Forças especiais russas prenderam 10 piratas e conseguiram libertar a tripulação

http://img193.imageshack.us/img193/1566/610xzub.jpgClaro a foto é só ilustrativa

Forças especiais da Rússia invadiram um petroleiro russo que tinha sido sequestrado por piratas da Somália na costa do Iêmen em uma dramática operação de resgate.

Os soldados russos foram para a região no navio de guerra Marechal Shaposhnikov e se aproximaram do petroleiro sequestrado com um helicóptero. Assim que eles se aproximaram, os piratas dispararam, iniciando um tiroteio. Além dos piratas, também estavam no petroleiro 23 tripulantes russos.

As forças russas então invadiram o petroleiro, libertando a tripulação, que tinha se trancado em uma das salas seguras do navio.

Dez piratas foram presos e um morreu durante o tiroteio. De acordo com um porta-voz do Ministério da Defesa russo, coronel Alexei Kuznetzov, os piratas estão detidos no próprio petroleiro e serão transferidos depois para Moscou, onde serão julgados.

O petroleiro “Universidade de Moscou” foi tomado por piratas na quarta-feira, no Golfo de Áden, no Oceano Índico, uma das rotas marítimas mais movimentadas e perigosas do mundo. O navio fazia um carregamento para a China, levando uma carga de mais de 80 mil toneladas de petróleo cru, avaliadas em cerca de US$ 50 milhões.

O Marechal Shaposhnikov foi enviado na quarta-feira resgatar o petroleiro sequestrado.

http://img.blog.yahoo.co.kr/ybi/1/24/56/shinecommerce/folder/63/img_63_16978_9?1203903364.jpg

Resgate raro

Russos, europeus e americanos enviaram para o Golfo de Áden destacamentos da Marinha, depois do aumento do número de ataques de piratas contra cargueiros comerciais, de acordo com o correspondente da BBC em Nairóbi, no Quênia, Will Ross.

Mas, mesmo com a presença de forças de tantos países, os piratas somalis estariam mantendo mais de 20 navios estrangeiros com quase 400 tripulantes.

Segundo Will Ross, é rara a realização de uma operação de resgate depois que piratas tomam um navio, pois muitos especialistas avaliam que uma intervenção iria pôr os reféns em risco.

Mas, no caso do petroleiro Universidade de Moscou, a tripulação tinha se trancado em uma sala segura, com porta reforçada. Esta tática de se trancar em uma sala segura, de acordo com Ross, já evitou duas tentativas de sequestro anteriores, em outros cargueiros.

Fonte: Último Segundo

13 Comentários

  1. Viu… E Hollywood nem menciona que a Rússia tenha tropas especiais, acho que so vi em um ou dois filmes… mas dou aqui os parabéns para os comandos russos, à tripulação do navio que sem medo e desespero soube o que fazer na hora do perigo, e aos engenheiros do navio, que construirão esta “sala” de emergência ao interior do navio, parabéns a todos !!!

    E agora com os piratas capturados, qual será a pena em Moscow ??? Se fosse na democracia Yankee, existiriam varias possibilidades, tais como a Câmera a Gás, a injeção Letal, a Cadeira Elétrica… mas os selvagens russos não realizam mais a pena de morte já tem muito tempo, desde a queda do Regime autoritário em 1990-91, pecado que ainda não conhecem as belezas dos métodos justiceiros dos povos livres e democráticos…

    Valeu !!!

  2. Caro amigo carlos argus vc mora no RJ para fala uma coisa dessa, nem todas as comunidade aqui no RJ são iguais, essa sua visão e coisa da GLOBO que manipula as imagens para desqualifica as comunidade, isso tudo e culpa do governo que não fez nada para ajuda sua população.

  3. Francoorp:
    Por favor, deixa de ter um olhar deturpado.
    A notícia é relacionada com a libertação de reféns, e lá está os Srs. Dr. da Verdade a meter os EUA no assunto.
    Não digas asneira e informa-te em relação os métodos que são usados pela polícia russa e nem dão para os criminosos irem a tribunal…
    Isso acontece no teu país no meu, na Rússia e EUA e lá onde quer que seja
    Já agora é para ti, os Russo já vão aprendendo fazer uma boa imagem á Rambo Russo… Isto em relação á fotografia. mesmo á tipo Hollywood.
    Sds

    Parabéns ás forças especiais da Rússia.
    No meu ver é a única abordagem para salvar reféns daquela área, a preparação dos piratas não é grande coisas são simples criminoso. Já aconteceu várias tipos dessas operações com forças especiais de vários países. A questão aqui está no tipo leis internacionais que é aplicável quando se captura um pirada por cada país… a maior parte é confiscada as armas e depois libertados. Acho que todos os países que têm interesse e são prejudicados naquela área têm que fazer algo para mudar essas leis e punir esses piradas e outra forma. Terem julgamentos legais e comprimirem uma pena pelos seus actos. Sei que é complexa mas é possível.
    Sds

  4. Luiz Medeiros :
    Olha… sem querer ser chato, mas…
    Os russos… São os Russos…

    carlos :
    Caro amigo carlos argus vc mora no RJ para fala uma coisa dessa, nem todas as comunidade aqui no RJ são iguais, essa sua visão e coisa da GLOBO que manipula as imagens para desqualifica as comunidade, isso tudo e culpa do governo que não fez nada para ajuda sua população.

    Os Rússos ~so mt bons no q eles fazem, é eles sempre tiveram tropas de elites desde a 2 GM, talvez as melhores. Eu fui trabalhei em serviço voluntário de saúde em favelas do Ro e sei bem o q eu digo, e vc está certo ; falta + apoio a essas comunidades…estamos assim por falta de estado e mt miséria.

  5. “E agora com os piratas capturados, qual será a pena em Moscow ??? Se fosse na democracia Yankee, existiriam varias possibilidades, tais como a Câmera a Gás, a injeção Letal, a Cadeira Elétrica…”Francoorp esse seu comentario e ridiculo.. antes de dizer asneiras convem fazer bem o trabalho de casa. forças especias americanas ou dos yanques ja realizaram o mesmo tipo de operaçaes e tb ja capturaram piratas simalis e sabes o que aconteceu? nenhum foi para camara de gaz ou cadeira eletrica cm o ser diz pra ai. tds eles foram entregues a autoridades somalis alias o mesmo acontece com os paises da EU. nenhum tem lei para punir tais piratas. tal como os yanques o sr esqueceu da china ou o tao aclamado iran que tb tem pena de morte ou so é os yanques? a russia tb tem pena de morte sim. na doutrina militar das forças especias russa “que mt ainda vem da antiga uniao sovietica ” para quem nao sabe.. nao tem fazer presioneiros! mas o caso e diferente ate pk esses piratas tao bem longe da russia ate mts sao apanhados em aguas terretorias da somalia. a questao e que se os russos eliminarem os piratas “que eu ate acho bem pa servir de exemplo” vai lhes ser apontado o dedo de criminosos e barbaros se for pa julgamento vai ser julgados e presos onde? na russia?

  6. ja agora a foto a cima estilo rambo .. nao passa de um exercicio e demonstraçao..tal como diz no texto abaixo da foto ” Claro a foto é só ilustrativa” lol francoorp se a russia nao tem pena de morte ir servir como escravo nos urais la no fim do mundo na siberia e o que? é elevar o mais baixo o ser humano servir de escravo ate morrer.. ja agora fala do seu tao aclamado iran ou china que nem direito para acessar essa pagina ou outra pagina internacional o sr tinha!! tantos olhares e pensamentos deturpados de revolucionarios de blogs rsrsrs
    Sds

  7. Se esta fosse uma ação estadunidense, teriamos que aturar uns 10 dias, no mínimo,
    de noticiario/propaganda enaltecendo as fantasticas e incriveis qualidades dos “super herois” norte-americanos, fora as infindaveis manchetes de jornal e de semanais, como a Veja, seria um porre…

  8. karlus73:

    Posso dizer que pelo menos em algo eu concordo com os Yankees, pois o velho ditado “bandido bom é bandido morto” ainda é valido e eu sou a favor, parece que não entendeu o lado certo de que eu falei da coisa… pecado que a Rússia não conhece mais a pena de morte, pois pra mim estes piratas deveriam conhecer todos os métodos de justiça da maior democracia ocidental… todos mesmo, sem exceções!!

    Estou colocando que sou a favor da pena de morte segundo o crime… os hediondos por exemplo, pra mim é pena Capital neles !!

    Valeu !!

  9. Francoorp, tudo bem amigo. Compreendo o teu ponto de vista… só não achei logica em colocar o EUA no assunto…

    Podes pensar que sou pró-americano, até sou mais para esse lado do que Rússia ou china. Reconheço os males dos EUA… e muitos de nós sofremos directamente ou indirectamente. Mas leio comentários descabidos que para mim não tem lógica…
    Daí o meu comentário…
    Exemplo, basta ler o tópico do conceito para o caça da 6 geração… é um bota abaixo até dizer chega… só por ser EUA.
    Sds

Comentários não permitidos.