidade.

    Podemos discutir a legalidade do bloqueio de Israel e Egito a Gaza e uma série de atos do governo Israelense. Mas não dá pra chamar o HAMAS de mocinho da história.

  10. O Hamas pode não ser mocinho, mas que os israelenses são bandidos ninguém duvida. Não sou leitor assiduo da Bíblia, mas o pouco que conheço da para perceber que este povo é mais diabólico do que se pensa. Alias, este foi o povo que condenou Cristo a morte e não os Italianos, eles fizeram de tudo pela morte do messias e sempre amparados numa potência, tal qual é hoje, é um povo muito traiçoeiro, e vai minar o Mercosul, criando contendas entre os aliados sul americanos. Eu duvido que a aceitação deles pelo Mercosul seja apenas comercial, tem algo por tras e deve ser a triplice fronteira. Todo cuidado com Judeu é pouco, não é atoa que este povo foi odiado por muitos por muito tempo e se alguem duvida pode constatar que até mesmo a Inglaterra, que tutelou eles na ONU ja foi muito contra eles.

  11. Esqueci de comentar no Post anterior

    Alguém comentou que foi proposta a doação de uma parte da Amazônia ( qual a fonte disso??).
    Os ingleses ofereceram um território na África que foi imediatamente recusada. Os Russo criaram um território Judeu próximo a Mongólia chamado Birojistão ( se não me engano). Estas foram algumas tentativas de dar um lar para os judeus que não fosse a Palestina pois se sabia do problema que seria causado por dois povos querendo mesmo território. Mas os judeus queriam a Terra prometida.
    Agora imaginem se tivéssemos que viver sob administração do HAMAS.
    Garanto que quem hoje mete o pau em Israel iria gritar:
    Viva Israel!!!!!! Rsssssssssssssssssssssssss

  12. Uma observação, não tenho nada contra o povo Judeu e nem contra qualquer povo Arabe, acho que canalhas são os governantes, volta e meia caem no poder de algum país e viram despotas e não é atoa que esta gente almeja o poder máximo de um país, todo desequilibrado procura chegar a algum poder para se alto valorizar e quando chega ao poder de algum país, pricipalmente de um país que tem um alto poder militar, ele acaba por invadir território e bombardear barcos de ativistas para a paz.

  13. Fernando Gonzales

    Estou aliviado por saber que vc não tem nada contra os judeus.
    -Povo diabólico, condenou cristo, traiçoeiro, odiado por muitos. Isso são afirmações suas. Para mim isso é ter algo contra os judeus sim….
    Não generalize como em todo povo existem os bons e os maus. Acredite a imensa maioria dos judeus e palestinos apenas quer levar sua vida em paz. E é neles que os governantes devem pensar quando estão no poder e não em suas vaidades pessoais.

  14. Mesmo se israel tiver culp como, esta parecendo a turquia não vai fazer nada EU ACHO que eles não tem poder pra isso.

  15. Agora tenho que estar em desacordo contigo GUIA GENIAL,então porque a historia colocou a alemanha como maus se era alguns que queria tomar europa,tinha conspiração contra hitler,mais pocos sabem disso,tinha muitos desertores,tinha muitos que tinha que ir a guerra forçados,mais mesmo assim por ser alemão era nazista.e por outra parte é que israel não pode fazer isso.já que são uma turma de ladrões que vende a propria mãe,e U.S.A não fazem nada porque a metade dos americanos que estão no poder são judeus,claro que vão estar da sua parte.é a 1º vez na minha vida vejo um pais pagar indenização a outro despois da guerra,foi o que passo com alemanha.israel pedio uma indenização a alemanha e a onu deu a razão a os judeus,agora quero ver si os judeus vão dar indenização aos palestinos pelos bombardeios e mortes provocados por eles,desde que começou a invasão judia nos territorios palestinos.

  16. Israel perdeu juizo.. e ainda perdeu aliados.. e tmb Gaza ñ faz parte d território de Israel… e tmb.. a Turquia ñ irá fzr nada.. e Israel já mencionou que quem entrar em seu caminho irá tomar bala.. Os Eua tem que ter controle de seus aliados…acha que Turquia irá entrar nessa??..

  17. A única diferença entre os nazistas e os israelenses é que os primeiros usavam fornos crematórios para queimar suas vítimas e o segundo usa fosforo branco. os guetos são identicos, as mortes de crianças e velhos as mesmas, o desrespeito as regras de direito internacional as mesmas.

  18. O Antigo Testamento é uma mistura de lendas, crônicas do povo judeu, com leis , preceitos religiosos e palavras de sabedoria.

    Em toda esta questão Palestina,
    vendo a maneira tranqüila como os sionistas, fundamentalistas de hoje, invertem os fatos, manipulam a história e colocam a sua ‘versão da história’ como sendo a verdade final, independentemente dos fatos.

    Começa a ficar claro que isto, mais que um método é uma característica dos historiadores fundamentalistas judeus, desde os tempos dos relatos históricos contidos na Biblia, especialmente quando se referiam a outros povos e certamente que estes relatos históricos bíblicos, contém muitas distorções, nascidas das mentes tortuosas e tendenciosas dos escribas judeus da época.

    Basicamente, estes escribas vendiam a idéia da superioridade intrínseca , dos judeus sobre os outros povos.

  19. Israel age em legitima defesa. Nao ocupa Gaza, vale reiterar que entregou Gaza aos palestinos por medida unilateral, desmantelou colonias como gesto de boa vontade e o que aconteceu? O Hamas assumiu o territorio, implantou o terror que lhe é caracteristico e se arma para provocar Israel. O bloqueio maritimo é legal porque foi estabelecido e tornado público, portanto ilegal é a tentativa de burlá-lo. Tem como objetivo impedir a entrada de mais armas e misseis iranianos no territorio. Quanto a Turquia quem perde com esse extremismo é ela própria, fica cada mais longe da ingressar na Uniao Européia. Nao é santa, veja o caso do genocidio armenio e atualmente dos curdos em seu territorio, nao tem moral para julgar Israel, que age unicamente em legitima defesa, e isso desde 1948, vide a historia. Quem sabotou o estado palestino foram eles proprios.

Comentários não permitidos.