PF prende integrante das Farc no Amazonas

http://www.conexaovip.com/blog/wp-content/uploads/2008/11/20080327074714policia1p.jpg
Sugestão: Cmdt Melk
KÁTIA BRASIL
da Agência Folha, em Manaus

A Polícia Federal anunciou hoje a prisão do colombiano José Samuel Sanchez, apontado por investigações do órgão como membro da comissão de finanças e logística das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).


A prisão ocorreu ontem a tarde durante a operação Rota Solimões, realizada em Manaus e em duas cidades da região oeste do Amazonas (Maraã e Tefé), na fronteira com a Colômbia. Além de Sanchez, mais sete pessoas foram presas (três brasileiros e outros quatro colombianos). A PF apreendeu na operação 45 quilos de cocaína.


O superintendente da PF no Amazonas, delegado Sérgio Fontes, afirmou que a operação desmobilizou uma organização criminosa que atuava pelos rios Japurá e Solimões para escoar carregamentos da droga até Manaus.


Um acampamento dos narcotraficantes foi destruído na fronteira, segundo a PF. “A organização tinha contato direto com as Farc para obter droga e, em troca, recebia apoio logístico [das Farc] e armas para transportar grandes carregamentos da droga pelos rios do Amazonas”, disse o delegado.


Ainda de acordo com o delegado da PF, Sanchez, que usava o nome falso de Daniel Rodriguez Orosco, atuava na chamada primeira frente das Farc, que vem a ser um acampamento de guerrilheiros que abriga um laboratório para refino de cocaína.


Sanchez, segundo Fontes, frequentava a capital do Amazonas e tinha responsabilidade de contratar barcos para transportar a droga. Os oitos presos serão transferidos para um presídio de Manaus após exames no IML (Instituto Médico Legal).

Fonte:Uol

5 Comentários

  1. Muito bom, isso só mostra a necessidade da maior presença do Estado na regiao norte e amazônica de forma geral, com vigilância e reconhecimento.

    E mais ainda, de levar a interiorizaçao do desenvolvimento com sofisticaçao das estruturas produtivas e tansformaçao inra-estrutural, garantindo maior crescimento econômico no longo-prazo. Emprego e renda gerados de forma que reduza o vazio demográfico amazônico.

    Agora, o governo segue a mesma designaçao de grupo criminoso emitida pela Onu em ralaçao as Farc, apesar que pessolmente considero esses tipos de grupos como terroristas.

    Também devemos considerar como terroristas os paramilitares colombianos, que tal como as Farc fazem exigências e ameaçam a populaçao, o que leva algumas comunidades a criarem milícias de auto-defesa, com medo do seu conrole por qualquer um dos grupos narcotaficantes e terroristas.

    Vamos considerar terroristas também, todos os políticos latino-americanos eleitos até hoje, por negligenciarem a populaçao e utilzá-la como massa de manobra para seu projeto de poder, sejam de “direita” ou de “esquerda”.

    Terroristas também, os grupos econômicos dominantes atrelados a autoridades (políticas, civis, militares e policiais), responsaveis pelo desrespeito às instituiçoes democráticas e agressao a Constituiçao nacionais, impondo um novo pacto social e ideológico sobre os pré-estabelecidos com alguma discussao.

    Terroristas todos aqueles que querem transformar a informaçao em propriedade monopolista ou meio de distorçao, aqueles que querem fazê-la sem estímulo ao questionamento ou torná-la inculta, seja entidade pública ou privada.

    Enfim, terroristas devem ser todos nós, que praticamos toda forma de violência gratuita contra nossa própria espécie.

    Abraços

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention PF prende integrante das Farc no Amazonas « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.