Pauta – FAB inicia avaliação de veículo aéreo não-tripulado na Base Aérea de Santa Maria

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/5982/i105714090858385.jpg

Do interior de um abrigo (shelter) especialmente montado para operações militares na Base Aérea de Santa Maria (RS), pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a escrever, neste ano, mais um importante capítulo na história da instituição. Controlado por intermédio de sofisticados computadores e sistemas de enlace de dados, essas aeronaves realizarão diversificadas missões em áreas para isso reservadas.

O treinamento faz parte do projeto de veículos aéreos não-tripulados (VANT), iniciado em dezembro do ano passado com a criação de um grupo de trabalho para estudar a implantação desse sistema na FAB.

O equipamento em avaliação é o Hermes 450, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems, e que envolve a participação de sua subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica, com sede em Porto Alegre.

O VANT mede 10 metros de comprimento e 6 metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km/h, pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude e pode permanecer por mais de 15 horas em voo.

O equipamento chegou ao país em 9 de dezembro do ano passado e, ao longo do mês de janeiro, militares da FAB iniciaram o seu treinamento com o apoio de especialistas israelenses.

A FAB espera concluir a etapa de avaliação até o final do ano. Nesse período, também participarão do Grupo de Trabalho representantes do Exército e da Marinha.

Voo de apresentação oficial

No próximo dia 10 de maio, ocorrerá na Base Aérea de Santa Maria, o voo inaugural e de apresentação oficial do VANT e será apresentado ao Comandante da Aeronáutica e as outras autoridades.

Credenciamento

Os jornalistas deverão solicitar credenciamento por meio do email: ecscs@basm.aer.mil.br, enviando nome completo, número de identidade e o nome do veículo de imprensa correspondente.

Outras informações

(55) 9905-2949 ou 3220-3310

Horário: entre 8:30h e 9:45h da manhã de segunda-feira, os jornalistas serão recebidos no portal de entrada da Base Aérea de Santa Maria (endereço: Rodovia RSC 287 / Km 240 – Santa Maria – RS).

SAIBA MAIS:

O Hermes 450 é um VANT de alto desempenho multi-missão que opera em qualquer condição climática, noite/dia, sem a necessidade de alocar tropas em áreas de risco. Pode permanecer em voo totalmente carregado por mais de 15 horas realizando missões de reconhecimento, vigilância e designação de alvos.

FICHA TÉCNICA

Comprimento:
6 m
Envergadura:
10 m
Velocidade de Cruzeiro:
110 km/h
Peso de decolagem:
450 kg
Carga útil
150 kg
Autonomia:
20 ou 30 horas
Teto Operacional:
5.000 m

Fonte: CECOMSAER

5 Comentários

  1. Parabéns à FAB, que se mostrou aberta a essa tecnologia. E que venham unidades suficientes para atender às três forças, à Polícia Federal e à Guarda Nacional.

  2. Gostei tbm! E.M.Pinto, olha aí a reestruturação do exército que vc havia dito e mostrado aqui no Blog. =D

  3. Leandro Mello :
    Gostei tbm! E.M.Pinto, olha aí a reestruturação do exército que vc havia dito e mostrado aqui no Blog. =D

    Quer dizer, exército não e sim a FAB, mais enfim no final quem vai ganhar com tudo isso vão ser as FAs

  4. ENQUANTO A FAB,MARINHA,EXERCITO ESTAO AVALIANDO.A POLICIA FEDERAL SAI NA FRENTE QUE PAIS E ESTE QUE TUDO ACABA EM PIZZA.CADE O FX-2………… SERA QUE TEREMOS QUE AGUARDAR MAIS 4 ANOS.

Comentários não permitidos.