Rafale voa com novo motor de testes M88-4E

Sugestão: Thierry

Courcouronnes, 4 de maio de 2010.

O primeiro teste de vôo de avião equipado com um Rafale M88-4E ( “Pack CGP” o M88-2) Snecma (Grupo Safran), foi realizado com sucesso em 22  de março passado em Istres. O vôo teve a duração 1h30mn,, é esperada uma série de testes de 70 voos em 2010, sendo que até agora já forma efetuados 10 voos com  o novo modelo M88-4E.

“Estamos satisfeitos com o sucesso do primeiro vôo do M88-4E, esta evolução permitirá uma melhor resposta às expectativas dos nossos clientes, contribuindo para reduzir os custos de manutenção do Rafale, disse “Desnoyers Didier, director da divisão de motores Snecma Militar.

O desenvolvimento do M88-4E está progredindo satisfatoriamente. O primeiro teste do motor em bancada ocorreu em setembro de 2009.  A qualificação e a entrega da primeira unidade de produção de motores M88-4E esta programada para o final de 2011.

A DGA exige vida mais longa e maiores intervalos de inspeção para os motors. As alterações previstas estão no compressor de alta pressão e  naturbina de alta pressão.

Projetado para o avião de combate Rafale, o M88 é o primeiro de uma família de motores de nova geração para a propulsão dos aviões de caça e de treinamneto avançada do século XXI.

A Snecma (Safran Group) é uma empresa dedicada à propulsão aeroespacial. Ela oferece uma ampla gama de motores civis, confiáveis, econômicos e ecológicos – incluindo o líder mundial o CFM56 * -, bem como motores militares que operam em todo o mundo. Em Snecma desenvolve e produz sistemas de propulsão e equipamentos para os figuetes satélites e veículos espaciais. A Snecma é também um jogador importante no domínio da manutenção e reparação de motores de aeronaves e militares, e fornece suporte a clientes em todo o mundo.


* Motores CFM56 são produzidos e comercializados pela CFM International, uma empresa de 50/50 entre a Snecma (Grupo Safran) ea GE (E.U.A.).

Fonte: Snecma

3 Comentários

  1. Dassault Rafale é um ótimo avião e vem mostrando que está cada vez mais preparado e avançado em seus sistemas, os franceses estão fazendo um ótimo trabalho na sua aeronave de primeira linha. Uma pena será o fato de não poder mostrar toda a potência do mesmo na próxima Cruzex por conta da data de entrega dos motores mas, só de estarem presentes já será uma grande atração aos espectadores presentes em dia de portões abertos.

  2. Sem Su 35BM eu fico com os Rafales, ´q q venham os mesmos logo, nossa FAB só agradece,se tiver embarcado vamos comprar p nossa MB,assim padronizamos e ocusto é menor.

  3. O M88 ainda está muito longe de um F-404/414. Hoje, o melhor motor do mundo para um caça é o da GE/EUA ele equipa desde o F-117, passando pelo F-18, F-20, F/T-50, chegando aos vários modelos de Gripen NG e é o principal cotado para equipar o Tejas da HAL. O motor americano tem a melhor relação existente entre peso, empuxo e consumo de combustível por isto já foram construídos 1.000. Sua escala se reflete no preço bem mais baixo se comparado ao motor M-88.

Comentários não permitidos.