Defesa & Geopolítica

Exército Argentino testa lançador múltiplo de foguetes VC-CP 30

Posted by

Sugestão: Cmdt Melk

O Exército da Argentina informou, através do Ministério da Defesa, que estão em andamento ensaios de disparo de foguetes superfície-superfície do sistema lançador múltiplo LANZA VC-CP 30, de fabricação nacional, no campo de tiro pertencente ao Regimento de Cavalaria Mecanizada Nº 8 “Caçadores General Necochea”, localizada na cidade de Magdalena, província de Buenos Aires.

A campanha de testes, coordenada pelo CITEDEF (Instituto de Investigações Científicas e Técnicas para a Defesa) e pela Direção de Projetos do Exército, teve como finalidade verificar o funcionamento do LANZA VC-CP 30 e avaliar os resultados dos treinamentos recebidos pelo pessoal responsável pela manutenção dos lançadores.

Desenvolvido pela CITEDEF, o lançador múltiplo de foguetes de artilharia de saturação LANZA VC-CP 30 utiliza como vetores foguetes CP-30 de 127 mm ou Pampero de 105 mm. Conta com três módulos (conjuntos de casulos) com capacidade de nove foguetes cada um, montados sobre um veículo sobre rodas 6×6. A instituição fabricou duas versões do sistema, uma montada sobre um semi-reboque e outra sobre um caminhão Fiat 697N. O sistema de pontaria e calibração conta com um computador de tiro, posicionador satelital (GPS), sistema automático de nivelamento da plataforma de lançamento e da correspondente direção de tiro. Segundo fontes oficiais, o alcance útil do sistema seria da ordem de 30 km.

O primeiro protótipo do LANZA VC-CP 30 foi apresentado em 2005, sendo que a revisão final do projeto e disparos com resultados positivos foram alcançados em outubro de 2007. A previsão inicial do Exército Argentino seria produzir doze unidades.

Fonte: Tecnologia&Defesa

Saiba sobre as qualidades técnicas do veículo em

Desarrolloydefensa


9 Comments

shared on wplocker.com