SELEX Gallileo conclui acordo estabelecendo a ATMOS como o centro brasileiro de excelência para radar AESA

http://www.segurancaedefesa.com/Gabbiano.jpg

A SELEX Galileo, subsidiária do grupo Finmeccanica, concluiu um acordo com a ATMOS, susbsidiária da ATECH, para o estabelecimento da empresa nacional como o centro de excelência brasileiro para radar AESA (Active Electronically-Scanned Array) e como Casa de Sistemas de Radares Aéreos.

O acordo vem na esteira do recentemente assinado Memorando de Entendimento, focalizado em programas individuais, como o radar AESA ES-05 Raven para o Gripen NG, e que detalha as atividades de treinamento, desenvolvimento, produção e suporte a serem realizadas pela ATMOS.

Além do radar ES-05, o acordo também cobre todos os radares do portfólio da SELEX Galileo, incluindo os radares AESA Seaspray 5000E e 7000E e o radar M-Scan (de varredura mecânica) de vigilância Gabbiano T-25 (Foto: SELEX Galileo).

Fonte: Segurança&Defesa

8 Comentários

  1. Temos de fabricar nossos Radares/Sonares p cobrir nosso território..eu ñ confio q só nós estejamos “olhando” nossas terras com Equipamentos de terceiros…cavalos de tróias aos montes, a mesma coisa com os computadores…essa sensação de q estamos sendo vistos, e observados por elementos da NSA…paranóia?

  2. carlos argus :
    Temos de fabricar nossos Radares/Sonares p cobrir nosso território..eu ñ confio q só nós estejamos “olhando” nossas terras com Equipamentos de terceiros…cavalos de tróias aos montes, a mesma coisa com os computadores…essa sensação de q estamos sendo vistos, e observados por elementos da NSA…paranóia?

    A Sua (paranóia) desconfiança póde ser mais plausível do que muitos pensam. Afinal o “olho do dono, é que engorda o boi.”

  3. Tenho dúvidas; Independente de qual aeronave seja a vencedora no FX-2, essa parceria e o desenvolvimento do radar serão mantidos?

    Outra coisa, podemos empregá-lo em outros vetores no futuro? Vai ser baseado em terra? Pode ser utilizado por navios-patrulha (no caso dos de varredura passiva)?

    Obrigado

    • Sim fernando, este acordo com a Selex galileu independe do vencedor.
      A idéia é justamente esta, desenvolver radares SAR e AESA para os mais variados fins.
      Pelo que entendo o AEsa em sí é para uma aeronave menor, um vant, os radares seriam para aeronaves de patrulha marítima, vigilância e reconhecimento, creio tqmabém que para fins civis.
      Sds
      E.M.Pinto

  4. Me tirem uma dúvida, o AMX ou o F5-M não daria para colocar um AESA, mesmo que o radar seja reduzido de tamanho?

  5. Eu quero é ver a Atmos e a Atech ficarem no projeto depois do Rafale ser confirmado no FX-2. Infelizmente o governo não percebe que a melhor plataforma para o Brasil se tornar um desenvolvedor de caças é o Gripen NG e não o avião da Dassualt.

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention SELEX Gallileo conclui acordo estabelecendo a ATMOS como o centro brasileiro de excelência para radar AESA « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.