Rússia oferece centro de lançamento à Bolívia (!)

http://news.xinhuanet.com/english/2009-02/16/xin_0120206170625093238145.jpg
Segundo reportagem publicada no último dia 29 no website especializado Infodefensa, a Rússia ofereceu à Bolívia a construção em seu país de um centro de lançamento de satélites, juntamente com um pacote de material de defesa, especialmente mísseis antiaéreos.

A declaração foi feita por Leonid Golubev, embaixador russo na capital boliviana, La Paz. A Rússia “tem boas condições para construir uma estação de lançamento dos satélites especiais Cosmos para pesquisar, por exemplo, as mudanças de clima, observar os recursos naturais”.
No início de abril, Moscou, por meio de seu primeiro-ministro, Vladimir Putin, já havia oferecido à Venezuela a construção de um centro de lançamentos espaciais no país vizinho.

Nos últimos tempos, a Rússia tem se esforçado em ampliar acordos (e oportunidades para suas empresas) na área de espaço com países sul-americanos. Além do Brasil (tecnologia de lançadores e Glonass, entre outros), o país europeu assinou um acordo com a Argentina (Glonass), e prospecta outras possibilidades, como estas na Venezuela e Bolívia, e também na Colômbia (satélite de comunicações – Projeto Satcol). As ofertas russas na Venezuela e Bolívia também podem ser uma reação ao avanço em matéria de cooperação espacial desses países com a China, que vendeu a ambos dois satélites geoestacionários de comunicações.

Com estas ofertas a Venezuela e Bolívia, aparentemente sem qualquer critério e lógica, a Rússia acaba perdendo credibilidade, em especial em países que buscam de fato comprometimento e parcerias no desenvolvimento de tecnologias ou em esforços comerciais conjuntos, como é o caso brasileiro. A imagem transmitida é de que a Rússia busca pura e simplesmente vender, sem qualquer outra preocupação.

17 Comentários

  1. Pode ser o local de lançamento por ser + próximo da linha do equador e lá no alto…+ o BRASIL precisa ficar atento aos Rússos é Bolivianos, isso é do interesse nosso.Olho vivo pq cavalo ñ sobe escada..

  2. A dona Russia quer mostrar a USA e ao mundo que ainda é uma grande potencia, não importa as conseguências que tais tecnologia seja para o bem ou mal, importante para ambas potencias são seus aliados.

  3. Não creio que gás seja a resposta. É mais provável que seja o lítio: A Bolivia tem as maiores reservas a ceu aberto do mundo, creio.
    Mas, é claro, melhor Litio E Gás, que só Litio!

  4. Não vejo porque a Rússia perde credibilidade com estes acordos como disse o jornalista.

    Pra mim é muito simples, pra eles os Russos vendem de prateleira, serve um lugar apropriado para o lançamento verso o espaço destes satélites vendidos por eles e os chineses, e eles constroem… é o brinde para o cliente !!

    Já no caso brasileiro, eles sabem que queremos é aprender o “A-B-C” dos vetores, então teríamos acordos diferentes nos contratos com os Russos, neste caso seria uma colaboração entre os dois estados.

    E convenhamos, se o Brasil está distante, os nossos vizinhos estão longe anos luz de conseguir construir um vetor espacial !

    Valeu !!

  5. Russos chegando a america do sul+chineses,Como disse o Carlos Argus,cavalo não sobe escada muito menos desce.Para chegarem a Bolivia teram que passar pelo Brasil ou pelo Peru que esta comprando material belico chines.

  6. Mas é aí que está a questao, nao sabemos da amplitude do que seria acordado e o proprio conteudo tecnico-cientifico do tratado em relaçao ao ganho de trabalho qualificado interno e massa inovativa tecnologica nessa área.

    Mas se nao tiver levando essa consideraçao em possibilidade e a proposta for de prateleira em benefício apenas do lado espacial russo, a Bolívia será apenas um território dentro do plano de entrar na esfera influenciável latino-americana.

    Porém, nao afetaria nossos acordos bilaterais para o desnvolvimento espacial mútuo com a Rússia.

  7. Francoorp :
    Não vejo porque a Rússia perde credibilidade com estes acordos como disse o jornalista.
    Pra mim é muito simples, pra eles os Russos vendem de prateleira, serve um lugar apropriado para o lançamento verso o espaço destes satélites vendidos por eles e os chineses, e eles constroem… é o brinde para o cliente !!
    Já no caso brasileiro, eles sabem que queremos é aprender o “A-B-C” dos vetores, então teríamos acordos diferentes nos contratos com os Russos, neste caso seria uma colaboração entre os dois estados.
    E convenhamos, se o Brasil está distante, os nossos vizinhos estão longe anos luz de conseguir construir um vetor espacial !
    Valeu !!

    Fernando Donatelo :
    Mas é aí que está a questao, nao sabemos da amplitude do que seria acordado e o proprio conteudo tecnico-cientifico do tratado em relaçao ao ganho de trabalho qualificado interno e massa inovativa tecnologica nessa área.
    Mas se nao tiver levando essa consideraçao em possibilidade e a proposta for de prateleira em benefício apenas do lado espacial russo, a Bolívia será apenas um território dentro do plano de entrar na esfera influenciável latino-americana.
    Porém, nao afetaria nossos acordos bilaterais para o desnvolvimento espacial mútuo com a Rússia.

    Tbm ñ vejo nada de + nesse acordo, + é do interesse nosso, é se os mesmos passam os misseis ao chapolim ?Cavalo ñ sobe escada, + da tombos até nos donos…

  8. Primeiro acredito que os interesses da Rússia sejam matéria prima já que depõem de muito mais reservas que a Bolívia e o suficiente para se manterem lembrando a Rússia e o maior pais do mundo e equivale a quase to a America latina.
    Agora acredito que a Rússia esteja tentando aumentar a competitividade das suas empresas espaciais já que uma base na linha do equador reduzirá os custos dos lançamentos gastando menos combustível.
    Em relação a transferência de tecnologia a Bolívia não tem estrutura governamental nem mão de obra que se possa qualificar na Rússia, claro um governo como o da Bolívia financiado por plantadores de coca e que segue suas ordens, não tem uma visão tão ampla do futuro assim, claro não estou dizendo que o governo brasileiro tenha uma visão ampla mas com certeza e sim melhor que a do governo da Bolívia alem de dispor de tecnologia, por isso acredito que esse ataque russo não vai chegar a causar alguma coisa no brasil.

    o que realmente preocupa e se a Bolívia vai ser mais uma peça do lado da Rússia claro que a Venezuela não vai já que ela tem essas pretensões para com outros países, só resta sentar e ver qual vai ser a próxima jogada.

  9. A Bolívia não está na linha do Equador, esta linha passa na Altura do estado do Equador Roraima e Macapa, a Bolívia está muito a Sul para que exista realmente uma vantagem econômica(menos combustível +carga ùtil) em se realizar uma lançamento de vetor espacial do seu território… a coisa fica sempre mais clara em relação à compensação econômica russa em relação a aquisição de equipamentos espaciais russos, é uma compensação vejo eu… mas tem sempre o Lítio para o futuro, as novas baterias para auto, moto, navios, aviões não tripulados, casas, energia solar, etc, tudo isso terá baterias ao Lítio, e a Bolívia tem as maiores reservas Mundiais atualmente descobertas…

    Dizem as más línguas que um pouco mais a Norte da Bolívia, entre os estados brasileiros do Amazonas e Roraima esteja uma grande veia deste mineral, menor que a Boliviana mas sempre grande, um pouco mais a Sul das reservas Ianomames de Titânio… possivelmente farão uma nova “Nação indígena” nesta região… e depois tem o caso do Nióbio brasileiro que é realmente vergonhoso !!

    Para o caso do Nióbio:

    http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/nacional/niobio-a-riqueza-desprezada-pelo-brasil/comment-page-1/#comment-60094

    Valeu !!

  10. O começo é sempre assim, “para fins pacíficos”, mas quando as bases já estiverem instaladas e funcionais as reais pretenções surgem. Creio que a Rússia não seguirá o mesmo caminho dos EEUU, de se aliar e depois dar o bote mas, é bom ficar “veako”.

  11. E qual o país que vende armamentos com preoocupações outras além de vender???SE não fosse assim os EUA teriam fornecido o gás sarin,aquele que Sadam Hussein usou para matar milhares de curdos????

  12. Bom, parto do princípio que todo indivíduo tenha condições de adquirir conhecimentos avançados se tiver por um lado a vontade política, e por outro os meios de financiamento com inra-estrutura adequadas.

    No caso boliviano, o país possui até hoje uma limitação econômico-orçamentária e financeira tão violentas, que a priorização dos investimentos em setores sociais, educacionais-básicos e preventivos de saúde são uma necessidade emergencial, e não uma burrice política por parte de qualquer governo que fosse.

    Mesmo num futuro próximo, o estado boliviano deve suar muito a camisa para avançar inclusive sobre suas deficiências básicas de infra-estrutura, para assim poder começar a avançar em outros segmentos necessários para a tecnologia nacional.

    Se realmente vão implantar aquela base no seu território, que pelo menos exijam a formação de engenheiros, cientistas e tecnólogos em centros de pesquisa russos, além de cooperação logísitica e apoio financeiro aos futuros projetos bolivianos que possam surgir de forma compartilhada nessa área. Já que o desenvolvimento deve ser pensado mesmo na política externa.

  13. Isso significa q “Alguém” já verificou a condições de exploração desses minerais, titânis e/ou lìtio em terras BRASILIS…e q a mesma já é explorada pelos próprios índios ; e diamantes…q revende aos gringos…ianks?Sionistas?Rússos ? ou bandidos mesmos? Qual? Cadê nossas Fas no local?

  14. Nióbio, nióbio. O mundo desenvolvido clama por ele, e só têm ao Brasil para fornecê-lo. Ao invés de negociá-lo como commoditie em bolsa de valores, o GF deveria estatizar toda a sua produção e promover Leilões anuais, onde o maior lance levaria.

    Esse negócio de vender um mineral estratégico desse e receber US$ 130 o kg não me cheira bem.

    Falaram da Amazônia: bem, pelas características dessa área, muito parecida com a Bacia do Rio Orinoco na Venezuela, podemos prever que tem ENORME potencial para serem encontradas jazidas gigantescas de petróleo, carvão, gas natural, ouro, estanho, urânio e terras raras (como o Tório, que recentemenete apareceu nas manchetes quando um grupo tentava contrabandear algumas centenas de quilos para fora do país). Espero que a ABIN esteja de olho em todo esse pessoal e nossas FFAA, além do GF, estejam atentos…

    Acorda Brasil! O mundo desenvolvido está de olho em suas riquezas e não é de hoje…

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention Rússia oferece centro de lançamento à Bolívia (!) « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.